Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DAS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS NA INTERAÇÃO COM OS FILHOS ADOLESCENTES
Autor:
SABBAG, GABRIELA MELLO
Email:
gabi_s@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Drª. FREITAS, MAURA GLÓRIA DE
Data de Defesa:
26/02/2010
Palavras-Chave (PT):
ADOLESCÊNCIA
HABILIDADES SOCIAIS
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS MATERNAS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
A LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL, ESPECIALIZADA NO RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS, APONTA PARA A IMPORTÂNCIA DE SE INVESTIGAR OS ESTILOS E AS PRÁTICAS PARENTAIS PARA O ESTUDO DAS HABILIDADES SOCIAIS E DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES. AS PRÁTICAS PARENTAIS REFEREM-SE ÀS DIFERENTES ESTRATÉGIAS QUE OS PAIS UTILIZAM PARA EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE SEUS FILHOS. AS HABILIDADES SOCIAIS UTILIZADAS PELOS PAIS COM O INTUITO EDUCATIVO SÃO DENOMINADAS DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS. ESSAS PERMITEM A TRANSMISSÃO DE PADRÕES, VALORES E CONDUTAS AO FILHO, TORNANDO POSSÍVEIS A SOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE E A COMPETÊNCIA EM SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS. COM BASE NOS ESTILOS MATERNOS DE RISCO E NÃO RISCO PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM ADOLESCENTES, OBTIDOS PELO INVENTÁRIO DE ESTILO PARENTAL ? IEP ?, A PRESENTE PESQUISA BUSCA DESCREVER O PERFIL DE INTERAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS ENTRE MÃES E FILHOS ADOLESCENTES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO A ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO. FORAM INVESTIGADAS AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS, AS PRÁTICAS NEGATIVAS, AS VARIÁVEIS CONTEXTUAIS, AS HABILIDADES SOCIAIS E OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES. PARTICIPARAM DO ESTUDO 24 MÃES, DAS QUAIS 14 FORAM RELATADAS PELOS SEUS FILHOS COMO TENDO ESTILO DE RISCO E 10, ESTILO DE NÃO RISCO, O QUE FOI IDENTIFICADO PELO INVENTÁRIO DE ESTILO PARENTAL ? IEP. ESSAS MÃES RESPONDERAM O ROTEIRO DE ENTREVISTA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS ? RE-HSE-P ? E O CHILD BEHAVIOR CHECKLIST ? CBCL. AS ANÁLISES GLOBAIS APONTARAM DIFERENÇAS NA COMPARAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS ? HSE-P ? DO GRUPO DE RISCO E DE NÃO RISCO PARA QUASE TODAS AS CATEGORIAS GERAIS DO RE-HSE-P: HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS, PRÁTICAS NEGATIVAS MATERNAS, SITUAÇÕES DE CONTEXTO, FREQUÊNCIA DE PRÁTICAS NEGATIVAS MATERNAS, TOTAL DE PRÁTICAS NEGATIVAS, TOTAL DE PRÁTICAS POSITIVAS MATERNAS, HABILIDADES SOCIAIS DOS FILHOS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS. DE MODO GERAL, AS MÃES DO GRUPO DE NÃO RISCO RELATARAM EMITIR COM MAIS FREQUÊNCIA HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS E MENOS PRÁTICAS NEGATIVAS. EM CONSEQUÊNCIA, SEUS FILHOS APRESENTARAM MAIS HABILIDADES SOCIAIS E MENOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. O CONTRÁRIO OCORREU NO GRUPO DE RISCO, NO QUAL AS MÃES UTILIZARAM MAIS PRÁTICAS NEGATIVAS EM DETRIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS, E SEUS FILHOS CONSEQUENTEMENTE APRESENTARAM MAIOR FREQUÊNCIA DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. OS DADOS DO CBCL CONFIRMARAM OS DADOS OBTIDOS PELO RE-HSE-P SOBRE A MAIOR INCIDÊNCIA DE DIAGNÓSTICOS CLÍNICOS E BORDERLINE EM ADOLESCENTES DA AMOSTRA DE RISCO. OS RESULTADOS APONTAM, ENTÃO, PARA AS RELAÇÕES FUNCIONAIS ENTRE AS PRÁTICAS, AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS MATERNAS E OS COMPORTAMENTOS DOS ADOLESCENTES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ADOLESCENCE
