Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O CONCEITO DE ORGANISMO: UMA INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA.
Autor:
MEGLHIORATTI, FERNANDA APARECIDA
Email:
meglhioratti@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Co-Orientador:
Prof. EL-HANI, CHARBEL NIÑO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Drª. BELLINI, LUZIA MARTA
Dr. RAMOS, MAURÍCIO DE CARVALHO
Data de Defesa:
27/03/2009
Palavras-Chave (PT):
EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA
FORMAÇÃO DE PESQUISADORES
ORGANISMO
VIDA
Resumo Original (PT):
NA DESCRIÇÃO HIERÁRQUICA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, O SER VIVO É CONSIDERADO COMO PONTO CENTRAL NAS RELAÇÕES ENGENDRADAS PELOS SEGUINTES NÍVEIS: AMBIENTE EXTERNO (ECOLÓGICO/ EVOLUTIVO), ORGANISMO E AMBIENTE INTERNO (GENÉTICO/ MOLECULAR). O ORGANISMO COMPREENDIDO COMO NÍVEL FOCAL DA DISCUSSÃO BIOLÓGICA PODE RESSALTAR A AUTONOMIA DA BIOLOGIA EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NO CONTEXTO DO ENSINO, ASSUME-SE QUE AS DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO PODEM PROMOVER UMA COMPREENSÃO MAIS INTEGRADA DOS FENÔMENOS BIOLÓGICOS. ASSIM, ORGANIZOU-SE UM GRUPO DE PESQUISA COM GRADUANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA DISCUTIR CONCEITOS CENTRAIS DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, ENTRE ELES, O CONCEITO DE ORGANISMO. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS: 1) ELABORAR UMA CARACTERIZAÇÃO DO CONCEITO DE ORGANISMO, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM HIERÁRQUICA, INTEGRANDO AS DISCUSSÕES ADVINDAS DA FILOSOFIA DA BIOLOGIA CONTEMPORÂNEA REFERENTES AOS CONCEITOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO, AUTONOMIA AGENCIAL, PROPRIEDADES EMERGENTES E NÍVEIS HIERÁRQUICOS; 2) ANALISAR COMO O CONCEITO DE ORGANISMO SE IMPÕE FRENTE ÀS EXPLICAÇÕES DE VIDA PRESENTES NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DA FILOSOFIA DA BIOLOGIA; 3) UTILIZAR A DISCUSSÃO TEÓRICA RELATIVA AO CONCEITO DE ORGANISMO COMO FUNDAMENTAÇÃO DE UM GRUPO DE ?PESQUISAS EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA?, VERIFICANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE APORTE TEÓRICO PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ÁREA DE EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS; 4) ANALISAR AS DISCUSSÕES E PRODUÇÕES ESCRITAS OCORRIDAS NO DESENVOLVIMENTO DO GRUPO DE ?PESQUISAS EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA? QUE ABORDARAM O CONCEITO DE ORGANISMO, COM A FINALIDADE DE VERIFICAR SE UMA ABORDAGEM HIERÁRQUICA TENDO O ORGANISMO COMO NÍVEL FOCAL CONTRIBUI PARA UMA VISÃO INTEGRADA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO PELOS GRADUANDOS DE BIOLOGIA. COM BASE NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADVINDOS DA FILOSOFIA DA BIOLOGIA, O CONCEITO DE ORGANISMO FOI EXPLICITADO COMO UNIDADE AUTÔNOMA, HISTÓRICA E EVOLUTIVAMENTE CONSTRUÍDA, POSSUINDO PROPRIEDADES QUE EMERGEM NO NÍVEL ORGÂNICO. ESSE CONCEITO DE ORGANISMO FOI RELACIONADO ÀS EXPLICAÇÕES DE VIDA PRESENTES NA LITERATURA, VERIFICANDO QUE ESTE OCUPA UM PAPEL INTEGRADOR EM RELAÇÃO AOS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS EM DUAS DAS EXPLICAÇÕES DE VIDA ANALISADAS: VIDA COMO INTERPRETAÇÃO DE SIGNOS E VIDA COMO POPULAÇÃO DE AUTÔMATOS EVOLUTIVAMENTE E COLETIVAMENTE CONSTRUÍDOS. NA PARTE EMPÍRICA DA PESQUISA OS DADOS APONTAM PARA UMA VISÃO MAIS SISTÊMICA DO CONCEITO DE ORGANISMO E UMA VISÃO MAIS INTEGRADA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO PELOS GRADUANDOS DE BIOLOGIA, BEM COMO, PARA A IMPORTÂNCIA DO GRUPO NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DESSES ALUNOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
