Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O ERRO EM SALA DE AULA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
Autor:
SOUZA FILHO, MOACIR PEREIRA DE
Email:
moacir@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. PACCA, JESUINA LOPES DE ALMEIDA
Dr. ASSIS, ANDRE KOCH TORRES DE
Dr. MARTINS, ANDRE FERRER PINTO
Data de Defesa:
25/05/2009
Palavras-Chave (PT):
ELETROMAGNETISMO
ENSINO DE FÍSICA
GASTON BACHELARD
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO É A TESE DE QUE O PROCESSO DIALÉTICO ENTRE O ERRO E A VERDADE, ENTRE A RAZÃO E A EXPERIÊNCIA, PROPICIA A FORMAÇÃO DE NOVAS ZONAS DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO E, CONSEQÜENTEMENTE, CONTRIBUI PARA A AQUISIÇÃO DE UM CONHECIMENTO MAIS SISTEMATIZADO E MAIS ELABORADO. O ESTUDO DA EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD POR MEIO DE SUAS CARACTERÍSTICAS: HISTÓRICA, DESCONTINUÍSTA, DIALÉTICA E RACIONALISTA, E TAMBÉM, PELAS NOÇÕES DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E PERFIL EPISTEMOLÓGICO, FORNECE SUBSÍDIOS QUE NOS AJUDAM A COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ERRO E DA VERDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA TEÓRICA E EMPÍRICA. PRIMEIRAMENTE, POR MEIO DE UMA RECORRÊNCIA HISTÓRICA REGRESSAMOS À HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. AS CONCEPÇÕES DESTE PERÍODO SE ENQUADRAM EM DUAS REGIÕES DO PERFIL: IDÉIA DE AÇÃO A DISTÂNCIA E NOÇÃO DA TEORIA DE CAMPO. PUDEMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DO ERRO E DA VERDADE PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA ZONA DO PERFIL. EM SEGUIDA, NO CAMPO PEDAGÓGICO, FIZEMOS UMA PESQUISA DE CAMPO. ELABORAMOS UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DENOMINADO ?FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO ELETROMAGNETISMO? E, APLICAMOS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNESP/BAURU DURANTE O ANO LETIVO DE 2006. OS ENCONTROS OCORRIAM QUINZENALMENTE, NOS QUAIS, ESTUDÁVAMOS ALGUNS EPISÓDIOS HISTÓRICOS RELEVANTES DA TEMÁTICA PROPOSTA. A METODOLOGIA DE ANÁLISE FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS DO PROCESSO DE PSICANÁLISE PROPOSTAS POR SANTOS (1998): NA CONSCIENTIZAÇÃO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO LOGO NO PRIMEIRO DIA DE AULA. A DESESTRUTURAÇÃO CONSISTIU NA GRAVAÇÃO DOS ENCONTROS PARA ANÁLISES (GRAVAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS). ESTA ETAPA FOI DIVIDIDA EM DOIS MÓDULOS QUE OCORRERAM NO PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS. NO PRIMEIRO MÓDULO, ESTUDAMOS O PERÍODO ATÉ A DESCOBERTA DO ELETROMAGNETISMO E, NO SEGUNDO MÓDULO, SUAS INTERPRETAÇÕES POSTERIORES. OS DADOS FORAM APRESENTADOS POR MEIO DE TRECHOS RELEVANTES PARA ANÁLISES. NA FAMILIARIZAÇÃO, NO FINAL DOS MÓDULOS, OS ALUNOS RESPONDERAM A NOVOS QUESTIONÁRIOS SÍNTESES. DURANTE A PESQUISA, PROCURAMOS ESTABELECER UMA RELAÇÃO DAS IDÉIAS COM AS DIFERENTES ZONAS DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO. FINALMENTE, FIZEMOS ALGUMAS ENTREVISTAS COM ALUNOS APROXIMADAMENTE DEPOIS DE TRANSCORRIDOS DOIS ANOS DE ENCERRAMENTO DO CURSO. COM BASE NISSO, APRESENTAMOS OS RESULTADOS E AS DISCUSSÕES FINAIS.