ADOLESCENT BEHAVIOR PROBLEM
MOTHER´S EDUCATIVE PRACTICES
MOTHER´S SOCIAL EDUCATIVE SKILLS
SOCIAL SKILLS
Resumo Original (EN):
THE INVESTIGATION OF PARENTAL STYLES AND PRACTICES AND THE RELATION WITH ADOLESCENT´S BEHAVIOR PROBLEMS AND ADOLESCENT´S SOCIAL SKILLS IS BEING STUDIED BY NATIONAL AND INTERNATIONAL LITERATURE OF PARENTS AND ADOLESCENTS RELATIONSHIP. THE PARENT´S PRACTICES ARE THE DIFFERENT STRATEGIES WHO THEY USE FOR CHILDREN AND ADOLESCENT SOCIALIZATION. THE SOCIAL SKILLS THAT THE PARENTS USE WITH EDUCATIVE INTENTION ARE CALLED PARENTAL EDUCATIVE SOCIAL SKILLS, WHICH ALLOW THE TRANSMISSION OF STANDARDS, VALUES AND BEHAVIORS THAT MAKE POSSIBLE THE SOCIALIZATION OF THE CHILD OR ADOLESCENT AND THE ABILITY IN SOCIAL INTERACTIONS. IN THIS CONTEXT, THE PRESENT STUDY INVESTIGATED FROM THE MATERNAL RISK STYLE AND NOT RISK STYLE, BY PARENTAL STYLES INVENTORY ? IEP-, THIS RESEARCH MAKES THE FUNCTIONAL ANALYSIS OF THE MOTHER AND ADOLESCENT INTERACTION, TAKING ACCOUNT THE MATERNAL EDUCATIVE SOCIAL SKILLS, THE NEGATIVE PRACTICES, THE CONTEXT VARIABLES, THE ADOLESCENT´S SOCIAL SKILLS AND THE ADOLESCENT´S BEHAVIOR PROBLEMS. THE PARTICIPANTS WERE 24 MOTHERS, OF WICH 14 WERE RELATED BY SONS LIKE BEING RISK STYLE AND 10 LIKE BEING NO RISK STYLE, THAT WAS IDENTIFIED BY PARENTAL STYLE INVENTORY. THESE MOTHERS ANSWERED THE PARENTAL SOCIAL EDUCATIVE SKILLS SCRIPT INTERVIEW - RE-HSE-P-AND THE CHILD BEHAVIOR CHECKLIST- CBCL. THE GLOBAL ANALYSES SHOWED DIFFERENCES IN THE COMPARISON OF MATERNAL SOCIAL EDUCATIVE SKILLS FROM THE RISK GROUP AND THE NON RISK GROUP FOR ALMOST ALL THE CATEGORIES FROM RE-HSE-P: MOTHER´S EDUCATIVE SOCIAL SKILLS, MATERNAL NEGATIVES PRACTICES, CONTEXT SITUATIONS, MATERNAL NEGATIVE PRACTICES FREQUENCIES, OVERALL NEGATIVE PRACTICES, OVERALL POSITIVE PRACTICES, SON´S SOCIAL SKILLS AND SON´S BEHAVIOR PROBLEMS. IN GENERAL WAY, THE NON RISK MOTHER´S TOLD MORE OFTEN BEING EDUCATIVE SOCIAL SKILLS AND LESS NEGATIVE PRACTICES. BY CONSEQUENCE YOUR SONS SHOWED MORE SOCIAL SKILLS AND LESS BEHAVIOR PROBLEMS. THE OPPOSITE HAPPENED ON THE RISK GROUP, THAT MOTHER´S USED TO BE MORE OFTEN NEGATIVE PRACTICES AND LESS EDUCATIVE SOCIAL SKILLS. BY CONSEQUENCE YOUR SON´S SHOWED MORE BEHAVIOR PROBLEMS. THE RESULTS OF CBCL AGREE, WITH RE-HSE-P RESULTS, SHOWING MORE CLINICAL AND BORDERLINE ADOLESCENTS FROM THE RISK GROUP. THE RESULTS POINTED TO FUNCTIONAL RELATIONS BETWEEN MOTHER´S PRACTICES, MOTHER´S EDUCATIVE SOCIAL SKILLS AND THE ADOLESCENT´S BEHAVIOR.
Arquivo:
DIS_MEST20100226_SABBAG GABRIELA MELLO.pdf
Tamanho:
979 Kb (979545 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
30/03/2010 ÀS 10:08:01
Atualizado:
30/03/2010 ÀS 10:08:01
Visitas:
1644
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 04:03:42
Downloads:
138
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 13:47:55
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por