EPISTEMOLOGICAL OF BIOLOGY AND RESEARCHERS FORMATION
LIFE
ORGANISM
Resumo Original (EN):
IN THE HIERARCHICAL OF BIOLOGICAL KNOWLEDGE, THE LIVING BEING COULD BE CONSIDERED AS CENTRAL POINT IN THE RELATIONS PRODUCED BY THREE LEVELS: EXTERNAL ENVIRONMENT (ECOLOGICAL/EVOLUTION), ORGANISM AND ENVIRONMENT INTERN (GENETIC/MOLECULAR). THE COMPREHENSION OF THE ORGANISM AS A FOCAL LEVEL IN THE BIOLOGICAL DEBATE CAN UNDERLINE THE AUTONOMY OF BIOLOGY AMONG THE OTHER AREAS OF THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE. IN THE EDUCATION CONTEXT IT IS ASSUMED THAT THE EPISTEMOLOGICAL DISCUSSIONS OF THE BIOLOGICAL KNOWLEDGE CAN PROMOTE AN INTEGRATED UNDERSTANDING OF THE BIOLOGICAL PHENOMENA. THUS, A RESEARCH GROUP CONSISTING OF BIOLOGICAL SCIENCES UNDERGRADUATES WAS ORGANIZED TO DEBATE CENTRAL CONCEPTS OF THE BIOLOGICAL KNOWLEDGE IN WHICH THE DISCUSSIONS OF THE ORGANISM CONCEPT ARE INCLUDED. THIS RESEARCH AIMED TO: 1) DEVELOP A CHARACTERIZATION OF THE CONCEPT OF ORGANISM FROM A HIERARCHICAL APPROACH BY INTEGRATING THE RESULTING DISCUSSIONS FROM CONTEMPORARY PHILOSOPHY OF BIOLOGY THAT ARE RELATED TO THE CONCEPTS OF SELF-ORGANIZATION, AUTONOMY AGENTS, EMERGENT PROPERTIES AND HIERARCHICAL LEVELS; 2) TO ANALYZE HOW THE CONCEPT OF ORGANISM IS PLACED IN FRONT OF THE EXPLICATIONS OF LIFE IN THE CONTEMPORARY LITERATURE OF PHILOSOPHY OF BIOLOGY; 3) TO USE THE THEORETICAL DISCUSSION ON THE CONCEPT OF ORGANISM AS FUNDAMENTATION FOR A GROUP OF "STUDIES IN EPISTEMOLOGY OF BIOLOGY," NOTING THE HELP OF THIS THEORETICAL CONTRIBUTION TO THE BIOLOGICAL SCIENCES STUDENTS TRAINING IN THE BIOLOGY AND EPISTEMOLOGY IN SCIENCE TEACHING; 4) TO ANALYZE DISCUSSIONS AND WRITTEN PRODUCTIONS THAT OCCURRED IN THE DEVELOPMENT OF THE ?RESEARCH IN EPISTEMOLOGY OF BIOLOGY?S GROUP WHICH ADDRESSED THE CONCEPT THE ORGANISM IN ORDER TO VERIFY IF A HIERARCHICAL APPROACH IN WHICH THE ORGANISM IS THE FOCAL LEVEL CONTRIBUTES TO AN INTEGRATED VIEW OF BIOLOGICAL KNOWLEDGE FOR BIOLOGY STUDENTS. ON THE BASIS OF THE THEORETICAL REFERENTIAL OF THE PHILOSOPHY OF BIOLOGY THE ORGANISM CONCEPT WERE UNDERSTOOD AS AUTONOMOUS AGENTS, HISTORICAL AND EVOLVED, POSSESSING PROPERTIES THAT EMERGE IN THE ORGANIC LEVEL. THIS CONCEPT OF ORGANISM WAS RELATED TO THE EXPLANATIONS OF LIFE FOUND IN LITERATURE,HAVING VERIFIED THAT THE ORGANISM OCCUPIES A INTEGRATOR ROLE AMONG DIFFERENT HIERARCHICAL LEVELS IN TWO OF THE ANALYZED LIFE?S EXPLANATIONS: LIFE AS INTERPRETATION OF SIGNS AND LIFE AS POPULATION OF AUTONOMOUS AGENTS, HISTORICAL AND EVOLVED CONSTRUCTED. IN THE EMPIRICAL PART OF THE RESEARCH, THE DATA INDICATES A MORE SYSTEMIC VISION OF THE ORGANISM CONCEPT AND AN INTEGRATED VISION OF THE BIOLOGICAL KNOWLEDGE IN THE BIOLOGY STUDENTS AS WELL AS THE IMPORTANCE OF THE GROUP IN THE FORMATION OF THE PUPILS AS RESEARCHERS.
Arquivo:
TES_DOUT20090327_MEGLHIORATTI FERNANDA APARECIDA.pdf
Tamanho:
1841 Kb (1841348 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2009 ÀS 15:37:05
Atualizado:
08/09/2009 ÀS 15:37:05
Visitas:
1712
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 17:12:45
Downloads:
142
Último Download em :
21/03/2024 ÀS 00:09:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por