Título (EN):
ERROR IN THE CLASSROOM: SUBSIDIES TO THE ELECTROMAGNETISM?S LEARNING PROCESS
Palavras-Chave (EN):
ELECTROMAGNETISM
GASTON BACHELARD
HISTORY OF SCIENCE
PHYSICS EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE CENTRAL GOAL OF THIS WORK IS THE THESIS THAT THE DIALECTIC PROCESS BETWEEN ERROR AND TRUTH AND, BETWEEN REASON AND EXPERIENCE, PROPITIATES THE FORMATION OF EPISTEMOLOGICAL PROFILES? NEW ZONES, AND CONSEQUENTLY, IT CONTRIBUTES FOR THE ACQUISITION OF A BETTER KNOWLEDGE. THE STUDY OF THE BACHELARD?S EPISTEMOLOGY THROUGH ITS HISTORICAL, DISCONTINUOUS, DIALECTICAL AND RATIONALIST CHARACTERISTICS AND, THROUGH THE NOTIONS OF EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES AND PROFILES SUPPLIES SUBSIDIES THAT HELP US TO UNDERSTAND THE IMPORTANCE OF THE ERROR AND OF THE TRUTH IN THE DEVELOPMENT AND ACQUISITION OF NEWS CONCEPTS. THIS IS A THEORETICAL AND EMPIRICAL RESEARCH. FIRST, THROUGH A HISTORICAL RECURRENCE WE RETURN TO THE HISTORY OF THE ELECTROMAGNETISM. THE CONCEPTIONS OF THIS PERIOD SHOW TWO ZONES OF THE PROFILES: ACTION AT A DISTANCE AND THEORY OF FIELD. WE CAN VERIFY THE IMPORTANCE OF THE ERROR AND OF THE TRUTH FOR THE FORMATION OF THE EPISTEMOLOGICAL PROFILES? NEWS ZONES. IN THE PEDAGOGICAL FIELD, WE DID A RESEARCH IN THE CLASSROOM WITH SOME STUDENTS. WE ELABORATED A COURSE OF EXTENSION. IT HAS BEEN CALLED ?HISTORICAL FUNDAMENTS OF THE ELECTROMAGNETISM? AND, WE APPLIED IT TO THE STUDENTS OF THE PHYSICAL TEACHING COURSE AT UNESP/BAURU DURING THE YEAR OF 2006. THE MEETING HAPPENED BIWEEKLY, IN WHICH, WE STUDIED SOME EXCELLENT EPISODES OF THEMATIC PROPOSAL. THE METHODOLOGY OF ANALYSIS WAS DIVIDED IN THREE STAGES OF THE PSYCHOANALYSIS PROCESS PROPOSALS BY SANTOS (1998). IN THE AWARENESS, WE APPLIED A QUESTIONNAIRE IN THE FIRST DAY OF CLASS. THE DESTABILIZATION CONSISTED IN THE RECORDING OF THE MEETINGS FOR ANALYSIS (RECORDING, TRANSCRIPTION AND INTERPRETATION OF THE DATA). THIS STAGE WAS DIVIDED IN TWO MODULES THAT HAD OCCURRED IN THE FIRST AND SECOND SEMESTERS OF THE YEAR. IN THE FIRST MODULE, WE STUDIED THE PERIOD UNTIL THE DISCOVERY OF ELECTROMAGNETISM AND, IN THE SECOND MODULE, ITS POSTERIOR INTERPRETATIONS. THE DATA HAD BEEN SHOWN THROUGH IMPORTANT STRETCHES TO ANALYSIS. IN THE FAMILIARIZATION, IN THE FINAL OF THE MODULES, THE STUDENTS HAD ANSWERED NEW QUESTIONNAIRES SYNTHESIS. DURING THE RESEARCH, WE TRIED TO ESTABLISH A RELATIONSHIP AMONG THE IDEAS AND THE DIFFERENT PROFILES? ZONES. FINALLY, WE DID SOME INTERVIEWS WITH THE STUDENTS AFTER TWO YEARS OF THE CLOSING OF THE COURSE. IN THIS WAY, WE HAVE SHOWN THE RESULTS AND ITS FINAL DISCUSSIONS.
Arquivo:
TES_DOUT20090525_FILHO MOACIR PEREIRA DE SOUZA.pdf
Tamanho:
3283 Kb (3283215 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/08/2009 ÀS 17:26:21
Atualizado:
28/08/2009 ÀS 17:26:21
Visitas:
1245
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 18:19:11
Downloads:
88
Último Download em :
31/01/2024 ÀS 04:16:23
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por