Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O TEMA ?DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR? EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE BAURU - SP
Autor:
MUNHOZ, REGINA HELENA
Email:
rhmunhoz@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. MION, REJANE AURORA
Dr. SOUZA, ANTONIO CARLOS CARRERA DE
Dr. MEYER, JOÃO FREDERICO DA COSTA AZEVEDO
Data de Defesa:
17/12/2008
Palavras-Chave (PT):
DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PESQUISA-AÇÃO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO E TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR AS POTENCIALIDADES DE UM PROJETO ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SENTIDO DE PRODUZIR UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS PARTICIPANTES. O PROBLEMA DE PESQUISA QUE PROCURAMOS RESPONDER FOI O SEGUINTE: ?QUAIS AS POTENCIALIDADES DE UM PROJETO RELACIONANDO EM E EA NO TOCANTE AS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ALUNOS?? OS PARTICIPANTES DIRETOS DA PESQUISA FORAM PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. PRIMEIRAMENTE FORMAMOS UM GRUPO DE TRABALHO COM AS QUATRO PROFESSORAS EFETIVAS DE MATEMÁTICA DESTA ESCOLA E ESTE GRUPO ELABOROU UM PROJETO ABORDANDO O TEMA ?DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR? QUE FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DE 7º E 8º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2005 E 1º SÉRIES DO ENSINO MÉDIO EM 2006. OS ALUNOS PARTICIPANTES, ALÉM DE VERIFICAREM OS GASTOS COM UMA REFORMA REALIZADA NA ESCOLA, REFLETIRAM SOBRE O QUE PODERIA SER FEITO PARA QUE O PATRIMÔNIO ESCOLAR NÃO FOSSE MAIS DEPREDADO E FORAM DIVULGADORES PARA OS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, DE UMA FORMA GERAL, CONSTATAMOS QUE AS PROFESSORAS ENVOLVIDAS TIVERAM UM CRESCIMENTO NO SENTIDO DE TRABALHAREM E SE RELACIONAREM MELHOR EM GRUPO. OS ALUNOS, POR SUA VEZ, SE TORNARAM MAIS QUESTIONADORES E TIVERAM UM CRESCIMENTO NÃO SÓ EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, MAS ENQUANTO PESSOAS QUE PODEM OPINAR SOBRE O AMBIENTE EM QUE CONVIVEM DIARIAMENTE E SEREM OUVIDOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ACTION RESEARCH
DAMAGING SCHOOL PATRIMONY
ENVIRONMENTAL EDUCATION
MATHEMATICS EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS STUDY WAS CONDUCTED IN A SCHOOL OF BASIC EDUCATION OF THE PUBLIC SCHOOL SYSTEM OF SAO PAULO STATE AND AIMED TO UNDERSTAND AND ANALYZE THE POTENTIAL OF A PROJECT INVOLVING THE MATHEMATICS AND ENVIRONMENTAL EDUCATION TO PRODUCE A PROCESS OF TEACHING-LEARNING MORE SIGNIFICANT FOR THE PARTICIPANTS. THE RESEARCH PROBLEM WE SEEK TO ANSWER WAS: ?WHAT ARE THE POTENTIAL OF A PROJECT LINKING MATHEMATICS EDUCATION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION REGARDING RELATIONS TEACHING-LEARNING OF TEACHERS AND STUDENTS?? THE DIRECT PARTICIPANTS OF THE STUDY WERE MATHEMATICS TEACHERS AND STUDENTS OF THAT SCHOOL. FIRST WE FORMED A WORKING GROUP WITH FOUR EFFECTIVE MATHEMATICS TEACHERS AT THIS SCHOOL AND THIS GROUP HAS DEVELOPED A PROJECT COVERING THE THEME "DAMAGING SCHOOL PATRIMONY" WHICH WAS DEVELOPED WITH STUDENTS IN 7TH AND 8TH GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN 2005 AND 1ST SERIES SCHOOL IN 2006. THE STUDENTS, IN ADDITION TO VERIFY THE EXPENDITURES MADE IN REFORM SCHOOL, REFLECTED ON WHAT COULD BE DONE SO THAT THE SCHOOL WAS NOT WORTH MORE WERE PILLAGED AND ADVISERS TO THE OTHER STUDENTS IN THE SCHOOL. REGARDING THE RESULTS, IN GENERAL, WE HAVE FOUND THAT THE TEACHERS INVOLVED HAD A GROWTH IN ORDER TO WORK AND RELATE BETTER IN GROUPS. STUDENTS, IN TURN, HAVE BECOME MORE QUESTIONING AND GREW NOT ONLY IN RELATION TO SPECIFIC CONTENT, BUT AS PEOPLE WHO CAN GIVE THEIR OPINION ABOUT THE ENVIRONMENT WE LIVE DAILY AND BE HEARD.
Arquivo:
TES_DOUT20080217_MUNHOZ REGINA HELENA.pdf
Tamanho:
1549 Kb (1549336 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/12/2009 ÀS 14:38:32
Atualizado:
11/12/2009 ÀS 14:38:32
Visitas:
1273
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 18:28:42
Downloads:
74
Último Download em :
06/03/2024 ÀS 09:36:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por