Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA SALA DE AULA DE FÍSICA
Autor:
POLIZELLE, MARIA APARECIDA LAURINDO
Email:
malpolizelle@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. OTA, MARIA INÊS NOBRE
Data de Defesa:
27/02/2004
Palavras-Chave (PT):
NÃO CONSTA
Resumo Original (PT):
BUSCANDO CAPTAR A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO, NESTA PESQUISA, ARTICULAMOS UMA REFLEXÃO SOBRE UMA SÉRIE DE TERMOS, EMPREGADOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), QUE TINHAM COM ?PONTO ARQUIMEDIANO‟ OS CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. EXPLORANDO NOSSA CONDIÇÃO DUPLA, DE PESQUISADORA E PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO, PROCURAMOS ?ALINHAVAR‟ ESTES TERMOS, DE DUAS MANEIRAS: LANÇANDO-NOS, JUNTAMENTE COM ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE, NUMA PESQUISA PARTICIPATIVA, EM SALA DE AULA; E ESTUDANDO A LITERATURA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA. ASSIM, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO DE MÃO DUPLA, POR UM LADO, ANALISAMOS, À LUZ DOS TEXTOS DOS PCN, A PRÁTICA DE SALA DE AULA, TANTO NOSSA COMO DE NOSSOS ALUNOS, ENQUANTO TENTÁVAMOS IMPLEMENTAR UMA SÉRIE DE PROJETOS APOIADOS NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES QUE UTILIZAVAM CIRCUITOS ELÉTRICOS, E, POR OUTRO, REFLETIMOS SOBRE O TEXTO DOS PCN, À LUZ DE NOSSA PRÁTICA E DA LITERATURA AFIM. NOSSA ANÁLISE APONTA PARA A FALTA DE SENTIDO DA META TÁCITA, COLOCADA PARA OS PROFESSORES PELOS TEXTOS GOVERNAMENTAIS DE IMPLEMENTAR UMA LISTA PRÉ-ESTABELECIDA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. PARA QUE O PROFESSOR POSSA MOBILIZAR INVESTIMENTOS PESSOAIS, NA PROMOÇÃO DO TRABALHO COLETIVO E INDIVIDUAL DOS ESTUDANTES, A BUSCA DE INSERÇÃO DO ESTUDANTE NOS PROJETOS DE SALA DE AULA DEVE SER VISTA DE FORMA CONTEXTUALIZADA, LIVRE DAS AMARRAS E PRÉ-CONDICIONAMENTOS REPRESENTADOS PELA BUSCA DO PROFESSOR POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ALUNO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NÃO CONSTA
Resumo Original (EN):
BY SEARCHING FOR A HIGH-SCHOOL-TEACHER PERSPECTIVE, IN THIS RESEARCH, WE REFLECT ON A SET OF TERMS, EXTRACTED FROM PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). THESE TERMS HAVE THE CONCEPTS OF COMPETENCY AND ABILITY AS AN ORGANIZING POINT. BY EXPLOITING OUR DOUBLE CONDITION, AS RESEARCHER AND HIGH SCHOOL TEACHER, WE TRIED TO ?INTERWEAVE‟ THOSE TERMS, IN TWO WAYS: BY LAUNCH, WITH OUR HIGH SCHOOL STUDENTS, INTO A PARTICIPATIVE RESEARCH, IN THE CLASSROOM; AND STUDYING SCIENTIFIC EDUCATION LITERATURE. THEREFORE, THROUGH A TWO-WAY INVESTIGATION, ON THE ONE HAND, WE LOOKED FOR ANALYZING, IN THE LIGHT OF PCN, TEACHER AND STUDENTS PRACTICE, IN THE CLASSROOM, WHILE THEY IMPLEMENTED A SET OF PROJECT BASED ON ELETRIC CIRCUIT MODEL, AND, ON THE ANOTHER HAND, WE REFLECTED ON PCN TEXTS, IN THE LIGHT OF OUR PRACTICE AND OF THE LITERATURE. ACCORDING TO OUR ANALYSIS, THERE IS LACK OF SENSE IN THE IMPLIED GOAL, PRESENTED TO THE TEACHERS BY GOVERNMENTAL TEXTS, OF IMPLEMENTING A PREARRANGED LIST OF COMPETENCIES AND ABILITIES. IN ORDER TO MAKE IT POSSIBLE FOR THE TEACHER TO MOBILIZE PERSONAL INVESTMENTS, FOR NURTURING COLLECTIVE AND INDIVIDUAL STUDENTS WORK, THE TEACHER ATTEMPT TO INVOLVE STUDENTS IN CLASSROOM PROJECTS SHOULD BE SEEN IN A CONTEXTUALIZED WAY, FREE FROM THE KNOTS AND PRECONDITIONS REPRESENTED BY TEACHER SEARCHING FOR STUDENTS‟ COMPETENCIES AND ABILITIES.
Arquivo:
DIS_MEST20040227_POLIZELLE MARIA APARECIDA LAURINDO.pdf
Tamanho:
883 Kb (883102 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/02/2010 ÀS 08:42:21
Atualizado:
26/02/2010 ÀS 08:42:21
Visitas:
1497
Última Visita em :
05/04/2024 ÀS 15:52:28
Downloads:
45
Último Download em :
09/10/2018 ÀS 12:55:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por