Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
OS SENTIDOS OUTORGADOS POR DOCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA SE PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
SIERRA, DIANA FABIOLA MORENO
Email:
dianaeduci@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. OLIVEIRA, HAYDEE TORRES DE
Data de Defesa:
10/08/2009
Palavras-Chave (PT):
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo Original (PT):
NESTA PESQUISA PROPUSEMO-NOS A ANÁLISE DOS SENTIDOS OUTORGADOS PELOS PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, QUÍMICA, CIÊNCIAS SOCIAIS E ARTES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFERECIDOS EM DUAS UNIVERSIDADES GOVERNAMENTAIS DA CIDADE DE BOGOTÁ-COLÔMBIA. ENTENDEMOS ESTES SENTIDOS COMO UM PROCESSO COLETIVO, MEDIADO POR RELAÇÕES SOCIAIS QUE PERMITEM QUE OS SUJEITOS CONSTRUAM OS TERMOS QUE LHES PERMITEM ENTENDER E ORIENTAR AS SITUAÇÕES OU FENÔMENOS DE SEU CONTEXTO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ADOTAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA, A ANÁLISE DE CONTEÚDO, A TRIANGULAÇÃO E O REFERENCIAL CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE NOS PERMITISSEM DESVELAR OS SENTIDOS, OUTORGADOS POR AQUELES PROFESSORES NO CONTEXTO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA INVESTIGADOS. DESTA FORMA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO ANALISAMOS AS ESTRUTURAS OFICIAIS DOS CURSOS DAS LICENCIATURAS, NAS QUAIS OBSERVAMOS POR UM LADO A INCORPORAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA E POR OUTRO LADO RESSALTAMOS A EXISTÊNCIA DE AMBIENTES, CICLOS E EIXOS DE FORMAÇÃO. NO SEGUNDO MOMENTO IDENTIFICAMOS O SENTIDO TÉCNICO VOLTADO PARA O INDIVIDUO E PARA A DISCIPLINA, ASSIM COMO O SENTIDO INTERDISCIPLINAR ORIENTADO PARA QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E PARA A UNIÃO DE DISCIPLINAS; TAMBÉM CONSTATAMOS OUTROS SENTIDOS COMO A APROPRIAÇÃO DE TERRITÓRIO, SENTIDO POLÍTICO E SENTIDO DA OBRA DE ARTE COMO OBJETIVAÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL. NOSSAS ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES NOS LEVAM A ENTENDER QUE O RECONHECIMENTO DESTES SENTIDOS É RELEVANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DIALÓGICOS QUE POSSIBILITEM PROCESSOS FORMATIVOS PERMANENTES NOS PROFESSORES, NO INTUITO DE CONSTITUIR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.
Título (EN):
THE MEANINGS GRANTED BY PROFESSORS FROM DEGREE COURSES ON THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AS THE POSSIBILITY TO THINK ABOUT THE FORMATION OF TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
INTERDISCIPLINARY NATURE
UNIVERSITY TEACHING
Resumo Original (EN):
IN THIS RESEARCH WE PROPOSED THE ANALYSIS OF THE MEANINGS GRANTED BY PROFESSORS FROM DEGREE COURSES IN BIOLOGY, CHEMISTRY, SOCIAL SCIENCE AND ARTS ABOUT THE ENVIRONMENTAL EDUCATION, OFFERED IN TWO GOVERNMENT UNIVERSITIES FROM BOGOTÁ-COLOMBIA CITY. WE UNDERSTAND THESE MEANINGS AS A COLLECTIVE PROCESS, MEDIATE BY SOCIAL RELATIONS WHICH ALLOW THAT THE SUBJECTS FORM THE TERMS THAT PERMIT THEMSELVES TO UNDERSTAND AND GUIDE THE SITUATIONS OR PHENOMENA OF THEIR CONTEXT. FOR THE DEVELOPMENT OF THIS RESEARCH, WE ADOPTED THE QUALITATIVE METHODOLOGY, THE CONTENT ANALYSIS, THE TRIANGULATION AND THE CRITICAL REFERENCE ABOUT THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE FORMATION OF PROFESSORS, AS THEORETICAL-METHODOLOGICAL ELEMENTS THAT ALLOWED US TO WATCH THE MEANINGS GRANTED BY THOSE TEACHERS IN THE CURRICULUM CONTEXT OF THE INVESTIGATED DEGREE COURSES. BY THIS FORM, IN A FIRST MOMENT WE ANALYZE THE OFFICIAL STRUCTURES OF THE DEGREE COURSES, IN WHICH WE OBSERVE ON ONE HAND THE INCORPORATION OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AS DISCIPLINE AND ON THE OTHER HAND WE POINT OUT THE EXISTENCE OF THE ENVIRONMENTS, CYCLES AND AXIS OF FORMATION. IN THE SECOND MOMENT WE IDENTIFY THE TECHNICAL MEANING COME BACK TOWARD THE INDIVIDUAL AND THE DISCIPLINE, AS WELL AS THE INTERDISCIPLINARY MEANING GUIDED TO EPISTEMOLOGICAL QUESTIONS AND TO THE UNION OF DISCIPLINES; WE ALSO VERIFY OTHER MEANINGS AS THE APPROPRIATION OF TERRITORY, POLITICAL MEANING AND MEANING OF THE WORK OF ART AS OBJECTIVITY OF THE ENVIRONMENTAL QUESTION. OUR ANALYSES AND CONSIDERATIONS TAKE US TO UNDERSTAND THAT THE RECOGNITION OF THESE MEANINGS IS IMPORTANT FOR THE CONSTRUCTION OF THE DIALOGICAL SCENES THAT MAKE POSSIBLE PERMANENT FORMATIVE PROCESSES IN THE PROFESSORS, IN THE INTENTION OF FORMING A CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20090810_SIERRA DIANA FABIOLA MORENO.pdf
Tamanho:
4704 Kb (4704646 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/02/2010 ÀS 09:20:21
Atualizado:
26/02/2010 ÀS 09:20:21
Visitas:
1665
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 20:00:54
Downloads:
82
Último Download em :
24/07/2019 ÀS 18:09:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por