Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.
Autor:
IACHEL, GUSTAVO
Email:
iachel@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Co-Orientador:
Drª. SCALVI, ROSA MARIA FERNANDES
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. HOSOUME, YASSUKO
Data de Defesa:
14/04/2009
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTEÚDO
ENSINO DE ASTRONOMIA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GRUPO FOCAL
Resumo Original (PT):
RELATA-SE AQUI UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE VISOU O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUANTO À PRÁTICA DE ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À ASTRONOMIA. COMO É INDICADO POR ALGUMAS PESQUISAS, OS PROFESSORES EM EXERCÍCIO POSSUEM SÉRIAS DIFICULDADES AO ENSINAR ESSES TEMAS, O QUE TORNA A FORMAÇÃO CONTINUADA IMPRESCINDÍVEL. É APRESENTADO TODO O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO, OCORRIDO EM ONZE ENCONTROS, NOS QUAIS OS PROFESSORES REALIZARAM LEITURAS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, DISCUTIRAM SOBRE A ASTRONOMIA, DIVIDIRAM SUAS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO DOCENTES E PARTICIPARAM DE ATIVIDADES PRÁTICAS, COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA E A CONTEMPLAÇÃO DO CÉU EM UMA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA. ESTA DISSERTAÇÃO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TAMBÉM ABORDA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE CONTRIBUIÇÕES DE OUTROS PESQUISADORES SOBRE OS VARIADOS CONTEÚDOS RELACIONADOS À ASTRONOMIA, PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE ORIENTAM OS PROFESSORES EM SEU OFÍCIO. ESTE LEVANTAMENTO BENEFICIOU A SELEÇÃO DE TEXTOS PARA O SEU USO DURANTE O CURSO MINISTRADO, CARACTERÍSTICA DIFERENCIAL DESTA PESQUISA EM RELAÇÃO A OUTRAS QUE TRATAM DO ENSINO DA ASTRONOMIA. OS DADOS DE PESQUISA, CONSTITUÍDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E FILMAGEM DAS DINÂMICAS DE GRUPO FOCAL, FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO, E CONSIDERADOS REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. DURANTE A REALIZAÇÃO DAS INFERÊNCIAS, AS CONTRIBUIÇÕES QUE A ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROMOVEU NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES SÃO DISCUTIDAS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ASTRONOMY EDUCATION
CONTENT ANALYSIS
FOCAL GROUP
IN-SERVICE TEACHERS? TRAINING
TEACHERS? EDUCATION
Resumo Original (EN):
WE REPORT HERE AN EXPLORATORY STUDY ABOUT SECONDARY AND HIGH SCHOOL TEACHERS? CONTINUING EDUCATION ABOUT ASTRONOMY TEACHING PRACTICE. AS RELATED IN SCIENCE EDUCATION LITERATURE, INSERVICE TEACHERS HAVE SERIOUS DIFFICULTIES IN TEACHING SUBJECTS RELATED TO ASTRONOMY, WHICH MAKES ESSENTIAL THEIR REQUEST FOR CONTINUING FORMATION. IT IS PRESENTED HERE THE ENTIRE CONTINUOUS FORMATION COURSE THAT OCCURRED IN ELEVEN MEETINGS, WHEN TEACHERS CARRIED OUT STUDIES USING, AMONG OTHER ACTIVITIES, SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS AS SUPPORT. THEY ALSO DISCUSSED ABOUT ASTRONOMY, SHARED THEIR TEACHING EXPERIENCES AND PARTICIPATED IN PRACTICAL ACTIVITIES SUCH AS A TELESCOPE CONSTRUCTION AND THE CONTEMPLATION OF THE SKY IN AN ASTRONOMICAL OBSERVATION. THIS DISSERTATION BRINGS A REFLECTION ABOUT TEACHERS? EDUCATION AND A SURVEY OF OTHER RESEARCHERS? CONTRIBUTIONS ABOUT VARIED ASTRONOMY CONTENTS, WHICH ARE PRESENTED IN BRAZILIAN OFFICIAL STANDARDS DESIGNED TO HELP TEACHERS IN THEIR DAILY WORK. THIS SURVEY HELPED TO SELECT TEXTS TO USE DURING THE COURSE, WHICH IS A DIFFERENTIAL CHARACTERISTIC COMPARED TO OTHER RESEARCHES WHICH DEAL WITH ASTRONOMY EDUCATION. RESEARCH DATA WERE CONSTITUTED THROUGH QUESTIONNAIRES AND FOCAL GROUP DYNAMICS SESSIONS RECORDED AND SUBMITTED TO CONTENT ANALYSIS. THEORETICAL REFERENCES ABOUT TEACHERS? EDUCATION WERE ALSO CONSIDERED. THE CONTRIBUTIONS OF THIS CONTINUING EDUCATION COURSE FOR TEACHERS? PROFESSIONAL DEVELOPMENT ALSO WERE DISCUSSED.
Arquivo:
DIS_MEST20090414_IACHEL GUSTAVO.pdf
Tamanho:
4949 Kb (4949582 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2009 ÀS 14:56:25
Atualizado:
08/09/2009 ÀS 14:56:25
Visitas:
984
Última Visita em :
23/06/2024 ÀS 18:38:11
Downloads:
97
Último Download em :
29/02/2024 ÀS 13:24:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por