OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL PRECONIZAM, COMO OBJETIVOS DE ENSINO, A AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE
DISTINTAS CAPACIDADES QUE, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SÃO INFERIDAS A PARTIR DE ?FAZERES? DOS ALUNOS.
CONTUDO, PROPOR ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS CONSISTENTES COM O TRATAMENTO CURRICULAR DESSES
?FAZERES? (SABER FAZER COMO CONTEÚDO CURRICULAR) MOSTRA-SE INSUFICIENTE PARA INDUZIR MUDANÇAS
EM PRÁTICAS DE ENSINO COMPROMETIDAS COM A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS NO ENSINO DE
CIÊNCIAS. ESSE ESTUDO AVALIOU SE INTERAÇÕES PLANEJADAS ENTRE O PESQUISADOR E PROFESSORAS DAS
SÉRIES INICIAIS PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE DUAS UNIDADES DIDÁTICAS CONTRIBUIRIAM PARA A
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE SABERES DOCENTES ASSOCIADOS COM A SELEÇÃO DE OBJETIVOS DE
ENSINO, COM A ESCOLHA DE PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COMPATÍVEIS COM TAIS OBJETIVOS E COM
A INTERPRETAÇÃO DAS MEDIDAS DE APRENDIZAGEM. PARTICIPARAM QUATRO PROFESSORAS DO 2º CICLO (3ª E
4ª SÉRIES) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. TODAS AS ATIVIDADES DE COLETA DE
DADOS FORAM REALIZADAS NA PRÓPRIA ESCOLA. NA FASE I OCORREU A CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS
EDUCATIVAS, POR MEIO DE ENTREVISTAS E DE ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS PELAS
PARTICIPANTES. NA FASE II OCORRERAM INTERAÇÕES ENTRE O PESQUISADOR E CADA PROFESSORA
INDIVIDUALMENTE PARA O PLANEJAMENTO, A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
(UD1) SOBRE TEMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS SELECIONADO PELA PROFESSORA. EM ENTREVISTAS
REALIZADAS NA FASE III FORAM COMPARADAS AS AULAS MINISTRADAS ANTES E APÓS A UD1. EM SEGUIDA,
NAS FASES IV, V E VI OCORRERAM O PLANEJAMENTO, A EXECUÇÃO E A AVALIAÇÃO DA SEGUNDA UNIDADE
DIDÁTICA, COM OS MESMOS PROCEDIMENTOS ADOTADAS NAS FASES I, II E III, RESPECTIVAMENTE. OS
RESULTADOS PRINCIPAIS FORAM: (A) PREDOMÍNIO DE ?AULA EXPOSITIVA UNIDIRECIONAL? NA CONDUÇÃO DAS
UNIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES EM QUESTÃO; (B) AS PROFESSORAS PRIMARAM PELO ENSINO
DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS EM DETRIMENTO DOS DEMAIS TIPOS, SENDO QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
FORAM EXECUTADAS INDEPENDENTE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS; (C) AS DOCENTES
INTERPRETARAM DISTINTAMENTE AS MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DAS CAPACIDADES EXPRESSAS NOS
PCN?S, AOS FAZERES DEMONSTRADOS PELOS ALUNOS E POR ELAS PRÓPRIAS; (D) DURANTE O CONTATO COM AS
UNIDADES IMPLEMENTADAS, AS PROFESSORAS PUDERAM ?EXPERIMENTAR? UM CONTATO MAIS COERENTE
COM PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTEMPLASSEM EXPLICITAMENTE A APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES
MODALIDADES DE CONTEÚDOS, INCLUSIVE OS PROCEDIMENTAIS; (E) AS PROFESSORAS FORAM CAPAZES DE
MOBILIZAR SABERES NA BUSCA POR E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE MELHOR SE
ADEQUASSE ÀS IMEDIATAS NECESSIDADES DOS ALUNOS, BEM COMO, NA INTERPRETAÇÃO DE FAZERES COMO
EXPRESSÃO DE CAPACIDADES E AS APRENDIZAGENS IMEDIATAMENTE RESULTANTES. INVESTIGAR
PROCEDIMENTOS QUE GARANTAM AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DESSAS PRÁTICAS, ALIADO À PROGRAMAS DE
QUALIFICAÇÃO DOCENTE QUANTO AOS SABERES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS JUSTIFICAM A CONTINUIDADE DOS
ESTUDOS RELATADOS. |