Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO DA AUTONOMIA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA
Email:
maureliomonteiro@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Drª. CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE
Drª. FUSINATO, POLONIA ALTOÉ
Data de Defesa:
14/08/2006
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OBJETIVO DE ESTUDAR AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA AUTONOMIA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS EM SEUS ESFORÇOS POR CONSTRUIR UM ENSINO DE CIÊNCIAS MAIS SIGNIFICATIVO PARA SEUS ALUNOS. NOSSA INVESTIGAÇÃO DIRECIONOU ESPECIAL ATENÇÃO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E COMO ELA REAGE AOS PROCESSOS QUE VISAM O ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA E AUTÔNOMA. NOSSA INTENÇÃO FOI A DE OFERECER INDICAÇÕES PARA CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE PROPÕEM INOVAÇÕES METODOLÓGICAS AOS PROFESSORES, SEM, COM ISSO, IMPEDIR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DESSES DOCENTES. PARA TANTO, BUSCAMOS CARACTERIZAR A IDENTIDADE E A AUTONOMIA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTES E DURANTE NOSSA INTERVENÇÃO JUNTO A ELAS, NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE IMPLEMENTAMOS VISANDO À MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DAS PROFESSORAS ESTUDADAS SE ESTABELECEU A PARTIR DO DESENCADEAMENTO DE UM PROCESSO REFLEXIVO, SOBRE A PRÁTICA DESSAS PROFESSORAS, ORIENTADO NA DIREÇÃO DAS DIMENSÕES DO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
CONTINUED FORMATION TEACHERS´
TEACHING OF SCIENCES
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS WORK IS VERIFY THE AUTONOMY TEACHERS AT PRIMARY SCHOOL FOR DEVELOPED SCIENCES CLASS MORE SIGNIFICANT TO YOUR STUDENTS. OUR RESEARCH FOCUS SPECIAL ATTENTION IN EDUCATIONAL IDENTITY AND HOW THEY REACTS TO THE INNOVATIVE AND AUTONOMOUS PEDAGOGIC PROCESSES ESTABLISHMENT DURING THE MEETINGS OUT OF CLASSES. THE RESULTS CAN BE USED FOR PLANNING THE CONTINUED FORMATION TEACHERS. THE IDENTITY AND THE AUTONOMY TEACHERS WAS STUDIED BEFORE AND DURING RESEARCH INTERVENTION. THE RESULTS SHOWED THAT THE AUTONOMY TEACHERS WAS INCREASED BY REFLEXIVE PROCESS OF TEACHERS IMPORTANCE IN EDUCATION PROCESS NOT LIMITED AT PHYSICAL SPACE OF CLASS. WE CALLED TO THIS PROCESS OF PROFESSIONAL'S DIMENSIONS.
Arquivo:
TES_DOUT20060814_MONTEIRO MARCO AURELIO ALVARENGA.pdf
Tamanho:
1409 Kb (1409743 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/05/2007 ÀS 15:00:28
Atualizado:
14/05/2007 ÀS 15:00:28
Visitas:
1935
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 20:35:08
Downloads:
251
Último Download em :
18/01/2024 ÀS 21:20:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por