Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
DA CAPACITAÇÃO EM TOXICOLOGIA, PSICOFARMACOLOGIA E LEGISLAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A PREVENÇÃO EDUCACIONAL AO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.
Autor:
CARDIA, EDSON
Email:
edson@cardia.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Dr. ARRUDA, SÉRGIO DE MELLO
Data de Defesa:
04/08/2009
Palavras-Chave (PT):
CAPACITAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PREVENÇÃO EDUCACIONAL
PSICOFARMACOLOGIA
SUBSTANCIAS PSICOATIVAS
TOXICOLOGIA
Resumo Original (PT):
A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PREVENÇÃO EDUCACIONAL DO ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA) RECORRE NECESSARIAMENTE A UM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SABERES RELACIONADOS COM PSICOFARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA, DISCIPLINAS ATUALMENTE NÃO DISPONIBILIZADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DESSES DOCENTES. ESTUDA-SE O PAPEL DESENHADO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL NO QUE SE REFERE ÀS METAS DE PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS PELA NOVA ESTRUTURA LEGISLATIVA E PELOS RECENTES POSICIONAMENTOS DOS TRIBUNAIS NOS CASOS QUE ENVOLVEM ESTA PROBLEMÁTICA, ORIENTANDO-O FORTEMENTE A SER TRATADO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO ONDE UM DOS ATORES PRINCIPAIS É O PROFESSOR. INCUMBIDOS DESSA ESPECIAL RESPONSABILIDADE, DE ELEVADA COMPLEXIDADE, SE DESPREPARADOS, ESSES PROFESSORES SERÃO OBSTADOS DE REALIZÁ-LA COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA. AS QUESTÕES RESPONDIDAS NESTA TESE FIXARAM-SE EM ELUCIDAR OS ASPECTOS DA NECESSIDADE E DE COMO CAPACITAR PROFESSORES DAQUELAS DISCIPLINAS PARA ATUAREM DENTRO DAS ESCOLAS COMO PROFISSIONAIS DA PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA). CONCEBEU-SE UM CORPO DE CONHECIMENTOS COMPORTANDO OS SABERES CIENTÍFICO E DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, CUIDANDO-SE QUE OS DOCENTES DEVAM CONTEMPLAR OS ASPECTOS EMOCIONAL E RACIONAL QUE A ABORDAGEM DO TEMA EXIGE. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI APLICADA JUNTO A DUAS TURMAS DE LICENCIANDOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNESP-BAURU, DURANTE DOIS SEMESTRES, AFERINDO-SE OS CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES E OS APROPRIADOS APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA CAPACITAÇÃO. A CAPACITAÇÃO INCLUIU CONHECIMENTOS DOS ASPECTOS LEGAIS APLICÁVEIS AO SETOR EDUCACIONAL E DE DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL, PRÁTICOS E RELACIONADOS COM QUESTÕES POLÊMICAS PASSÍVEIS DE CONFRONTAÇÃO PELOS DOCENTES, EM SALA DE AULA. ESTUDOU-SE A LEI FEDERAL Nº 11.343 DE 23/8/2006, A VIGENTE LEI ANTIDROGAS. A EFICÁCIA DA CAPACITAÇÃO NOS MOLDES PESQUISADOS FOI AVALIADA EM CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE BAURU OBTENDO-SE RESULTADOS POSITIVOS, APARENTEMENTE EM SUA INTEGRALIDADE. AS EVIDÊNCIAS DEMONSTRAM QUE A CAPACITAÇÃO EFETIVAMENTE FOI PRODUTIVA PARA OS PARTICIPANTES EM TERMOS DE APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. OS SUJEITOS DA PESQUISA MANIFESTARAM SENSAÇÃO DE SEGURANÇA QUANDO SE DIRIGIRAM PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, NOTANDO-SE, PRESERVADA A SUBJETIVIDADE, A DISPOSIÇÃO PARA