Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA SOB A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE
Autor:
RANCHE, PRISCILA MACHADO
Email:
priranche@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Drª. CUNHA, ANA MARIA DE OLIVEIRA
Data de Defesa:
28/04/2006
Palavras-Chave (PT):
ÁGUA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
SUSTENTABILIDADE
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO-SE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA COMO RECURSO NATURAL E LEVANDO-SE EM CONTA O FATO DO TEMA ESTAR RELACIONADO A UMA RELEVANTE QUESTÃO AMBIENTAL, DEVIDO À MÁ UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS HÍDRICOS E EM FUNÇÃO DAS CONSEQÜÊNCIAS DESTA, QUE JÁ SE FAZEM SENTIR NA NOSSA REALIDADE SOCIAL, O OBJETIVO INICIAL DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTE TEMA VINHA SENDO ABORDADO NA ESCOLA E SE ESTA ABORDAGEM GERAVA CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES COERENTES COM A SUSTENTABILIDADE. A CONSTATAÇÃO DE QUE A TEMÁTICA NÃO ESTAVA SENDO TRABALHADA DA MANEIRA CONSIDERADA COMO MAIS ADEQUADA À DISCUSSÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, RESULTOU NA POSSIBILIDADE DE INTERVIR NA REALIDADE DA ESCOLA, BUSCANDO PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS QUE PUDESSEM SER UTILIZADOS COM AQUELE PROPÓSITO. ASSIM, ANALISOU-SE A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR COM ALUNOS DE UMA QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL O TEMA ÁGUA, SOB A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE, UTILIZANDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E, DIANTE DESTA PERSPECTIVA, OS OBJETIVOS DA PESQUISA SE AMPLIARAM. CONSIDEROU-SE A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, PARTINDO SEMPRE DA PRÁTICA SOCIAL ATUAL, CONTEXTUALIZADA, PARA EM SEGUIDA PASSAR À TEORIA QUE NORTEIA ESSA PRÁTICA COTIDIANA, A FIM DE CHEGAR A UMA NOVA PRÁTICA SOCIAL, MAIS CONCRETA E COERENTE COM A FINALIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. ASSIM, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS SEGUNDO OS MOMENTOS METODOLÓGICOS PROPOSTOS POR DEMEVAL SAVIANI: A PRÁTICA SOCIAL INICIAL, A PROBLEMATIZAÇÃO, A INSTRUMENTALIZAÇÃO, A CATARSE E A PRÁTICA SOCIAL FINAL, QUE MOSTRARAM-SE ADEQUADAS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENT EDUCATION
HISTORICAL AND CRITICAL PEDAGOGY
SUSTENTABILITY
WATER
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE IMPORTANCE OF THE WATER AS A NATURAL RESOURCE AND TAKING ACCOUNT THE FACT OF THE THEME BE RELATED TO A RELEVANT ENVIRONMENT SUBJECT, DUE TO THE BAD UTILIZATION AND THE CONSEQUENCES OF IT CAN BE FELT IN OUR SOCIAL REALITY, THE AIM OF THIS PROJECT IS VERIFY AS THIS THEME HAS BEEN APPROACHED AT SCHOOL AND IT CREATED CONTRIBUTIONS FOR THE DEVELOPMENT OF COHERENT ATTITUDES WITH THE SUSTENTABILITY. THERE WAS ALSO WORRIMENT OF INTERVENE IN THE SCHOOL REALITY, SEARCHING FOR PEDAGOGICAL PROCEDURES THAT COULD BE USED QITH THIS REASON. THUS IT WAS ANALIZED THE POSSIBILITY OF WORKING - WITH FIFTH GRADE STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL - THE THEME WATER, ABOUT THE PERSPECTIVE OF SUSTENTABILITY, THROUGH OF HISTORICAL AND CRITICAL PEDAGOGY, AS A THEORETICAL REFERENCE IN ENVIRONMENT EDUCATION. WE CONSIDER THE NECESSITY OF WORKING, INDIVIDUALLY OR COLLECTIVELY, ALWAYS WITH THE ACTUAL AND SOCIAL PRACTICE, CONTEXTUALIZED, TO AFTER THAT START THE THEORY THAT DIRECTS THE EVERY DAY PRACTICE, SO AS TO GET A NEW SOCIAL PRACTICE, MORE CONCRETE AND COHERENT WITH THE PURPOSE OF SOCIAL TRANSFORMATION. THUS THE ACTIVITIES WERE DEVELOPED ACCORDING TO THE METHODOLOGICAL MOMENTS PROPOSED BY DERMEVAL SAVIANI: THE INITIAL SOCIAL PRACTICE, THE PROBLEMATIC, THE INSTRUMENTALIZATION, THE CATHARSIS AND THE FINAL SOCIAL PRACTICE.
Arquivo:
DIS_MEST20060428_RANCHE PRISCILA MACHADO.pdf
Tamanho:
10952 Kb (10952822 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/05/2007 ÀS 18:39:48
Atualizado:
11/05/2007 ÀS 18:39:48
Visitas:
1668
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 14:43:46
Downloads:
161
Último Download em :
15/07/2022 ÀS 17:57:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por