Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO FORMATIVA: ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA
Autor:
MARTINEZ, CARMEM LIDIA PIRES
Email:
carmemilidia@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
Dr. SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVEA DA
Data de Defesa:
23/06/2009
Palavras-Chave (PT):
ANTINOMIA
AUTONOMIA
AVALIAÇÃO FORMATIVA
FORMAÇÃO CULTURAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GAPS
HETERONOMIA
PROJETO DE PARCERIA
TEORIA CRÍTICA
UNIVERSIDADE-ESCOLA
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO COLOCA EM FOCO UM PROJETO DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA QUE TEVE DURAÇÃO DE SEIS ANOS. NOSSO OBJETIVO FOI IDENTIFICAR, A PARTIR DE ENTREVISTAS E ANÁLISE DOCUMENTAL, AS INTERLOCUÇÕES E AÇÕES COORDENADAS PELOS PROFESSORES, INTERPRETANDO-AS COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE, E ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS NEXOS DO PROJETO E A EDUCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA, A PARTIR DOS REFERENCIAIS DA TEORIA CRÍTICA. ASSIM, INVESTIGAMOS OS ASPECTOS DO PROJETO URUBUNESP QUE APOIARAM O PROCESSO EDUCAÇÃOFORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA. NOSSOS DADOS REVELARAM, POR UM LADO, O POTENCIAL DO PROJETO DE FAVORECER ATITUDES DE INSERÇÃO DOS PROFESSORES EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO CULTURAL, EVIDENCIANDO ASPECTOS DE TRANSPARÊNCIA, CONVITE-ATRATIVO, ACOLHIMENTO E DIALOGICIDADE. POR OUTRO LADO, APONTOU QUE OS POSICIONAMENTOS INDIVIDUAIS REFLETEM UM MOVIMENTO DE BUSCA COLETIVA DOS PROFESSORES PELA RECONTEXTUALIZAÇÃO DE HETERONOMIAS E ENFRENTAMENTO DE ANTINOMIAS, O QUE TORNA VIÁVEL A CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIAS, NO SENTIDO DA HUMANIZAÇÃO. NOSSA ANÁLISE NOS PERMITE AFIRMAR QUE UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA QUE BUSCA A ISOMORFIA ENTRE A IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA E A EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, DE UMA ESCOLA, PODE SIGNIFICAR UM ?IR ALÉM? DO ?TERRENO PANTANOSO? QUE CARACTERIZA A PRÁTICA COTIDIANA DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DOS NOSSOS DIAS. ISSO DEPENDERÁ DA MEDIDA EM QUE OS ESFORÇOS AUTO-ORGANIZATIVOS, OS QUAIS PRODUZEM OS MOVIMENTOS DA PARCERIA E SÃO TAMBÉM POR ELES PRODUZIDOS, PUDEREM ESTABELECER UMA META COMUM QUE SUSTENTE A TENSÃO ENTRE O PAR DIALÉTICO, CONVITE SEMPRE ABERTO PARA O CONHECIMENTO E BUSCA INCANSÁVEL PELO CONSENSO. O PRIMEIRO ABRE POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR SE TORNAR SUJEITO ATIVO NA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA HISTÓRIA, PARA ?SER MAIS?, PERMITINDO SUAS ADESÕES ÀS SITUAÇÕES DE AUTONOMIA E DE LIBERDADE DE BUSCA CONSTANTE, QUE SÓ EXISTEM NO ATO RESPONSÁVEL DO ?SER INCONCLUSO?. O SEGUNDO FAVORECE UMA PRÁTICA SOCIAL QUE PERMITE O POSICIONAMENTO DOS PROFESSORES, MÚLTIPLAS INSERÇÕES DO GRUPO, E UMA PRÁXIS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA TRANSFORMADORA, NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ANTINOMY
