TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA ?DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR? EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE BAURU - SP |
Autor: |
MUNHOZ, REGINA HELENA |
Email: |
rhmunhoz@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. MION, REJANE AURORA ♠ Dr. SOUZA, ANTONIO CARLOS CARRERA DE ♠ Dr. MEYER, JOÃO FREDERICO DA COSTA AZEVEDO
|
Data de Defesa: |
17/12/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR ♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL ♠ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ♠ PESQUISA-AÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
DO ESTADO DE SÃO PAULO E TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR AS POTENCIALIDADES DE UM
PROJETO ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SENTIDO DE PRODUZIR
UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS PARTICIPANTES. O PROBLEMA DE
PESQUISA QUE PROCURAMOS RESPONDER FOI O SEGUINTE: ?QUAIS AS POTENCIALIDADES DE UM PROJETO
RELACIONANDO EM E EA NO TOCANTE AS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E
ALUNOS?? OS PARTICIPANTES DIRETOS DA PESQUISA FORAM PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA
REFERIDA ESCOLA. PRIMEIRAMENTE FORMAMOS UM GRUPO DE TRABALHO COM AS QUATRO PROFESSORAS
EFETIVAS DE MATEMÁTICA DESTA ESCOLA E ESTE GRUPO ELABOROU UM PROJETO ABORDANDO O TEMA
?DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR? QUE FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DE 7º E 8º SÉRIES DO
ENSINO FUNDAMENTAL EM 2005 E 1º SÉRIES DO ENSINO MÉDIO EM 2006. OS ALUNOS PARTICIPANTES,
ALÉM DE VERIFICAREM OS GASTOS COM UMA REFORMA REALIZADA NA ESCOLA, REFLETIRAM SOBRE O QUE
PODERIA SER FEITO PARA QUE O PATRIMÔNIO ESCOLAR NÃO FOSSE MAIS DEPREDADO E FORAM
DIVULGADORES PARA OS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, DE UMA FORMA
GERAL, CONSTATAMOS QUE AS PROFESSORAS ENVOLVIDAS TIVERAM UM CRESCIMENTO NO SENTIDO DE
TRABALHAREM E SE RELACIONAREM MELHOR EM GRUPO. OS ALUNOS, POR SUA VEZ, SE TORNARAM MAIS
QUESTIONADORES E TIVERAM UM CRESCIMENTO NÃO SÓ EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, MAS
ENQUANTO PESSOAS QUE PODEM OPINAR SOBRE O AMBIENTE EM QUE CONVIVEM DIARIAMENTE E SEREM
OUVIDOS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ ACTION RESEARCH ♠ DAMAGING SCHOOL PATRIMONY ♠ ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ MATHEMATICS EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY WAS CONDUCTED IN A SCHOOL OF BASIC EDUCATION OF THE PUBLIC SCHOOL SYSTEM OF SAO
PAULO STATE AND AIMED TO UNDERSTAND AND ANALYZE THE POTENTIAL OF A PROJECT INVOLVING THE
MATHEMATICS AND ENVIRONMENTAL EDUCATION TO PRODUCE A PROCESS OF TEACHING-LEARNING MORE
SIGNIFICANT FOR THE PARTICIPANTS. THE RESEARCH PROBLEM WE SEEK TO ANSWER WAS: ?WHAT ARE THE
POTENTIAL OF A PROJECT LINKING MATHEMATICS EDUCATION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION REGARDING
RELATIONS TEACHING-LEARNING OF TEACHERS AND STUDENTS?? THE DIRECT PARTICIPANTS OF THE STUDY
WERE MATHEMATICS TEACHERS AND STUDENTS OF THAT SCHOOL. FIRST WE FORMED A WORKING GROUP WITH
FOUR EFFECTIVE MATHEMATICS TEACHERS AT THIS SCHOOL AND THIS GROUP HAS DEVELOPED A PROJECT
COVERING THE THEME "DAMAGING SCHOOL PATRIMONY" WHICH WAS DEVELOPED WITH STUDENTS IN 7TH
AND 8TH GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN 2005 AND 1ST SERIES SCHOOL IN 2006. THE STUDENTS, IN
ADDITION TO VERIFY THE EXPENDITURES MADE IN REFORM SCHOOL, REFLECTED ON WHAT COULD BE DONE SO
THAT THE SCHOOL WAS NOT WORTH MORE WERE PILLAGED AND ADVISERS TO THE OTHER STUDENTS IN THE
SCHOOL. REGARDING THE RESULTS, IN GENERAL, WE HAVE FOUND THAT THE TEACHERS INVOLVED HAD A
GROWTH IN ORDER TO WORK AND RELATE BETTER IN GROUPS. STUDENTS, IN TURN, HAVE BECOME MORE
QUESTIONING AND GREW NOT ONLY IN RELATION TO SPECIFIC CONTENT, BUT AS PEOPLE WHO CAN GIVE THEIR
OPINION ABOUT THE ENVIRONMENT WE LIVE DAILY AND BE HEARD. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20080217_MUNHOZ REGINA HELENA.pdf
|
Tamanho: |
1549 Kb (1549336 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
11/12/2009 ÀS 14:38:32 |
Atualizado: |
11/12/2009 ÀS 14:38:32 |
Visitas: |
1287 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 21:33:29 |
Downloads: |
74 |
Último Download em : |
06/03/2024 ÀS 09:36:46 |