Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ECOSSISTEMAS TERRESTRES NATURAIS COMO AMBIENTES PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO DE CINCIAS
Autor:
SENICIATO, TATIANA
Email:
tatianas@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2002
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Dr. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Dr. KINOSHITA, LUIZA SUMIKO
Data de Defesa:
04/10/2002
Palavras-Chave (PT):
ASPECTOS EMOCIONAIS
AULA DE CAMPO
CONSTRUO DE CONHECIMENTO CIENTFICO
ECOSSISTEMAS TERRESTRES NATURAIS
ENSINO DE CINCIAS
Resumo Original (PT):
UM DOS GRANDES PROBLEMAS PRESENTES NA EDUCAO CONTEMPORNEA A FALTA DE MOTIVAO E DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. ESPECIFICAMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CINCIAS O DOS PRIMEIROS PRINCPIOS DE ECOLOGIA, AS ABORDAGENS ATUAIS SE DO DE FORMA EXTREMAMENTE FRAGMENTADA, DESCRITIVA E DESCONTEXTUALIZADA, TORNANDO A APRENDIZAGEM DESINTERESSANTE. ESSA FRAGMENTAO VERIFICADA NO S NO MBITO DA EDUCAO, MAS TAMBM DA REALIDADE MODERNA COMO UM TODO, DECORRNCIA DE UMA INTERPRETAO DOS FENMENOS PAUTADA NO PARADIGMA CARTESIANO, CUJOS PRESSUPOSTOS BSICOS SO O ENTENDIMENTO DA REALIDADE DADO PELA ANLISE DOS FENMENOS ISOLADAMENTE E A CONCEPO DE UM RACIOCNIO DADO NECESSARIAMENTE FORA DE UM CORPO SUJEITO A ERROS E FALHAS. NO CONTEXTO DO ENSINO DE CINCIAS E DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTA FRAGMENTAO NO TEM FAVORECIDO A COMPREENSO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE AS RELAES ENTRE OS SERES VIVOS E ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE, NEM TAMPOUCO UMA RELAO MAIS HARMONIOSA ENTRE O HOMEM E A NATUREZA. DA MESMA FORMA, O PREDOMNIO DE RECURSOS DIDTICOS QUE PRIVILEGIAM UM ENSINO ABSTRATO PARECE NO SER EFICIENTE PRINCIPALMENTE QUANDO DIRIGIDO S CRIANAS E A ADOLESCENTES, PARA OS QUAIS O MUNDO CONSIDERADO MAIS POR SEU ASPECTO CONCRETO DO QUE POR SEU ASPECTO CONCEITUAL. NESSA FASE DA VIDA, OS JOVENS TAMBM RECORREM S SENSIBILIDADES E S EMOES EM SUA RELAO COM O MUNDO; SEU ENVOLVIMENTO EM QUALQUER ATIVIDADE EST INTIMAMENTE RELACIONADO AO FATO DE GOSTAREM OU NO DE TAL ATIVIDADE, DE FORMA QUE, PARA SER EFICIENTE, O ENSINO DE CINCIAS DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO UM SER COMPLEXO, COM SUA RAZO, SEUS SENTIDOS E SUA EMOO. O RECURSO DA AULA DE CAMPO NOS ECOSSISTEMAS NATURAIS PODE, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A SUPERAO DESSAS DIFICULDADES APONTADAS, MEDIDA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS OBSERVAREM OS FENMENOS TAL QUAL COMO OCORREM NA NATUREZA E FAVORECEM TAMBM O RELACIONAMENTO DOS ALUNOS COM OS FATORES BITICOS E ABITICOS QUE INTEGRAM ESTES AMBIENTES. ASSIM, OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM ANALISAR QUAIS EMOES E SENSAES ESTO ENVOLVIDAS EM UMA AULA DE CINCIAS EM UM ECOSSISTEMA TERRESTRE NATURAL E SE AS SENSAES E AS EMOES SURGIDAS NA AULA DE CAMPO PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM E PARA A CONSTRUO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS ECOLOGIA. PARA ISTO, FORAM AVALIADAS AULAS DE CAMPO, REALIZADAS JUNTO S SEXTAS SRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF ?CNEGO ANBAL DIFRNCIA?, EM BAURU/SP E DESENVOLVIDAS NO JARDIM BOTNICO MUNICIPAL DE BAURU, AMBIENTE QUE POSSUI FRAGMENTOS DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES BRASILEIROS, COMO O CERRADO E A MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL. A ANLISE DOS RESULTADOS SE DEU LUZ DE REFERENCIAIS FILOSFICOS, DOS ESTUDOS CIENTFICOS SOBRE A NEUROBIOLOGIA DAS EMOES E SUA RELAO COM A RAZO HUMANA E DA EPISTEMOLOGIA GENTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM AINDA PARA AS SENSAES E SENTIMENTOS QUE SURGEM NESTAS AULAS, TAIS COMO, PAZ, TRANQILIDADE, ALEGRIA E EMPATIA COM A NATUREZA. EVIDENCIARAM TAMBM COMO OS ALUNOS RECORREM AOS SENTIDOS E S EMOES PARA CONSTRUREM NOVOS CONCEITOS E VALORES.