AUTONOMY
CRITICAL THEORY
CULTURAL FORMATION
FORMATIVE-ASSESSMENT
GAPS
HETERONOMY
PROJECT OF PARTNERSHIP
TEACHER FORMATION
UNIVERSITY AND SCHOOL
Resumo Original (EN):
THIS WORK FOCUSES A SIX-YEAR PROJECT OF PARTNERSHIP AMONG UNIVERSITY AND SCHOOL. OUR OBJECTIVE WAS TO IDENTIFY, BY MEANS OF INTERVIEWS AND DOCUMENTAL ANALYSIS, INTERLOCUTIONS AND ACTIONS COORDINATED BY THE TEACHERS, LOOKING FOR POSSIBILITIES OF IMPROVING TEACHERS? PRACTICE, AND TO ESTABLISH A CONNECTION AMONG PROJECT NEXUS AND A FORMATIVE-ASSESSMENTORIENTED EDUCATION, FROM THE CRITICAL THEORY POINT OF VIEW. SO, WE SEARCHED FOR ASPECTS OF THE PROJECT THAT SUPPORTED A TEACHER EDUCATION PROCESS FOR THE IMPLEMENTATION OF FORMATIVE ASSESSMENT. ON ONE HAND, OUR DATA REVEALED A POTENTIAL OF THE PROJECT TO FAVOR ATTITUDES OF INSERTION OF THE TEACHERS IN THE CULTURAL FORMATION PROCESS, PUTTING IN EVIDENCE ASPECTS OF TRANSPARENCY, SENSE OF COMMUNITY, APPEALING-INVITATION, AND DIALOGICITY. ON THE OTHER HAND, IT POINTED THAT TEACHERS? INDIVIDUAL POSITIONING REFLECTS A MOVEMENT OF COLLECTIVE SEARCHING FOR RE-CONTEXTUALIZING HETERONOMY E FACING ANTINOMY, WHAT MAKES THE PROCESSES OF AUTONOMY CONSTRUCTION VIABLE AND MORE PROBABLE TO HAPPEN. OUR ANALYSIS ALLOWED US TO ASSERT THAT A PARTNERSHIP AMONG UNIVERSITY AND SCHOOL THAT SEARCH FOR AN ISOMORPHISM BETWEEN FORMATIVE ASSESSMENT IMPLEMENTATION AND TEACHER EDUCATION MAY REPRESENT TO GO BEYOND THE ?MARSHY TERRAIN? THAT CHARACTERIZES THE STATE PUBLIC SCHOOL OF OUR DAYS. THIS WILL DEPEND ON THE EXTENT TO WHICH THE SELF-ORGANIZING EFFORTS, THAT PRODUCES THE PARTNERSHIP MOVEMENTS AND IT IS PRODUCED BY THEM, CAN SET COMMON GOALS THAT SUPPORT A TENSION BETWEEN THE FOLLOWING DIALECTIC PAIR: OPEN-INVITATION TO KNOWLEDGE AND CONTINUOUS SEARCH FOR CONSENSUS. THE FIRST ONE OPENS POSSIBILITIES FOR THE TEACHERS TO BECOME SUBJECTS IN THE CONSTRUCTION AND RECONSTRUCTION OF THEIR OWN HISTORY, TO ?BE MORE?, CONTRIBUTING TO THEIR ADHESION TO SITUATIONS OF AUTONOMY AND CONSTANT SEARCH FOR LIBERTY, THAT ONLY EXIST IN THE RESPONSIBLE ACT OF THE INCLUSIVE BEING. THE SECOND ONE FAVORS A SOCIAL PRACTICE THAT ALLOWS TEACHERS? POSITIONING, GROUP? MULTIPLE INSERTIONS, E A FORMATIVE-ASSESSMENT TRANSFORMING PRAXIS, IN THE TEACHER/STUDENT RELATION.
Arquivo:
TES_DOUT20090623_MARTINEZ CARMEM LIDIA PIRES.pdf
Tamanho:
884 Kb (884313 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/10/2009 ÀS 10:35:38
Atualizado:
07/10/2009 ÀS 10:35:38
Visitas:
1139
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 03:23:53
Downloads:
139
Último Download em :
22/06/2023 ÀS 23:21:44
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por