Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
SENTIDOS SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA E SOBRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA: AS VOZES DOS LICENCIANDOS SOB A ÉGIDE DA PERSPECTIVA CRÍTICA.
Autor:
SOARES, MOISÉS NASCIMENTO
Email:
moiseshs@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVEA DA
Data de Defesa:
16/02/2009
Palavras-Chave (PT):
CURRÍCULO CRÍTICO
EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
ENSINO DE BIOLOGIA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
TEORIA CRÍTICA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO PROBLEMÁTICA INVESTIGAR OS SENTIDOS EDUCATIVOS, QUE OS FORMANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, POSSUEM SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA E SOBRE A TRAJETÓRIA FORMATIVA OBTIDA NA GRADUAÇÃO. BEM COMO OS POSSÍVEIS PORQUÊS DESTES SENTIDOS, COM VISTAS À OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA PERSPECTIVA CRÍTICA. PARA TANTO, NUM PRIMEIRO MOMENTO DA PESQUISA, BALIZADOS METODOLOGICAMENTE PELA ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA, DE TIPO ESTUDO EXPLORATÓRIO, APLICAMOS QUESTIONÁRIOS E, EM SEGUIDA, NUM SEGUNDO MOMENTO, REALIZAMOS ALGUMAS ENTREVISTAS COM ALGUNS FORMANDOS PREVIAMENTE SELECIONADOS, COM BASE NAS DIMENSÕES CONSTITUÍDAS A PARTIR DAS ANÁLISES MAIS GERAIS DE NOSSO PRIMEIRO INSTRUMENTO DE PESQUISA. AS CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICO-EDUCACIONAIS DO PENSAMENTO FREIREANO E FRANKFURTIANO, PRINCIPALMENTE DE THEODOR ADORNO, BEM COMO OS PRESSUPOSTOS DO MODELO DOCENTE DOS INTELECTUAIS CRÍTICOS DE GIROUX (1997) E AS CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE O CURRÍCULO, COMO AS DE APPEL (2006), BALIZARAM NOSSAS ANÁLISES E DISCUSSÕES. DELAS, CONSTATAMOS, DENTRE OUTRAS QUESTÕES, QUE OS SENTIDOS EDUCATIVOS RELACIONADOS ÀS COMPREENSÕES QUE OS LICENCIANDOS POSSUEM SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA, SOBRE OS PAPÉIS DOS EDUCADORES E DA TRAJETÓRIA FORMATIVA SE APROXIMAM, TANTO DE UMA VISÃO CRÍTICA, PROGRESSISTA E TRANSFORMADORA, QUANTO DE SEU CONTRÁRIO, ISTO É, DE UMA PERSPECTIVA MAIS INGÊNUA, PRAGMÁTICA, PENDENDO MAIS PARA A ADAPTAÇÃO. O MODELO DA RACIONALIDADE TÉCNICA E INSTRUMENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE, EMBORA HEGEMÔNICO, NÃO É ÚNICO E EXCLUSIVO, CONCORRENDO COM OUTROS ESPAÇOS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE QUE OPORTUNIZAM VIVÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS, COMO POR EXEMPLO, NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA BIOLOGIA. A PARTIR DE UMA REFLEXÃO DAS VOZES DOS LICENCIANDOS ENTREVISTADOS, CONFIGURAMOS CINCO CONJUNTOS DE SUGESTÕES COMO INDICADORES PARA SE REPENSAR, EM FUTURAS PROPOSTAS, NUMA FORMAÇÃO INICIAL SOB O FOCO DA DISCUSSÃO CURRICULAR CRÍTICOTRANSFORMADORA.
Título (EN):
MEANINGS ABOUT TEACHING BIOLOGY AND FORMATIVE TRAJECTORY: VOICES OF PRE-SERVICES UNDER SUPPORT OF THE CRITICAL PERSPECTIVE.
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY?S TEACHER EDUCATION
CRITICAL CURRICULUM
CRITICAL THEORY
PROBLEMATIZATION EDUCATION
TEACHING BIOLOGY
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY HAD AS PROBLEM TO INVESTIGATE EDUCATIVE MEANINGS THAT PRE-SERVICES OF BIOLOGY SCIENCE OF TWO PUBLIC UNIVERSITIES IN BRAZIL HAS ABOUT TEACHING BIOLOGY AND TRAJECTORY FORMATIVE OBTAINED IN THE GRADUATE COURSE, AND THE POSSIBLE REASONS OF THESE MEANINGS TO SUBSIDIZE TO RETHINKING THE PRE-SERVICE TEACHING EDUCATION SUPPORTED BY CRITICAL PERSPECTIVE. THUS, IN A FIRST MOMENT OF THE RESEARCH, ACCORDING WITH QUALITATIVE RESEARCH METHODOLOGY, AS EXPLORATORY STUDY, WE APPLIED QUESTIONNAIRES FOR ALL. IN THE SECOND MOMENT, WE REALIZED SOME INTERVIEWS WITH SOME PREVIOUSLY PRE-SERVICES SELECTED IN BASE ON SOME DIMENSIONS CONSTITUTED ACCORDING GENERAL ANALYSIS OF OUR FIRST INSTRUMENTAL. THE PHILOSOPHICAL-EDUCATIONAL CONTRIBUTIONS OF FREIRE?S APPROACH AND ADORNO?S APPROACH AS WELL AS THE BASE OF THE GIROUX?S THINKING ABOUT TEACHERS AS INTELLECTUALS AND THE CONSIDERATIONS OF APPEL CONCERNING CURRICULUM SUBSIDIZED OUR DISCUSSIONS AND ANALYSIS. IT?S BECOME POSSIBLE TO UNCOVER THAT EDUCATIVE MEANINGS PRESENTS IN UNDERSTANDING OF PRE-SERVICES ABOUT TEACHING BIOLOGY, ROLES OF EDUCATORS, AND TRAJECTORY FORMATIVE EXPERIENCED IN THE GRADUATE COURSE ARE, IN ON HAND, CRITICAL, PROGRESSIVES, AND LINKED WITH TRANSFORMATION?S PERSPECTIVES OF EDUCATION, AND IN THE OTHER HAND ARE MORE INNOCENT AND PRAGMATIC, LINKED WITH ADAPTATION?S PERSPECTIVES OF EDUCATIONS. THE MODEL OF INSTRUMENTAL AND TECHNICAL RATIONALITY IN THE TEACHING EDUCATION, ALTHOUGH HEGEMONIC, IT?S ISN?T UNIQUE AND EXCLUSIVE. THERE ARE OTHER SPACES INSIDE AND OUT OF UNIVERSITY WHERE PRE-SERVICES HAS LIVING RESISTING-EXPERIENCES, FOR EXAMPLE, STUDENTS MOVEMENTS IN BIOLOGY. BASED ON REFLECTION OF VOICES OF PRE-SERVICES INTERVIEWED, WE CONSTITUTED FIVE GROUPS OF SUGGESTIONS AS INDICATORS TO RETHINK, IN FUTURE PROPOSES IN TEACHING EDUCATION UNDER FOCUSES OF CRITICAL CURRICULUM.
Arquivo:
DIS_MEST20090216_SOARES MOISES NASCIMENTO.pdf
Tamanho:
1427 Kb (1427139 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/11/2009 ÀS 16:53:00
Atualizado:
18/11/2009 ÀS 16:53:00
Visitas:
1404
Última Visita em :
18/05/2024 ÀS 21:15:12
Downloads:
124
Último Download em :
03/11/2023 ÀS 09:24:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por