Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS
Autor:
MICHELINI, JANAINA
Email:
michelini-j@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. CINQUETTI, HELOISA CHALMERS SISLA
Data de Defesa:
28/09/2007
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISAAÇÃO- PARTICIPATIVA
Resumo Original (PT):
BUSCANDO ARTICULAR OS PROCESSOS EDUCATIVO AMBIENTAL E DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EMANCIPATÓRIA E CRÍTICA, O PROBLEMA DE PESQUISA PROPOSTO POR ESTE ESTUDO É A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA ORIENTOU OS TRABALHADOS DESENVOLVIDOS COM UM GRUPO DE ADULTOSALFABETIZANDOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BOTUCATU. OS DADOS NOS MOSTRAM QUE, AO LONGO DO PROCESSO, A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS FOI MUITO SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO A DIFERENTES ASPECTOS. NO TOCANTE AO PROCESSO GRUPAL, O RELATO DOS PARTICIPANTES SOBRE AS SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA DESENCADEOU UM PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO ENTRE ELES, CRIANDO UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA NO GRUPO, QUE SE MOSTROU FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO EDUCATIVO. JÁ A ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS EDUCATIVO AMBIENTAL E DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS APONTOU POSSIBILIDADES PARA QUE OS ALFABETIZANDOS PARTICIPASSEM DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. E, POR FIM, A IDENTIFICAÇÃO E A REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A MARGINALIZAÇÃO A QUE ESTAVAM SUBMETIDOS NA ESCOLA, LEVOU OS ALFABETIZANDOS A ENFRENTARAM ESTA CONDIÇÃO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):

Resumo Original (EN):
Arquivo:
DIS_MEST20070928_MICHELINI JANAINA.pdf
Tamanho:
1636 Kb (1636050 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/12/2009 ÀS 14:23:54
Atualizado:
11/12/2009 ÀS 14:23:54
Visitas:
1440
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 20:39:52
Downloads:
108
Último Download em :
11/07/2017 ÀS 22:54:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por