TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
UM ESTUDO DA AUTONOMIA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor: |
MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA |
Email: |
maureliomonteiro@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2006 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE ♠ Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO ♠ Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL ♠ Drª. CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE ♠ Drª. FUSINATO, POLONIA ALTOÉ
|
Data de Defesa: |
14/08/2006 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OBJETIVO DE ESTUDAR AS VARIÁVEIS QUE
INTERFEREM NA AUTONOMIA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS EM SEUS
ESFORÇOS POR CONSTRUIR UM ENSINO DE CIÊNCIAS MAIS SIGNIFICATIVO PARA SEUS
ALUNOS. NOSSA INVESTIGAÇÃO DIRECIONOU ESPECIAL ATENÇÃO SOBRE A
IDENTIDADE DOCENTE E COMO ELA REAGE AOS PROCESSOS QUE VISAM O
ESTABELECIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA E AUTÔNOMA.
NOSSA INTENÇÃO FOI A DE OFERECER INDICAÇÕES PARA CURSOS DE FORMAÇÃO
CONTINUADA QUE PROPÕEM INOVAÇÕES METODOLÓGICAS AOS PROFESSORES, SEM,
COM ISSO, IMPEDIR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DESSES DOCENTES.
PARA TANTO, BUSCAMOS CARACTERIZAR A IDENTIDADE E A AUTONOMIA DOCENTE
DAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ANTES E DURANTE NOSSA INTERVENÇÃO JUNTO A ELAS, NUM CURSO DE FORMAÇÃO
CONTINUADA QUE IMPLEMENTAMOS VISANDO À MELHORIA DO ENSINO DE
CIÊNCIAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
DAS PROFESSORAS ESTUDADAS SE ESTABELECEU A PARTIR DO DESENCADEAMENTO
DE UM PROCESSO REFLEXIVO, SOBRE A PRÁTICA DESSAS PROFESSORAS, ORIENTADO
NA DIREÇÃO DAS DIMENSÕES DO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL. |
|
Título (EN): |
ENGLISH |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONTINUED FORMATION TEACHERS´ ♠ TEACHING OF SCIENCES
|
Resumo Original (EN): |
|
THE AIM OF THIS WORK IS VERIFY THE AUTONOMY TEACHERS AT PRIMARY
SCHOOL FOR DEVELOPED SCIENCES CLASS MORE SIGNIFICANT TO YOUR STUDENTS. OUR
RESEARCH FOCUS SPECIAL ATTENTION IN EDUCATIONAL IDENTITY AND HOW THEY
REACTS TO THE INNOVATIVE AND AUTONOMOUS PEDAGOGIC PROCESSES
ESTABLISHMENT DURING THE MEETINGS OUT OF CLASSES. THE RESULTS CAN BE USED
FOR PLANNING THE CONTINUED FORMATION TEACHERS. THE IDENTITY AND THE
AUTONOMY TEACHERS WAS STUDIED BEFORE AND DURING RESEARCH INTERVENTION.
THE RESULTS SHOWED THAT THE AUTONOMY TEACHERS WAS INCREASED BY REFLEXIVE
PROCESS OF TEACHERS IMPORTANCE IN EDUCATION PROCESS NOT LIMITED AT
PHYSICAL SPACE OF CLASS. WE CALLED TO THIS PROCESS OF PROFESSIONAL'S
DIMENSIONS. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20060814_MONTEIRO MARCO AURELIO ALVARENGA.pdf
|
Tamanho: |
1409 Kb (1409743 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
14/05/2007 ÀS 15:00:28 |
Atualizado: |
14/05/2007 ÀS 15:00:28 |
Visitas: |
1956 |
Última Visita em : |
07/07/2024 ÀS 21:38:54 |
Downloads: |
251 |
Último Download em : |
18/01/2024 ÀS 21:20:46 |