Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ATITUDES, GÊNERO E DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADES ENVOLVENDO FRAÇÕES
Autor:
JUSTULIN, ANDRESA MARIA
Email:
andresa_justulin@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. SOUSA, MARIA DO CARMO DE
Drª. BRITO, MÁRCIA REGINA FERREIRA DE
Data de Defesa:
03/04/2009
Palavras-Chave (PT):
ATITUDES
DESEMPENHO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
FRAÇÕES
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXERCÍCIOS SOBRE FRAÇÕES E ALGUMAS VARIÁVEIS AFETIVAS COMO: AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, AS ATITUDES EM RELAÇÃO A FRAÇÕES, O GÊNERO E A SÉRIE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 95 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª E 3ª SÉRIES) DE UMA ESCOLA PÚBLICA PERTENCENTE À DIRETORIA DE ENSINO DE JAÚ. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM: ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, PROVA DE MATEMÁTICA DE ALGORITMO, PROVA DE MATEMÁTICA CONCEITUAL, PROVA ENVOLVENDO PROBLEMAS E ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO A FRAÇÕES. ESTA ÚLTIMA FOI, AINDA, APLICADA EM 373 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E, EM SEGUIDA, TESTADA E VALIDADA. O ALFA DE CRONBACH, QUE MEDE A FIDEDIGNIDADE DO INSTRUMENTO, FOI DE 0,9443, CONSIDERADO MUITO BOM. APÓS A CORREÇÃO DAS PROVAS, CINCO PARTICIPANTES FORAM SELECIONADOS E SUBMETIDOS AO MÉTODO DO ?PENSAR EM VOZ ALTA?. OS RESULTADOS DO TRATAMENTO ESTATÍSTICO INDICARAM QUE AS CORRELAÇÕES MAIS FORTES FORAM ENTRE AS NOTAS NA PROVA DE ALGORITMO E DOS PROBLEMAS (R (95) = 0,714; P = 0,000), ENTRE AS ESCALAS DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E EM RELAÇÃO A FRAÇÕES (R (94) = 0, 678; P = 0,000) E, EM MENOR GRAU, ENTRE A NOTA DOS PROBLEMAS E A ESCALA DE FRAÇÕES (R (94) = 0, 532; P = 0,000). COM RELAÇÃO AO GÊNERO, NÃO FORAM ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE O DESEMPENHO GERAL TENDE A MELHORAR CONFORME A SÉRIE, AO CONTRÁRIO DO QUE ACONTECE COM AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS PROTOCOLOS OBTIDOS INDICOU QUE OS ALUNOS APRESENTAM UMA FACILIDADE MAIOR EM RESOLVER EXERCÍCIOS PADRONIZADOS AO INVÉS DE SOLUCIONAR PROBLEMAS, O QUE PODE SER UM REFLEXO DA COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR TEM SE PROCESSADO DE FORMA MECÂNICA, COM A SUPERVALORIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM DETRIMENTO DO TRABALHO COM A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COMO APONTA A LITERATURA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ATTITUDES
FRACTION
MATHEMATIC EDUCATION
PERFORMANCE
SOLUTION OF PROBLEMS
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH HAD AS ITS OBJECTIVE TO INVESTIGATE THE RELATIONS BETWEEN THE PERFORMANCE IN THE SOLUTION OF PROBLEMS AND EXERCISES ABOUT FRACTIONS AND SOME EMOTIONAL VARIABLES SUCH AS: THE ATTITUDES IN RELATION TO MATHEMATICS, THE ATTITUDES IN RELATION TO FRACTIONS, THE GENRE AND THE GRADE. 95 STUDENTS OF HIGH SCHOOL (1ST, 2ND AND 3RD GRADES) FROM A PUBLIC SCHOOL BELONGING TO THE SECRETARY OF EDUCATION OF JAÚ, PARTICIPATED IN THE RESEARCH. THE INSTRUMENTS USED FOR THE COLLECTION OF DATA WERE THE FOLLOWING: SCALE OF ATTITUDES IN RELATION TO MATHEMATICS OF ALGORITHM, TEST OF CONCEPTUAL MATHEMATICS, TEST INVOLVING PROBLEMS AND SCALE OF ATTITUDES IN RELATION TO FRACTIONS. THIS LAST ONE WAS STILL APPLIED IN 373 STUDENTS FROM HIGH SCHOOL AND, THEN, TESTED AND VALIDATED. CRONBACH?S ALPHA WHICH MEASURES THE FAITHFULNESS OF THE INSTRUMENT WAS 0,9443, CONSIDERED A VERY GOOD RESULT. AFTER CORRECTING THE TESTS, 5 PARTICIPANTS WERE SELECTED AND SUBMITTED TO THE METHOD OF ?THINKING IN LOUD VOICE?. THE RESULTS OF THE STATISTIC TREATMENT INDICATED THAT THE STRONGEST CORRELATIONS WERE BETWEEN THE MARKS IN THE TEST OF ALGORITHM AND OF THE PROBLEMS (R(95) = 0,714; P = 0,000 ), BETWEEN THE SCALES OF ATTITUDES IN RELATION TO MATHEMATICS AND IN RELATION TO FRACTION ( R(94) = 0,532; P = 0,000 ) AND IN SMALLER DEGREE, BETWEEN THE MARK OF THE PROBLEMS AND THE SCALE OF FRACTIONS (R(94) = 0,532; P = 0,000). IN RELATION TO THE GENRE, NO SIGNIFICANT DIFFERENCES WERE FOUND. ALSO, IT WAS OBSERVED THAT THE GENERAL PERFORMANCE TENDS TO INCREASE ACCORDING TO THE GRADE, IN CONTRAST OF WHAT HAPPENS TO THE ATTITUDES IN RELATION TO MATHEMATICS. THE QUALITATIVE ANALYSIS OF THE PROTOCOLS OBTAINED INDICATED THAT THE STUDENTS SHOWED A GREATER FACILITY IN SOLVING STANDARDIZED EXERCISES INSTEAD OF SOLVING PROBLEMS, WHICH CAN BE A REFLEX OF THE WAY HOW THE TEACHING OF THE SCHOOL MATHEMATICS HAS PROCESSED ITSELF IN A MECHANICAL WAY, WITH THE SUPER VALUATION OF THE RESOLUTION OF EXERCISES IN DETRIMENT OF THE WORK WITH SOLUTION OF PROBLEMS, AS THE LITERATURE SPECIALIZED IN MATHEMATICS EDUCATION POINTS OUT.
Arquivo:
DIS_MEST20090403_JUSTULIN ANDRESA MARIA.pdf
Tamanho:
6169 Kb (6169881 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/10/2009 ÀS 11:06:40
Atualizado:
07/10/2009 ÀS 11:06:40
Visitas:
995
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 14:38:41
Downloads:
71
Último Download em :
14/03/2019 ÀS 19:49:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por