Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ECOSSISTEMAS TERRESTRES NATURAIS COMO AMBIENTES PARA AS ATIVIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
SENICIATO, TATIANA
Email:
tatianas@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2002
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. KINOSHITA, LUIZA SUMIKO
Data de Defesa:
04/10/2002
Palavras-Chave (PT):
ASPECTOS EMOCIONAIS
AULA DE CAMPO
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ECOSSISTEMAS TERRESTRES NATURAIS
ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
UM DOS GRANDES PROBLEMAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA É A FALTA DE MOTIVAÇÃO E DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. ESPECIFICAMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS O DOS PRIMEIROS PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA, AS ABORDAGENS ATUAIS SE DÃO DE FORMA EXTREMAMENTE FRAGMENTADA, DESCRITIVA E DESCONTEXTUALIZADA, TORNANDO A APRENDIZAGEM DESINTERESSANTE. ESSA FRAGMENTAÇÃO VERIFICADA NÃO SÓ NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, MAS TAMBÉM DA REALIDADE MODERNA COMO UM TODO, É DECORRÊNCIA DE UMA INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS PAUTADA NO PARADIGMA CARTESIANO, CUJOS PRESSUPOSTOS BÁSICOS SÃO O ENTENDIMENTO DA REALIDADE DADO PELA ANÁLISE DOS FENÔMENOS ISOLADAMENTE E A CONCEPÇÃO DE UM RACIOCÍNIO DADO NECESSARIAMENTE FORA DE UM CORPO SUJEITO A ERROS E FALHAS. NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE ECOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTA FRAGMENTAÇÃO NÃO TEM FAVORECIDO A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE, NEM TAMPOUCO UMA RELAÇÃO MAIS HARMONIOSA ENTRE O HOMEM E A NATUREZA. DA MESMA FORMA, O PREDOMÍNIO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE PRIVILEGIAM UM ENSINO ABSTRATO PARECE NÃO SER EFICIENTE PRINCIPALMENTE QUANDO DIRIGIDO ÀS CRIANÇAS E A ADOLESCENTES, PARA OS QUAIS O MUNDO É CONSIDERADO MAIS POR SEU ASPECTO CONCRETO DO QUE POR SEU ASPECTO CONCEITUAL. NESSA FASE DA VIDA, OS JOVENS TAMBÉM RECORREM ÀS SENSIBILIDADES E ÀS EMOÇÕES EM SUA RELAÇÃO COM O MUNDO; SEU ENVOLVIMENTO EM QUALQUER ATIVIDADE ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADO AO FATO DE GOSTAREM OU NÃO DE TAL ATIVIDADE, DE FORMA QUE, PARA SER EFICIENTE, O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE CONSIDERAR O ALUNO COMO UM SER COMPLEXO, COM SUA RAZÃO, SEUS SENTIDOS E SUA EMOÇÃO. O RECURSO DA AULA DE CAMPO NOS ECOSSISTEMAS NATURAIS PODE, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DESSAS DIFICULDADES APONTADAS, À MEDIDA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS OBSERVAREM OS FENÔMENOS TAL QUAL COMO OCORREM NA NATUREZA E FAVORECEM TAMBÉM O RELACIONAMENTO DOS ALUNOS COM OS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS QUE INTEGRAM ESTES AMBIENTES. ASSIM, OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM ANALISAR QUAIS EMOÇÕES E SENSAÇÕES ESTÃO ENVOLVIDAS EM UMA AULA DE CIÊNCIAS EM UM ECOSSISTEMA TERRESTRE NATURAL E SE AS SENSAÇÕES E AS EMOÇÕES SURGIDAS NA AULA DE CAMPO PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM E PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS À ECOLOGIA. PARA ISTO, FORAM AVALIADAS AULAS DE CAMPO, REALIZADAS JUNTO ÀS SEXTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF ?CÔNEGO ANÍBAL DIFRÂNCIA?, EM BAURU/SP E DESENVOLVIDAS NO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU, AMBIENTE QUE POSSUI FRAGMENTOS DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES