Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EXPERIMENTOS MENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autor:
KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN
Email:
nmmkiouranis@uem.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Co-Orientador:
Dr. SANTIN FILHO, OURIDES
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE
Dr. MENEZES, LUIZ CARLOS DE
Data de Defesa:
22/06/2009
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE QUÍMICA QUÂNTICA
EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA
EXPERIMENTOS MENTAIS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA É FRUTO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O COMPORTAMENTO DAS ENTIDADES FÍSICAS: PARTÍCULA, ONDA E PARTÍCULA-ONDA NO EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA, NUMA VERSÃO ADAPTADA DE FEYNMAN E COLABORADORES E FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DE TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE QUÍMICA, DISCIPLINA QUÍMICA QUÂNTICA, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL. O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO FOI DISCUTIR OS FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE EXPERIMENTOS MENTAIS, TENDO COMO PARÂMETRO A UTILIZAÇÃO DE DIVERSAS ALTERNATIVAS DIDÁTICAS E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O ENSINO NAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ANCORASE NOS FUNDAMENTOS DOS EXPERIMENTOS MENTAIS E TEM POR BASE AS TEORIAS QUE VISAM PROMOVER A COMUNICAÇÃO VERBAL E ESCRITA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. O PROBLEMA DE PESQUISA ORIGINOU-SE DAS DIFICULDADES QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRAVAM EM SALA DE AULA PARA EXPLICAR E DEBATER SUAS IDEIAS, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, INTELIGÍVEL E DINÂMICA, QUANDO ESTAS EXIGIAM DELES O DOMÍNIO DA VERBALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE O EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA. PARA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE A VERTENTE INTERPRETATIVA POR MEIO DE INSTRUMENTOS E TÉCNICAS QUE PERMITEM, PRINCIPALMENTE, A DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE FATOS E FENÔMENOS, A RECUPERAÇÃO DE SENTIDOS, TENDO COMO BASE A INVESTIGAÇÃO INTERPRETATIVA DO CONJUNTO DE MATERIAIS EMPÍRICOS QUE SE TRANSFORMARAM EM TEXTOS. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS SÃO RELEVANTES POR POSSIBILITAREM A PROBLEMATIZAÇÃO, A DISCUSSÃO, O USO DA IMAGINAÇÃO E DA LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA, POUCO USUAIS EM CONTEXTOS DE AULAS DE QUÍMICA QUÂNTICA. COM RELAÇÃO AOS TEXTOS, TANTO AQUELES TRANSCRITOS DAS DISCUSSÕES E DAS FALAS DOS ESTUDANTES QUANTO OS QUE FORAM PRODUZIDOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, POR SOLICITAÇÃO DO PROFESSOR, MERECEM OBSERVAÇÃO. SÃO PRODUÇÕES TEXTUAIS CONSIDERAVELMENTE REDUZIDAS, FRAGMENTADAS, SEM PROGRESSÃO E CONTINUIDADE DAS IDEIAS, SEM SEQUÊNCIA, NÃO INTERLIGANDO AS PARTES DE MODO A CONSTITUIR UM TODO ARTICULADO. PELA ANÁLISE DO DISCURSO, CONSTATAMOS PERDA DO FIO DE UNIDADE QUE GARANTE A SUA INTERPRETABILIDADE. NOS ASPECTOS CIENTÍFICOS, AS PROPRIEDADES DE PARTÍCULAS E ONDAS SE REVELARAM FACILMENTE NA DISCUSSÃO, CONTUDO, AS DIFICULDADES NA ESCRITA FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVAS. DIFICULDADES IMPORTANTES TAMBÉM FORAM DETECTADAS NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DESSES ESTUDANTES AO LIDAREM COM UM SISTEMA QUE SIMULOU A PROPAGAÇÃO DE ELÉTRONS ATRAVÉS DE UMA OU DE DUAS FENDAS.
