Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS E OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autor:
GOMES, PAULO CÉSAR
Email:
pcgomes21@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. LUNA, SÉRGIO VASCONCELOS DE
Data de Defesa:
31/08/2005
Palavras-Chave (PT):
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
ENSINO DE CIÊNCIAS
SÉRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRECONIZAM, COMO OBJETIVOS DE ENSINO, A AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE DISTINTAS CAPACIDADES QUE, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SÃO INFERIDAS A PARTIR DE ?FAZERES? DOS ALUNOS. CONTUDO, PROPOR ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS CONSISTENTES COM O TRATAMENTO CURRICULAR DESSES ?FAZERES? (SABER FAZER COMO CONTEÚDO CURRICULAR) MOSTRA-SE INSUFICIENTE PARA INDUZIR MUDANÇAS EM PRÁTICAS DE ENSINO COMPROMETIDAS COM A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ESSE ESTUDO AVALIOU SE INTERAÇÕES PLANEJADAS ENTRE O PESQUISADOR E PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE DUAS UNIDADES DIDÁTICAS CONTRIBUIRIAM PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE SABERES DOCENTES ASSOCIADOS COM A SELEÇÃO DE OBJETIVOS DE ENSINO, COM A ESCOLHA DE PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COMPATÍVEIS COM TAIS OBJETIVOS E COM A INTERPRETAÇÃO DAS MEDIDAS DE APRENDIZAGEM. PARTICIPARAM QUATRO PROFESSORAS DO 2º CICLO (3ª E 4ª SÉRIES) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. TODAS AS ATIVIDADES DE COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS NA PRÓPRIA ESCOLA. NA FASE I OCORREU A CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, POR MEIO DE ENTREVISTAS E DE ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS PELAS PARTICIPANTES. NA FASE II OCORRERAM INTERAÇÕES ENTRE O PESQUISADOR E CADA PROFESSORA INDIVIDUALMENTE PARA O PLANEJAMENTO, A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA (UD1) SOBRE TEMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS SELECIONADO PELA PROFESSORA. EM ENTREVISTAS REALIZADAS NA FASE III FORAM COMPARADAS AS AULAS MINISTRADAS ANTES E APÓS A UD1. EM SEGUIDA, NAS FASES IV, V E VI OCORRERAM O PLANEJAMENTO, A EXECUÇÃO E A AVALIAÇÃO DA SEGUNDA UNIDADE DIDÁTICA, COM OS MESMOS PROCEDIMENTOS ADOTADAS NAS FASES I, II E III, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS PRINCIPAIS FORAM: (A) PREDOMÍNIO DE ?AULA EXPOSITIVA UNIDIRECIONAL? NA CONDUÇÃO DAS UNIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES EM QUESTÃO; (B) AS PROFESSORAS PRIMARAM PELO ENSINO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS EM DETRIMENTO DOS DEMAIS TIPOS, SENDO QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FORAM EXECUTADAS INDEPENDENTE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS; (C) AS DOCENTES INTERPRETARAM DISTINTAMENTE AS MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DAS CAPACIDADES EXPRESSAS NOS PCN?S, AOS FAZERES DEMONSTRADOS PELOS ALUNOS E POR ELAS PRÓPRIAS; (D) DURANTE O CONTATO COM AS UNIDADES IMPLEMENTADAS, AS PROFESSORAS PUDERAM ?EXPERIMENTAR? UM CONTATO MAIS COERENTE COM PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTEMPLASSEM EXPLICITAMENTE A APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES MODALIDADES DE CONTEÚDOS, INCLUSIVE OS PROCEDIMENTAIS; (E) AS PROFESSORAS FORAM CAPAZES DE MOBILIZAR SABERES NA BUSCA POR E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE MELHOR SE ADEQUASSE ÀS IMEDIATAS NECESSIDADES DOS ALUNOS, BEM COMO, NA INTERPRETAÇÃO DE FAZERES COMO EXPRESSÃO DE CAPACIDADES E AS APRENDIZAGENS IMEDIATAMENTE RESULTANTES. INVESTIGAR PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DESSAS PRÁTICAS, ALIADO À PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE QUANTO AOS SABERES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS JUSTIFICAM A CONTINUIDADE DOS ESTUDOS RELATADOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
PRIMARY SCHOOL
PROCEDURAL CONTENT
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THIS WORK INVESTIGATED EDUCATIONAL PRACTICE ABOUT SCIENCE TEACHING IN PRIMARY SCHOOL, REGARDING THE DIFFERENT CURRICULAR CONTENTS MODALITIES. THE AIM WAS EVALUATED IF PLANNED INTERVENTION BETWEEN RESEARCHER AND FOUR IN-SERVICE PUBLIC PRIMARY TEACHERS TO ELABORATE AND TO CARRY OUT A DIDACTIC UNIT COULD SUPPORT THE DEVELOPMENT OF SKILLS RELATED WITH PROCEDURAL CONTENT TEACHING AND ASSESSMENT. THE DATA WERE GATHERED IN TEACHERS? SCHOOL IN THE FOLLOWING SEQUENCE: A) INTERVIEWS AND CLASS OBSERVATIONS; B) PLANNING, PERFORMING AND OBSERVING TWO DIDACTIC UNITS; C) DIDACTIC UNITS EVALUATION. THE DIDACTIC UNITS PERFORMED SHOWED LARGER TEACHING ACTS DIVERSITY THAN PREVIOUS TEACHERS? PRACTICES. ALSO, EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DIDACTIC UNITS ALLOWED THE DEVELOPMENT AND EMISSION OF DIFFERENT BEHAVIORAL MEASURES CONCERNED TO SELECTED TEACHING PURPOSES. TO SEARCH FOR PROCEDURES THAT COULD PROMOTE PRIMARY TEACHERS? AUTONOMY IN SELECTION AND PERFORMANCE OF THESE EDUCATIONAL PRACTICES CONNECTED WITH TEACHING PROFESSIONAL QUALIFICATION PROGRAMS ABOUT CONCEPTUAL KNOWLEDGE OR CONTENT (FACTS, PRINCIPLES AND CONCEPTS) IN NATURAL SCIENCE DOMAIN JUSTIFY THE CONTINUANCE OF RELATED STUDIES.
Arquivo:
DIS_MEST20050831_GOMES PAULO CESAR.pdf
Tamanho:
1634 Kb (1634334 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/09/2009 ÀS 14:40:44
Atualizado:
08/09/2009 ÀS 14:40:44
Visitas:
1241
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 15:44:40
Downloads:
77
Último Download em :
24/09/2020 ÀS 22:28:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por