PRODUZIR MUDANÇAS NAS DEFICIÊNCIAS PERTINENTES À ABORDAGEM DO TEMA. PERFILHOU-SE POR DESACONSELHAR A ADOÇÃO DE MEDIDAS PONTUAIS, A EXEMPLO DE DETERMINADAS CAMPANHAS ESCOLARES NAS QUAIS ESCOLAS UTILIZAM ―ESPECIALISTAS‖ ESTRANHOS AO TRABALHO DOCENTE E À ROTINA ESCOLAR. DEFENDE-SE QUE O TEMA ―DROGAS‖ NOS LIMITES DA PREVENÇÃO EDUCACIONAL DEVE SER TRATADO, À LUZ DA INTERDISCIPLINARIDADE, POR PROFESSORES, ASPECTO QUE NÃO TEM SIDO PLENAMENTE RECONHECIDO. MESMO ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS DURANTE A PESQUISA SE MOSTRARAM INCONSISTENTES COMO MATERIAL DE APOIO NESSE TEMA PORQUE POBRES EM INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS E EVENTUALMENTE INADEQUADOS. A TESE EVIDENCIOU A INDEPENDÊNCIA DOS CAPACITANDOS EM RELAÇÃO A ESSES RECURSOS. ASPECTOS INERENTES AOS POSICIONAMENTOS PESSOAIS E ÀS POSTURAS DOS PROFESSORES DIANTE DO TEMA FOI INVESTIGADO E DISCUTIDO OBTENDO-SE CONCLUSÕES QUE APONTAM NO SENTIDO DA IMPESSOALIDADE. COM ADAPTAÇÕES, O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PODE SER ESTENDIDO PARA PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. AS SITUAÇÕES DE ABSENTEÍSMO PROFISSIONAL EM ENSINAR ESTA MATÉRIA PODEM SER CORRIGIDAS PELA CAPACITAÇÃO E COM O EMPENHO CONJUNTO DO PODER PÚBLICO. É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SUPEREM BARREIRAS E PRECONCEITOS PARA DESEMPENHAR A PREVENÇÃO EDUCACIONAL. ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL PREVISTA NESTA PESQUISA, TUDO QUANTO FOI DESENVOLVIDO PODE SER UTILIZADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA. SUGERE-SE A REVISÃO DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VISANDO A INSERIR CONTEÚDOS DE PSICOFARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA. PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, É NECESSÁRIO ESTREITAR AINDA MAIS OS LAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE.
Título (EN):
TEACHERS´EDUCATION IN TOXICOLOGY, PSYCHOPHARMACOLOGY AND LAW IN THE PRESERVICE TEACHER EDUCATION OF BIOLOGY AND SCIENCES FOR EDUCATIONAL PREVENTION OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES ABUSE.
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL PREVENTION
ENABLING
PSYCHOACTIVE SUBSTANCES
PSYCHOPHARMACOLOGY
TEACHERS´ EDUCATION
TEACHERS´ FORMATION
TOXICOLOGY
Resumo Original (EN):
THE PERFORMING OF TEACHERS OF SCIENCE AND BIOLOGY IN THE EDUCATIONAL PREVENTION OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES (SPA) ABUSE NECESSARILY USES A PROCESS OF ACQUIRING KNOWLEDGE RELATED TO PSYCHOPHARMACOLOGY, TOXICOLOGY, SUBJECTS NOT CURRENTLY AVAILABLE IN THE INITIAL FORMATION OF TEACHERS. THIS STUDY REVEALS THE ROLE DESIGNED FOR THE EDUCATIONAL SYSTEM WITH REGARD TO THE GOALS OF PREVENTION OF DRUG ABUSE BY THE NEW LEGISLATIVE STRUCTURE AND THE PLACEMENT OF THE COURTS IN RECENT CASES INVOLVING THIS ISSUE, ADVISING IT STRONGLY TO BE TREATED FROM THE PERSPECTIVE OF EDUCATION WHERE ONE OF THE MAIN ACTORS IS THE TEACHER. TAKING IN CONSIDERATION THAT THIS IS A TASK OF SPECIAL RESPONSIBILITY AND HIGH COMPLEXITY, IF UNPREPARED, THESE TEACHERS WILL BE HINDERED TO DO SO WITH EFFICIENCY AND EFFECTIVENESS. THE QUESTIONS ANSWERED IN THIS THESIS WERE SET UP TO ELUCIDATE THE NECESSITY´S ASPECTS TO TEACHERS´FORMATIONS TO WORK AS PROFESSIONALS WITHIN THE SCHOOLS TO PREVENT THE ABUSE OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES (SPA).IT WAS CONCEIVE A KNOWLEDGE´S FRAME INCLUDING SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND HEALTH EDUCATION, TAKING CARE TO THAT TEACHERS CONTEMPLATE THE EMOTIONAL AND RATIONAL ASPECTS REQUIRED BY THE SUBJECT APPROACHING. THE SEARCH OF QUALITATIVE APPROACH WAS APPLIED AMONG TWO CLASSES OF ENDING DEGREE STUDENTS OF BIOLOGICAL SCIENCES, COLLEGE OF SCIENCES, UNESP-BAURU, FOR TWO SEMESTERS, CHECKING UP THEIR KNOWLEDGE AND PRE-EXISTING CONCEPTIONS AND ACQUIRED AFTER THE IMPLEMENTATION OF TRAINING. THE ENABLE PROCEEDING INCLUDED APPLICABLE KNOWLEDGE OF LEGAL ASPECTS FOR THE EDUCATION, CRIMINAL LAW, CRIMINAL PROCEEDING, AND PRACTICAL ISSUES RELATED TO CONTROVERSIAL SUBJECT OF POSSIBLE CONFRONTATION BY TEACHERS IN THE CLASSROOM. WAS STUDIED THE FEDERAL ACT NO 11343 OF 8/23/2006, THE CURRENT DRUG LAW. THE FORMATION´S EFFECTIVENESS WAS EVALUATED ALONG THE LINES INVESTIGATED IN FIVE STATE HIGH SCHOOLS IN BAURU REACHING POSITIVE RESULTS, APPARENTLY IN ITS ENTIRETY. THE EVIDENCE SHOWS THAT THE FORMATION WAS EFFECTIVELY PRODUCTIVE FOR THE PARTICIPANTS IN TERMS OF CONCEPTUAL, PROCEDURAL AND ATTITUDINAL CONTENTS APPROPRIATION THE RESEARCH´S PARTICIPANTS DEMONSTRATED PRONOUNCED SENSE OF ASSURANCE WHEN MOVED TOWARD TO THE TEACHING TRAINING, AND PERCEIVE, PRESERVED THE SUBJECTIVITY, THE MOOD TO MAKE CHANGES IN RELEVANT DEFICIENCIES TO THE APPROACH OF THE SUBJECT. THIS THESIS IS AFFILIATE TO ADVISE BY THE ADOPTION OF PUNCTUAL PROVIDENCES, SUCH AS EDUCATIONAL CAMPAIGNS IN WHICH SOME SCHOOLS USE "EXPERTS‖ FOREIGN TO THE TEACHING AND TO SCHOOL ROUTINE. IT ARGUES THAT THE THEME OF "DRUGS" WITHIN THE LIMITS OF PREVENTION EDUCATION SHOULD BE STUDIED BY TEACHERS AND NOT BY OTHER PROFESSIONALS, FEATURE WHICH HAS NOT BEEN FULLY RECOGNIZED EVEN BY SOME TEXTBOOKS EXAMINED DURING THE SEARCH AND WERE SHOWED INCONSISTENT LIKE A MATERIAL SUPPORT IN THIS ISSUE BECAUSE DEVOID OF CONTENTS AND POSSIBLY INAPPROPRIATE. THE RESEARCH HAS EMPHASIZED THE PARTICIPANT´S DETACHMENT RELATING TO THIS RESOURCES. ASPECTS OF THE PERSONAL POSITIONS AND ATTITUDES OF TEACHERS CONFRONTED WITH MATTER WAS INVESTIGATED AND DISCUSSED OBTAINING CONCLUSIONS THAT POINT TO IMPERSONALITY. TROUGH ADJUSTMENTS THE ENABLE´S PROGRAM FOR TEACHERS MAY BE EXTENDED TO OTHER AREAS OF KNOWLEDGE. THE PROFESSIONAL ABSENTEEISM SITUATIONS ON TEACHING THIS SUBJECT CAN BE RECLAIMED BY TRAINING AND THE EDUCATIONAL PUBLIC AUTHORITIES. IT IS NECESSARY THAT TEACHERS OF SCIENCES AND BIOLOGY, OVERCOME BARRIERS AND PREJUDICES TO CARRY OUT THE EDUCATIONAL PREVENTION. BESIDES THE INITIAL FORMATION CARE IS PROPOSED BY THIS RESEARCH, EVERYTHING THAT WAS DEVELOPED CAN BE USED FOR CONTINUING EDUCATION. CHANGES IN THE CURRICULUM OF THE BIOLOGICAL SCIENCES GRADUATION WERE SUGGESTED AIMING TO INSERT THE CONTENTS OF PSYCHOPHARMACOLOGY AND TOXICOLOGY. TO ENABLE THE TEACHERS, IS NECESSARY TO FURTHER STRENGTHENING LINKAGES AMONG THE UNIVERSITY AND SOCIETY.
Arquivo:
TES_DOUT20090804_CARDIA EDSON.pdf
Tamanho:
3326 Kb (3326472 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/09/2009 ÀS 10:07:38
Atualizado:
02/09/2009 ÀS 10:07:38
Visitas:
1430
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 19:22:45
Downloads:
63
Último Download em :
09/12/2020 ÀS 08:16:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por