Título (EN):
MENTAL EXPERIMENTS IN THE TEACHING OF SCIENCES: IMPLEMENTATION OF A DIDACTIC SEQUENCE
Palavras-Chave (EN):
DOUBLE SLIT EXPERIMENT
QUANTUM CHEMISTRY TEACHING
THOUGHT EXPERIMENTS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH IS THE RESULT OF THE DEVELOPMENT OF A DIDACTIC SEQUENCE ON THE BEHAVIOR OF PHYSICAL ENTITIES: PARTICLE, WAVE AND WAVE-PARTICLE IN THE DOUBLE-SLIT EXPERIMENT, IN AN ADAPTED VERSION FROM FEYNMAN AND ASSISTANTS, WHICH WAS DEVELOPED WITH UNIVERSITY STUDENTS FROM THE THIRD GRADE OF THE CHEMISTRY COURSE, IN THE DISCIPLINE OF QUANTUM CHEMISTRY, AT A BRAZILIAN PUBLIC STATE UNIVERSITY. THE STUDY AIMED TO DISCUSS THE FUNDAMENTS AND PRACTICES OF THOUGHT EXPERIMENTS BY USING SEVERAL DIDACTIC ALTERNATIVES AND ITS UNFOLDINGS TO THE TEACHING OF SCIENTIFIC DISCIPLINES. THE RESEARCH, OF QUALITATIVE BASIS, IS ANCHORED TO THE FUNDAMENTS OF THOUGHT EXPERIMENTS GROUNDED ON THEORIES AIMING TO PROMOTE VERBAL AND WRITTEN COMMUNICATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE. THE RESEARCH PROBLEM FOCUSES ON THE DIFFICULTIES THAT THE STUDENTS SHOW IN THE CLASSROOM IN ORDER TO EXPLAIN AND DISCUSS THEIR IDEAS WHEN THESE REQUIRE THAT THEY MASTER VERBALIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE ON THE DOUBLE-SLIT EXPERIMENT IN A MEANINGFUL, SIGNIFICANT AND DYNAMIC MANNER. FOR INTERPRETATION AND ANALYSIS OF DATA, THE INTERPRETIVE CURRENT WAS USED THROUGH TOOLS AND TECHNIQUES THAT ALLOW MAINLY THE DESCRIPTION AND INTERPRETATION OF FACTS AND PHENOMENA, THE RECOVERY OF MEANINGS, BASED ON INTERPRETIVE INVESTIGATION OF THE SET OF EMPIRICAL MATERIALS THAT WERE TURNED INTO TEXTS. RESULTS REVEALED THAT THE DIDACTIC PROCEDURES USED ARE RELEVANT SINCE THEY ALLOW PROBLEMATIZATION, DISCUSSION, THE USE OF IMAGINATION AND OF VERBAL AND WRITTEN LANGUAGE, QUITE RARE IN CLASSROOM CONTEXTS OF QUANTUM CHEMISTRY. REGARDING THE TEXTS, BOTH THE ONES TRANSCRIBED DURING THE DISCUSSIONS AND THE STUDENTS' SPEECHES AND THOSE PRODUCED DURING THE DEVELOPMENT OF THE RESEARCH, REQUIRED BY THE TEACHER, DESERVE ATTENTION. THE TEXT PRODUCTIONS WERE FOUND CONSIDERABLY REDUCED, FRAGMENTED, LACKING PROGRESSION AND CONTINUITY OF IDEAS, AND ALSO LACKING THE INTERCONNECTED SEQUENCE OF THE PARTS THAT CONSTITUTE AN ARTICULATED WHOLE. BY MEANS OF DISCOURSE ANALYSIS, WE DETECTED LOSS OF THE LINE OF UNITY THAT ASSURES ITS INTERPRETABILITY. AS FOR THE SCIENTIFIC ASPECTS, THE PROPERTIES OF PARTICLES AND WAVES, THESE WERE EASILY REVEALED IN THE DISCUSSIONS, THOUGH THE DIFFICULTIES IN WRITING WERE RATHER SIGNIFICANT. IMPORTANT DIFFICULTIES WERE ALSO OBSERVED IN THE TEXT PRODUCTIONS OF THESE STUDENTS WHILE DEALING WITH A SYSTEM THAT SIMULATED THE PROPAGATION OF ELECTRONS THROUGH ONE OR TWO SLITS.
Arquivo:
TES_DOUT20090622_KIOURANIS NEIDE MARIA MICHELLAN.pdf
Tamanho:
32325 Kb (32325369 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
10 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/02/2010 ÀS 09:13:07
Atualizado:
26/02/2010 ÀS 09:13:07
Visitas:
1120
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 15:23:29
Downloads:
118
Último Download em :
03/12/2023 ÀS 13:01:55
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por