Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE ELETROSTÁTICA ? A HISTÓRIA DA CIÊNCIA CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE SUBSUNÇORES.
Autor:
BOSS, SERGIO LUIZ BRAGATTO
Email:
serginho@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Drª. GOBARA, SHIRLEY TAKECO
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Data de Defesa:
17/02/2009
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
ELETROSTÁTICA
ENSINO DE FÍSICA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
SUBSUNÇORES
Resumo Original (PT):
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA FORNECER SUBSÍDIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS FÍSICOS. NESTA PESQUISA, PROMOVEMOS DISCUSSÕES SOBRE TEXTOS HISTÓRICOS DE FONTE PRIMÁRIA EM SALA DE AULA, EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL III DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. O OBJETIVO FOI VERIFICAR SE ESTAS DISCUSSÕES FORAM PROFÍCUAS PARA PROMOVER A AQUISIÇÃO DE SUBSUNÇORES, PELOS GRADUANDOS, PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CARGA ELÉTRICA, DE ELETRIZAÇÃO E DE MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUE PODE SER CLASSIFICADA COMO ESTUDO DE CASO. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E NO CONCEITO DE ORGANIZADOR PRÉVIO. A COLETA DE DADOS CONSISTIU EM APLICAR UM QUESTIONÁRIO INICIAL PARA A AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS. EM SEGUIDA, FORAM APLICADOS TRÊS TEXTOS HISTÓRICOS, DE FONTE PRIMÁRIA, DE ELETROSTÁTICA DO SÉCULO XVIII (S. GRAY, C. F. DU FAY E B. FRANKLIN), E ENTÃO APLICAMOS UM SEGUNDO QUESTIONÁRIO, PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE OS GRADUANDOS ADQUIRIRAM COM AS DISCUSSÕES DOS TEXTOS HISTÓRICOS. OS TEXTOS FORAM APLICADOS ANTES DE O PROFESSOR MINISTRAR O CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA DA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL III, COM O OBJETIVO DE FORNECER AOS GRADUANDOS CONHECIMENTOS RELEVANTES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DESTE CONTEÚDO. O TRATAMENTO E A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS FORAM FEITOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, A QUAL SUBSIDIOU A SISTEMATIZAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS BRUTOS. OS DADOS REVELAM QUE PARTE DOS GRADUANDOS ADQUIRIU ASPECTOS IMPORTANTES DOS TEXTOS DISCUTIDOS, E DESTA FORMA, PASSARAM A TER DISPONÍVEIS, EM SUA ESTRUTURA COGNITIVA, ALGUNS SUBSUNÇORES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CARGA ELÉTRICA, DE ELETRIZAÇÃO E DE MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES. TENDO EM VISTA ESTES SUBSUNÇORES ADQUIRIDOS, DISCUTIMOS DE QUE FORMA ELES PODEM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS MENCIONADOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ELECTROSTATIC
HISTORY OF SCIENCE
MEANINGFUL VERBAL LEARNING
PHYSICS EDUCATION
SUBSUMERS
Resumo Original (EN):
THE HISTORY OF SCIENCE CAN BE AN IMPORTANT TOOL TO SUPPLY SUBSIDIES FOR THE MEANINGFUL LEARNING OF PHYSICAL CONCEPTS. IN THIS RESEARCH, WE PROMOTED DISCUSSIONS ABOUT HISTORICAL TEXTS OF PRIMARY SOURCE IN CLASSROOM, WITH UNIVERSITY STUDENTS OF PHYSICS, IN A DISCIPLINE OF GENERAL PHYSICS III. THE GOAL WAS TO VERIFY IF THESE DISCUSSIONS WERE USEFUL TO PROMOTE THE ACQUISITION OF SUBSUMERS FOR THE MEANINGFUL LEARNING OF THE ELECTRIC CHARGE CONCEPT, ELECTRIFICATION CONCEPT AND CONDUCTING AND INSULATING MATERIALS CONCEPT. THIS IS A QUALITATIVE RESEARCH, THAT IT CAN BE CLASSIFIED AS A STUDY OF CASE. THE RESEARCH IS FOUNDED IN THE THEORY OF MEANINGFUL VERBAL LEARNING OF DAVID AUSUBEL AND IN ADVANCE ORGANIZER'S CONCEPT. THE COLLECTION OF DATA CONSISTED IN APPLYING AN INITIAL QUESTIONNAIRE FOR THE EVALUATION OF RELEVANT CONCEPTS IN THE LEARNER?S COGNITIVE STRUCTURE, SOON AFTERWARDS THEY WERE APPLIED THREE HISTORICAL TEXTS OF PRIMARY SOURCE OF ELECTROSTATICS OF THE 18TH CENTURY (S. GRAY, C. F. DU FAY AND B. FRANKLIN), AND THEN WE APPLIED A SECOND QUESTIONNAIRE TO EVALUATE THE KNOWLEDGE THAT THE LEARNERS ACQUIRED WITH THE DISCUSSIONS OF THE HISTORICAL TEXTS. THE TEXTS WERE APPLIED BEFORE PROFESSOR SUPPLY THE CONTENT OF ELECTROSTATICS, WITH THE GOAL OF SUPPLYING TO THE LEARNERS RELEVANT KNOWLEDGE FOR THE MEANINGFUL LEARNING OF THIS CONTENT. THE TREATMENT AND THE ANALYSIS OF THE COLLECTED DATA WERE MADE WITH BASE IN THE CONTENT ANALYSIS THEORY, WHICH SUBSIDIZED THE SYSTEMIZATION AND CATEGORIZATION OF THE DATA. THE DATA REVEAL THAT SOME LEARNERS ACQUIRED IMPORTANT ASPECTS OF THE DISCUSSED TEXTS, AND THIS WAY, THEY STARTED TO HAVE AVAILABLE IN HIS COGNITIVE STRUCTURE SOME SUBSUMERS FOR THE MEANINGFUL LEARNING OF THE ELECTRIC CHARGE CONCEPT, ELECTRIFICATION CONCEPT AND CONDUCTING AND INSULATING MATERIALS CONCEPT. AT THE FINISH, WE DISCUSSED HOW THESE SUBSUMERS CAN AID IN THE MEANINGFUL LEARNING OF THE MENTIONED CONCEPTS.
Arquivo:
DIS_MEST20090217_BOSS SERGIO LUIZ BRAGATTO.pdf
Tamanho:
591 Kb (591000 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/09/2009 ÀS 09:21:46
Atualizado:
02/09/2009 ÀS 09:21:46
Visitas:
1681
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 06:18:52
Downloads:
137
Último Download em :
10/05/2019 ÀS 06:23:39
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por