TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
ENSAIO DE UMA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA COM FUNDAMENTOS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA UTILIZANDO O TEMA SEGURIDADE SOCIAL COMO EIXO ESTRUTURADOR. |
Autor: |
MATTIAZZO-CARDIA, ELIZABETH |
Email: |
beth@cardia.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. SAVIANI, DERMEVAL ♠ Dr. MOURA, MANOEL ORIOSVALDO DE ♠ Dr. LINS, ROMULO CAMPOS
|
Data de Defesa: |
25/03/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DIDÁTICA DA MATEMÁTICA ♠ MATEMÁTICA E PREVIDÊNCIA SOCIAL ♠ MATEMÁTICA E SEGURIDADE SOCIAL
|
Resumo Original (PT): |
|
A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL O ENSAIO DE UMA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, EMBASADA NA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA, UTILIZANDO A SEGURIDADE SOCIAL COMO TEMA POLÍTICO-SOCIAL ESTRUTURADOR. O MÉTODO DE
ABORDAGEM ADOTADO FOI O DA DIALÉTICA MATERIALISTA HISTÓRICA E A PESQUISA DESENVOLVEU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE
PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA APLICAÇÃO DA PROPOSTA QUE ENFOCOU CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
SELECIONADOS PARA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS POLÍTICO-SOCIAIS RELACIONADOS À SEGURIDADE SOCIAL. O
RECONHECIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL COMO COMPONENTE DA SEGURIDADE SOCIAL E DESTA COMO DIREITO HUMANO É
IMPORTANTE PARA TODOS OS CIDADÃOS MAS O CONHECIMENTO QUE SE TEM DESSES TEMAS OU DA MATEMÁTICA NELES CONTIDAS
É, MUITAS VEZES, INSUFICIENTE E POUCO CIENTÍFICO. PARA INTERESSAR AOS ESTUDANTES, É NECESSÁRIO ABORDÁ-LO DE FORMA
ADEQUADA, APOIANDO-SE NOS FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. A PROTEÇÃO SOCIAL, DA FORMA COMO FOI
DESENVOLVIDA PELOS HOMENS, TEM SUA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DEPENDENTE DE INÚMEROS FATORES
COMO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO, NÍVEIS DE EMPREGO, NÍVEIS DE FAIXAS SALARIAIS E OUTROS. OS CONHECIMENTOS
MATEMÁTICOS E ATUARIAIS DESENVOLVIDOS ATÉ NOSSOS DIAS PERMITEM QUE OS SISTEMAS EXISTENTES NOS DIVERSOS PAÍSES
SEJAM CONSTANTEMENTE AVALIADOS DE MODO A SE DETERMINAR, DE TEMPOS EM TEMPOS, SE AS REGRAS SOCIAIS ACORDADAS
ESTÃO ADEQUADAS OU SE HÁ NECESSIDADE DE REFORMÁ-LAS, NO TODO OU EM PARTE. MAS, O IMENSO VOLUME DE DINHEIRO
MOVIMENTADO PELA SEGURIDADE SOCIAL, UM DOS MAIORES DO PLANETA, DESPERTA OUTROS INTERESSES NAS REFORMAS, NEM
SEMPRE COMPROMISSADOS COM A PROTEÇÃO SOCIAL. A MATEMÁTICA PODE AJUDAR-NOS A COMPREENDER AS INTENÇÕES
EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS DE CADA UMA DAS REFORMAS OCORRIDAS OU A OCORRER E OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE
É POSSÍVEL LEVAR ESSE CONHECIMENTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. |
|
Título (EN): |
ESSAY OF A DIDACTICS OF THE MATHEMATICS BASED ON HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY USING THE SUBJECT SOCIAL SECURITY AS AXIS STRUCTURING OF THE TEACH-LEARNING. |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIDACTICS OF MATHEMATICS ♠ MATHEMATICS AND SOCIAL SECURITY
|
Resumo Original (EN): |
|
THE GENERAL PURPOSE OF THIS RESEARCH WAS ESSAY OF MATHEMATICS? DIDACTICS BASED ON HISTORICAL- CRITICAL
PEDAGOGY FOCUSING THE SOCIAL SECURITY AS STRUCTURAL SOCIOPOLITICAL THEME. THE HISTORICAL-MATERIALIST
DIALECTIC APPROACH METHOD WAS APPLIED AND THE RESEARCH WAS DEVELOPED BY THE PUBLIC SCHOOLS´ TEACHERS
AND STUDENTS PARTICIPATION IN THE PROPOSAL´S APPLICATION THAT FOCUSED SELECTED MATHEMATICAL CONTENTS FOR
UNDERSTANDING THE SOCIOPOLITICAL CONTENTS RELATING TO SOCIAL SECURITY. THE RECOGNITION OF THE SOCIAL
WELFARE AND SOCIAL SECURITY AS HUMAN RIGHT IS IMPORTANT FOR ALL THE CITIZENS BUT THEIR KNOWLEDGE ON
THESE SUBJECTS OR ABOUT THE MATHEMATICS THEY CONTAIN IS MANY TIMES INSUFFICIENT AND POORLY SCIENTIFIC.
TO THE STUDENTS? INTEREST, IT IS NECESSARY TO APPROACH IT ADEQUATELY, SUPPORTING ITSELF IN THE GROUNDS OF
SOCIAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY. THE SOCIAL PROTECTION, THE MANNER BY WHICH IT WAS DEVELOPED BY THE
HUMANITY HAS ITS ECONOMIC-FINANCIAL SUSTAINABILITY DEPENDENT OF SEVERAL FACTORS AS POPULATION AGING,
LEVEL OF EMPLOYMENT, INCOME STRATA AND OTHERS. THE MATHEMATICAL AND ACTUARIAL KNOWLEDGE DEVELOPED
SO FAR ALLOWS THAT THE EXISTING SYSTEMS IN THE SEVERAL COUNTRIES BE CONSTANTLY EVALUATED IN ORDER TO
DETERMINE BETWEEN TIMES IF THE DEALT SOCIAL RULES ARE APPROPRIATE OR THERE IS NEED TO REMODEL THEM, IN
WHOLE OR IN PART. HOWEVER, THE HUGE QUANTITY OF MONEY MOVED UP BY THE SOCIAL SECURITY, ONE OF THE
GREATER OF THE PLANET, STIMULATE OTHER INTERESTS TOWARD TO RESTRUCTURES, NOT ALWAYS COMPROMISED WITH THE
SOCIAL PROTECTION. THE MATHEMATICS CAN HELP US TO UNDERSTAND THE EXPLICIT AND IMPLICIT INTENTIONS OF
EACH ONE OF THE IMPLEMENTED OR TO IMPLEMENT CHANGES AND RESEARCH´S RESULTS THEY SHOWS THAT IT IS
POSSIBLE BRING THIS KNOWLEDGE FOR THE ELEMENTARY EDUCATION. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20090325_MATTIAZZO CARDIA ELIZABETH.pdf
|
Tamanho: |
8305 Kb (8305971 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
08/09/2009 ÀS 15:12:37 |
Atualizado: |
08/09/2009 ÀS 15:12:37 |
Visitas: |
1497 |
Última Visita em : |
19/04/2024 ÀS 00:48:17 |
Downloads: |
170 |
Último Download em : |
16/05/2019 ÀS 00:09:48 |