Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O VIR-A-SER DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PENÁPOLIS ? SP BAURU 2009
Autor:
PEREIRA NEVES, JULIANA
Email:
jupneves@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Data de Defesa:
07/07/2009
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Resumo Original (PT):
ENTRE OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL, DESTACA-SE A CARÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA DE ALGUNS PROFESSORES E EDUCADORES AMBIENTAIS, QUE MUITAS VEZES DESENVOLVEM UMA PRÁTICA EDUCATIVA SUPERFICIAL, PONTUAL OU ROMANTIZADA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ? QUE SE PRETENDE TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA ? ENTENDE QUE, PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SÓCIO E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, DEVE CARACTERIZAR-SE COMO UM PROCESSO POLÍTICO (INTENCIONAL) DE APROPRIAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE CONHECIMENTOS, ATITUDES, VALORES E COMPORTAMENTOS. COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA AMBIENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE INTERIORANA, VISANDO COMPREENDER SEUS DESAFIOS, LIMITES, CONQUISTAS E SUCESSOS, ESTE ESTUDO COLETOU INFORMAÇÕES, À LUZ DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, EM UMA PESQUISA DE CAMPO. PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES FORAM ENTREVISTADOS EM TODAS AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE PENÁPOLIS ? SP. COMO RESULTADOS, ENTENDEMOS QUE ALGUNS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, TAIS COMO A PARTICIPAÇÃO COLETIVA, INTERDISCIPLINARIDADE E A SUSTENTABILIDADE ESTÃO PRESENTES NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS ESCOLAS INVESTIGADAS, MAS QUE ESTAS AINDA NECESSITAM AMPLIAREM A COMPREENSÃO CRÍTICA DA COMPLEXIDADE E DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA REALIDADE (E CONSEQÜENTEMENTE, DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS). TAMBÉM SE LEVANTOU A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE SUA PRESENÇA EFETIVA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A RESPEITO DA PRÁXIS EDUCATIVA, SOMENTE ATRAVÉS DE INTENCIONAL SISTEMATIZAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA É QUE SE ATINGIRÃO OS PRINCÍPIOS DA COMPLEXIDADE E HISTORICIDADE, FUNDAMENTAIS PARA A EDIFICAÇÃO DE NOVOS PADRÕES CIVILIZATÓRIOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
FORMAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
AMONG THE CHALLENGES OF INSERTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE FORMAL TEACHING, THE LACK OF A CRITICAL FORMATION FROM SOME TEACHERS AND ENVIRONMENTAL EDUCATORS CALLS ATTENTION, ONCE THEY OFTEN DEVELOP A SUPERFICIAL, PUNCTUAL OR ROMANTICIZED EDUCATIONAL PRACTICE. THE CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION, INTENDED TO BE TRANSFORMATIVE AND EMANCIPATIVE, ASSUMES THAT THE EDUCATION MUST BE A POLITICAL PROCESS (INTENTIONAL) IN APPROPRIATION OF CRITICAL AND REFLEXIVE KNOWLEDGE, ATTITUDE, VALUES AND BEHAVIOR , IN ORDER TO MAKE ITSELF AN INSTRUMENT TO TRANSFORM THE REALITY AND CONTRIBUTE TO THE CONSTRUCTION OF A SOCIAL AND ENVIRONMENTALLY SUSTAINABLE SOCIETY. THIS STUDY AIMS TO REFLECT ON THE PRACTICE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PUBLIC SCHOOLS FROM PROVINCIAL TOWN, SEEKING TO UNDERSTAND THEIR LIMITATIONS, CHALLENGES, ACHIEVEMENTS AND SUCCESSES BY COLLECTING INFORMATION FROM FIELD SURVEY BASED ON THE QUALITATIVE APPROACH. TEACHERS, PEDAGOGICAL COORDINATORS AND SCHOOL DIRECTORS WERE INTERVIEWED IN ALL THE ELEMENTARY SCHOOLS AT THE CITY OF PENÁPOLIS, IN THE STATE OF SÃO PAULO. AS A RESULT, WE IDENTIFIED THAT CERTAIN PRINCIPLES OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION, SUCH AS COLLECTIVE PARTICIPATION, INTERDISCIPLINARY AND SUSTAINABLE PRACTICES ARE PRESENT IN THE ENVIRONMENTAL EDUCATION OF THE SCHOOLS SURVEYED, BUT THEY STILL NEED TO BROADEN THEIR CRITICAL UNDERSTANDING OF THE COMPLEXITY AND HISTORICAL CONSTRUCTION OF REALITY (AND CONSEQUENTLY, THE SOCIO-ENVIRONMENTAL PROBLEMS). IT ALSO APPROACHED THE ISSUE OF THE INSERTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS THROUGH ITS EFFECTIVE PRESENCE IN THE CURRICULUM OF BASIC EDUCATION AND TEACHER?S TRAINING COURSES. CONCERNING THE EDUCATIONAL PRACTICE, ONLY THROUGH THE INTENTIONAL SYSTEMATIZATION OF PEDAGOGICAL AND METHODOLOGICAL PROCESS THE PRINCIPLES OF COMPLEXITY AND HISTORY WILL BE ACHIEVED, WHICH ARE ESSENTIAL FOR THE CONSTRUCTION OF NEW CIVILIZATION STANDARD.
Arquivo:
DIS_MEST20090707_PEREIRA NEVES JULIANA.pdf
Tamanho:
7039 Kb (7039525 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/10/2009 ÀS 10:23:33
Atualizado:
07/10/2009 ÀS 10:23:33
Visitas:
1117
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:18:15
Downloads:
77
Último Download em :
05/03/2019 ÀS 21:06:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por