BRASILEIROS, COMO O CERRADO E A MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL. A ANÁLISE DOS RESULTADOS SE DEU À LUZ DE REFERENCIAIS FILOSÓFICOS, DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A RAZÃO HUMANA E DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM AINDA PARA AS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS QUE SURGEM NESTAS AULAS, TAIS COMO, PAZ, TRANQÜILIDADE, ALEGRIA E EMPATIA COM A NATUREZA. EVIDENCIARAM TAMBÉM COMO OS ALUNOS RECORREM AOS SENTIDOS E ÀS EMOÇÕES PARA CONSTRUÍREM NOVOS CONCEITOS E VALORES.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
EMOTIONAL ASPECTS
FIELD CLASS
NATURAL EARTHEN ECOSYSTEMS
SCIENCE KNOWLEDGE CONSTRUCTION
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THE LACK OF MOTIVATION AND INVOLVEMENT HAVE BECOME ONE OF THE GREATEST PROBLEMS IN CONTEMPORARY EDUCATION. SPECIFICALLY IN SCIENCE AND ECOLOGY TEACHING, THE CURRENT APPROACHES ARE EXTREMELY FRACTIONED AND GIVEN IN AN OUT OF CONTEXT WAY, WHICH LEADS TO AN UNINTERESTING TEACHING. THAT SEPARATION HAS ARISEN FROM AN INTERPRETATION OF PHENOMENA BASED ON DESCARTES? IDEAS. IN ORDER TO UNDERSTAND REALITY, DESCARTES HAS PROPOSED THE ANALYSIS OF PHENOMENA SEPARATELY FROM EACH OTHER, AND ALSO THAT ITS INTERPRETATION SHOULD BE GIVEN OUTSIDE A BODY SUBMITTED TO MISTAKES AND FAILURES. AT THE SAME WAY, THE PREDOMINANCE OF DIDACTIC METHODS THAT PRIVILEGE AN ABSTRACTED TEACHING DOESN?T SEEM TO BE EFFICIENT SPECIALLY WHEN IS DIRECTED TO CHILDREN AND TEENAGERS, TO WHOM THE WORLD IS CONSIDERED MORE FOR ITS CONCRETE ASPECT THAN FOR ITS THEORETICAL ASPECT. AT THIS DEVELOPMENT PHASE, YOUNG PEOPLE ALSO MAKE USE OF THEIR SENSIBILITY AND EMOTIONS IN THEIR RELATIONSHIP WITH THE WORLD; THEIR INVOLVEMENT ON ANY ACTIVITY IS CLOSELY RELATED IF THEY LIKE IT OR NOT. SO, IN ORDER TO BE SUCCESSFUL, SCIENCE TEACHING MUST CONSIDER PUPILS AS COMPLEX HUMAN BEINGS: WITH ITS REASON, ITS EMOTIONS AND ITS SENSES. THEREFORE, FIELD CLASSES THAT ARE DEVELOPED ON NATURAL EARTHEN ECOSYSTEMS MAY CONTRIBUTE TO OVERCOME THESE DIFFICULTIES, AS IT ALLOWS STUDENTS TO OBSERVE PHENOMENA THE WAY THEY HAPPEN IN NATURE, AS WELL IT PROPITIATES THE RELATIONSHIP BETWEEN STUDENTS AND ALL THE FACTORS THAT COMPOSE THE ECOSYSTEM. THE PURPOSE OF THIS RESEARCH WAS TO ANALYSE WHICH SENSATIONS AND EMOTIONS EMERGE FROM A FIELD CLASS, AND IF THEY CAN HELP LEARNING AND KNOWLEDGE CONSTRUCTION PROCESSES IN SIXTH GRADE CLASSES OF ELEMENTARY SCHOOL, EMEF ?CÔNEGO ANÍBAL DIFRÂNCIA?, IN BAURU/SP. FIELD CLASSES HAVE TAKEN PLACE AT MUNICIPAL BOTANICAL GARDEN, IN BAURU/SP, WHERE THERE ARE FRAGMENTS OF BRAZILIAN NATURAL EARTHEN ECOSYSTEM, SUCH AS CERRADO AND SEMIDECIDUOUS SEASONAL FOREST. THE RESULTS WERE ANALYSED MAKING USE OF PHILOSOPHICAL REFERENCES, SCIENTIFIC STUDIES ABOUT THE NEUROBIOLOGY OF EMOTIONS AND ITS RELATION TO HUMAN REASON, AND PIAGET?S EPISTEMOLOGY. THE RESULTS HAVE SHOWN THAT PEACE, TRANQUILITY, GLADNESS AND EMPATHY WITH NATURE ARE SOME FEELINGS PRESENT DURING FIELD CLASSES. AT LAST, THE RESULTS HAVE ALSO EVIDENCED HOW STUDENTS MADE USE OF THEIR SENSES AND EMOTIONS TO CONSTRUCT NEW CONCEPTS AND VALUES.
Arquivo:
DIS_MEST20021004_SENICIATO TATIANA.pdf
Tamanho:
1416 Kb (1416276 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/05/2007 ÀS 10:09:35
Atualizado:
25/05/2007 ÀS 10:09:35
Visitas:
3612
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 17:50:21
Downloads:
495
Último Download em :
06/11/2023 ÀS 14:39:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por