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
EMOTIONAL ASPECTS
FIELD CLASS
NATURAL EARTHEN ECOSYSTEMS
SCIENCE KNOWLEDGE CONSTRUCTION
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THE LACK OF MOTIVATION AND INVOLVEMENT HAVE BECOME ONE OF THE GREATEST PROBLEMS IN CONTEMPORARY EDUCATION. SPECIFICALLY IN SCIENCE AND ECOLOGY TEACHING, THE CURRENT APPROACHES ARE EXTREMELY FRACTIONED AND GIVEN IN AN OUT OF CONTEXT WAY, WHICH LEADS TO AN UNINTERESTING TEACHING. THAT SEPARATION HAS ARISEN FROM AN INTERPRETATION OF PHENOMENA BASED ON DESCARTES? IDEAS. IN ORDER TO UNDERSTAND REALITY, DESCARTES HAS PROPOSED THE ANALYSIS OF PHENOMENA SEPARATELY FROM EACH OTHER, AND ALSO THAT ITS INTERPRETATION SHOULD BE GIVEN OUTSIDE A BODY SUBMITTED TO MISTAKES AND FAILURES. AT THE SAME WAY, THE PREDOMINANCE OF DIDACTIC METHODS THAT PRIVILEGE AN ABSTRACTED TEACHING DOESN?T SEEM TO BE EFFICIENT SPECIALLY WHEN IS DIRECTED TO CHILDREN AND TEENAGERS, TO WHOM THE WORLD IS CONSIDERED MORE FOR ITS CONCRETE ASPECT THAN FOR ITS THEORETICAL ASPECT. AT THIS DEVELOPMENT PHASE, YOUNG PEOPLE ALSO MAKE USE OF THEIR SENSIBILITY AND EMOTIONS IN THEIR RELATIONSHIP WITH THE WORLD; THEIR INVOLVEMENT ON ANY ACTIVITY IS CLOSELY RELATED IF THEY LIKE IT OR NOT. SO, IN ORDER TO BE SUCCESSFUL, SCIENCE TEACHING MUST CONSIDER PUPILS AS COMPLEX HUMAN BEINGS: WITH ITS REASON, ITS EMOTIONS AND ITS SENSES. THEREFORE, FIELD CLASSES THAT ARE DEVELOPED ON NATURAL EARTHEN ECOSYSTEMS MAY CONTRIBUTE TO OVERCOME THESE DIFFICULTIES, AS IT ALLOWS STUDENTS TO OBSERVE PHENOMENA THE WAY THEY HAPPEN IN NATURE, AS WELL IT PROPITIATES THE RELATIONSHIP BETWEEN STUDENTS AND ALL THE FACTORS THAT COMPOSE THE ECOSYSTEM. THE PURPOSE OF THIS RESEARCH WAS TO ANALYSE WHICH SENSATIONS AND EMOTIONS EMERGE FROM A FIELD CLASS, AND IF THEY CAN HELP LEARNING AND KNOWLEDGE CONSTRUCTION PROCESSES IN SIXTH GRADE CLASSES OF ELEMENTARY SCHOOL, EMEF ?CNEGO ANBAL DIFRNCIA?, IN BAURU/SP. FIELD CLASSES HAVE TAKEN PLACE AT MUNICIPAL BOTANICAL GARDEN, IN BAURU/SP, WHERE THERE ARE FRAGMENTS OF BRAZILIAN NATURAL EARTHEN ECOSYSTEM, SUCH AS CERRADO AND SEMIDECIDUOUS SEASONAL FOREST. THE RESULTS WERE ANALYSED MAKING USE OF PHILOSOPHICAL REFERENCES, SCIENTIFIC STUDIES ABOUT THE NEUROBIOLOGY OF EMOTIONS AND ITS RELATION TO HUMAN REASON, AND PIAGET?S EPISTEMOLOGY. THE RESULTS HAVE SHOWN THAT PEACE, TRANQUILITY, GLADNESS AND EMPATHY WITH NATURE ARE SOME FEELINGS PRESENT DURING FIELD CLASSES. AT LAST, THE RESULTS HAVE ALSO EVIDENCED HOW STUDENTS MADE USE OF THEIR SENSES AND EMOTIONS TO CONSTRUCT NEW CONCEPTS AND VALUES.
Arquivo:
DIS_MEST20021004_SENICIATO TATIANA.pdf
Tamanho:
1416 Kb (1416276 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/05/2007 ÀS 10:09:35
Atualizado:
25/05/2007 ÀS 10:09:35
Visitas:
3445
Última Visita em :
28/09/2022 ÀS 02:51:22
Downloads:
478
Último Download em :
21/08/2022 ÀS 10:59:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por