Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE FÍSICA: O DISCURSO DO PROFESSOR E O DISCURSO DO ALUNO
Autor:
BOZELLI, FERNANDA CÁTIA
Email:
ferboz@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Data de Defesa:
31/03/2005
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO
ANALOGIAS E METÁFORAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO DE FÍSICA
Resumo Original (PT):
AS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E ENSINO DE CIÊNCIAS TÊM SIDO OBJETO CONSTANTE DE PESQUISA NOS ÚLTIMOS ANOS, TENDO SE CONSTITUÍDO NUMA PROMISSORA LINHA DE INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. DENTRE ESSAS PESQUISAS, DESTACAM-SE OS ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS ANALOGIAS E METÁFORAS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR ENTRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. NO CASO ESPECÍFICO DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, MUITOS DOS PESQUISADORES TÊM MOSTRADO INTERESSE NO LEVANTAMENTO DE FENÔMENOS FÍSICOS QUE PODEM SER COMPARADOS ATRAVÉS DO USO DESSAS FIGURAS DE LINGUAGEM. ENTRETANTO, AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DAS ANALOGIAS E/OU METÁFORAS PELO PROFESSOR OU PELO ALUNO SÃO AINDA POUCO ESTUDADAS, E A PARTIR DESTA CONSTATAÇÃO É QUE ESTA PESQUISA FOI DESENHADA. COM O INTUITO DE AVANÇAR NOS ESTUDOS NESSA LINHA, PROCURA-SE AQUI RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: COMO AS ANALOGIAS E METÁFORAS SÃO UTILIZADAS NAS AULAS DE FÍSICA? QUE EXPLICAÇÕES O PROFESSOR TEM PARA O USO DESSE RECURSO? COMO OS ALUNOS INTERPRETAM ESSAS FIGURAS DE LINGUAGEM UTILIZADAS PELO PROFESSOR? PARA RESPONDER A ESSAS E OUTRAS QUESTÕES CONSTITUÍDAS NO CAMINHO DA INVESTIGAÇÃO, OBSERVOU-SE, DURANTE UM SEMESTRE LETIVO, AS AULAS DE UMA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. POR MEIO DAS TRANSCRIÇÕES, VERIFICOU-SE A UTILIZAÇÃO DAS ANALOGIAS E METÁFORAS POR PARTE DO PROFESSOR E DOS ALUNOS. COM O INTUITO DE APROFUNDAR A ANÁLISE, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM O DOCENTE QUE MINISTROU A DISCIPLINA E COM UMA AMOSTRA DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROCESSO. PARA INTERPRETAR AS FALAS, FORAM UTILIZADOS OS PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO EM SUA LINHA FRANCESA, SEGUNDO PÊCHEUX (1990) E ORLANDI (2003). A PESQUISA REVELOU QUE O PROFESSOR ELABORA E UTILIZA ANALOGIAS NAS AULAS DE FÍSICA, E QUE TAMBÉM AS UTILIZA DE FORMA NÃO PROGRAMADA, OU SEJA, ESPONTANEAMENTE. ALÉM DISSO, O PROFESSOR ENFATIZA QUE AS ANALOGIAS E METÁFORAS QUANDO UTILIZADAS SUSCITAM DISCUSSÕES, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PARTICIPEM MAIS ATIVAMENTE DAS AULAS. SEGUNDO OS ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DAS ANALOGIAS É UM RECURSO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
ANALOGIES AND METAPHORS
DISCOURSE ANALYSIS
PHYSICS TEACHING
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THE RELATION BETWEEN LANGUAGE AND SCIENCE TEACHING HAS BEEN A CONSTANT OBJECT OF RESEARCH IN THE LAST YEARS, BECOMING A PROMISING RESEARCH LINE IN SCIENCE EDUCATION. AMONG THESE RESEARCHES, COME UP STUDIES ON THE USE OF ANALOGIES AND METAPHORS AS MEDIATOR DIDATIC RESOURCE BETWEEN TEACHING AND LEARNING PROCESSES. IN THE SPECIFIC CASE OF THE RESEARCH IN PHYSICS TEACHING, MANY OF THE RESEARCHERS HAS SHOWED INTEREST IN RAISING PHYSICAL PHENOMENA THAT CAN BE COMPARED THROUGH THE USE OF THESE LANGUAGE FIGURES. HOWEVER, THE ANALOGIES AND/OR METAPHORS PRODUCTION CONDITIONS BY TEACHERS OR STUDENTS ARE STILL LITTLE STUDIED AND THAT VERIFICATION WAS IMPORTANT FOR THE DESIGN OF THIS RESEARCH. AIMING TO IMPROVE THE STUDIES IN THAT WAY, WE TRIED HERE TO ANSWER QUESTIONS LIKE: HOW ARE ANALOGIES AND METAPHORS USED IN PHYSICS CLASSES? WHAT EXPLANATIONS DOES THE TEACHER HAVE FOR THE USE OF THOSE RESOURCES? HOW DO THE STUDENTS INTERPRET THOSE FIGURES OF LANGUAGE USED BY THE TEACHER? TO ANSWER THOSE AND OTHER QUESTIONS THAT ARISEN DURING THE INVESTIGATION, IT WAS OBSERVED, FOR ONE SCHOOL SEMESTER, GENERAL PHYSICS CLASSES OF AN UNDERGRADUATE UNIVERSITY COURSE DIRECTED TO HIGH SCHOOL PHYSICS TEACHERS IN A SÃO PAULO PUBLIC STATE UNIVERSITY. DATA COLLETED SHOWED THE USE OF ANALOGIES AND METAPHORS BY TEACHER AND STUDENTS. AIMING TO DEEP THE ANALYSIS, INTERVIEWS WERE TAKEN WITH TEACHER AND A SAMPLE OF STUDENTS. TO INTERPRET THE SPEECHES, IT WAS USED PRINCIPLES AND PROCEEDINGS OF DISCOURSE ANALYSIS IN ITS FRENCH LINE, ACCORDING TO PÊCHEUX (1990) AND ORLANDI (2003). THE RESEARCH SHOWED THAT THE PROFESSOR ELABORATES AND USES ANALOGIES IN PHYSICS CLASSES, HOWEVER, HE DOES IT IN A NON PROGRAMMED WAY, OR SPONTANEOUSLY. MOREOVER, THE PROFESSOR STATES THAT THE USE OF ANALOGIES AND METAPHORS, BRING ABOUT DISCUSSIONS, MAKING STUDENTS TO PARTICIPATE MORE ACTIVELY IN THE CLASSES. ACCORDING TO THE STUDENTS THE USE OF ANALOGIES IS A HELPING RESOURCE TO THE LEARNING OF CONCEPTS.
Arquivo:
DIS_MEST20050331_BOZELLI FERNANDA CATIA.pdf
Tamanho:
8892 Kb (8892948 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/05/2007 ÀS 14:17:02
Atualizado:
17/05/2007 ÀS 14:17:02
Visitas:
2335
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 03:38:33
Downloads:
334
Último Download em :
07/06/2021 ÀS 15:06:34
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por