BUSCANDO ARTICULAR OS PROCESSOS EDUCATIVO AMBIENTAL E DE ALFABETIZAÇÃO DE
ADULTOS, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EMANCIPATÓRIA E
CRÍTICA, O PROBLEMA DE PESQUISA PROPOSTO POR ESTE ESTUDO É A CONSTRUÇÃO
COLETIVA DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA
ORIENTOU OS TRABALHADOS DESENVOLVIDOS COM UM GRUPO DE ADULTOSALFABETIZANDOS
DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BOTUCATU. OS DADOS NOS
MOSTRAM QUE, AO LONGO DO PROCESSO, A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS FOI MUITO
SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO A DIFERENTES ASPECTOS. NO TOCANTE AO PROCESSO
GRUPAL, O RELATO DOS PARTICIPANTES SOBRE AS SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA
DESENCADEOU UM PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO ENTRE ELES, CRIANDO UMA RELAÇÃO
DE CONFIANÇA NO GRUPO, QUE SE MOSTROU FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO
EDUCATIVO. JÁ A ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS EDUCATIVO AMBIENTAL E DE
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS APONTOU POSSIBILIDADES PARA QUE OS ALFABETIZANDOS
PARTICIPASSEM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. E, POR FIM, A
IDENTIFICAÇÃO E A REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A MARGINALIZAÇÃO A QUE ESTAVAM
SUBMETIDOS NA ESCOLA, LEVOU OS ALFABETIZANDOS A ENFRENTARAM ESTA CONDIÇÃO. |