Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E CONTEXTUALIZADAS
Autor:
LABARCE, ELIANE CERDAS
Email:
licerdas@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Data de Defesa:
13/02/2009
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES PRÁTICAS
CONTEXTUALIZAÇÃO
ENSINO DE BIOLOGIA
HABILIDADES COGNITIVAS
Resumo Original (PT):
A EDUCAÇÃO SEMPRE SERÁ MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE. COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, A PREOCUPAÇÃO ENGLOBA A NECESSIDADE DE, POR MEIO DESSE ENSINO, PROMOVER HABILIDADES COGNITIVAS QUE PERMITAM APRENDIZAGENS MAIS DURADOURAS. A NOSSA INVESTIGAÇÃO FAZ PARTE DE UM PROJETO MAIS AMPLO, QUE TEM COMO META A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO OFERECIDA POR UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA MAIS SIGNIFICATIVA E INTEGRAL FORMAÇÃO DE SEUS ALUNOS. DURANTE A PESQUISA, PROPUSEMOS E CONDUZIMOS UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA A APLICAÇÃO DO TEMA ENERGIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UM GRUPO DE 21 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. O NOSSO OBJETIVO FOI, A PARTIR DESSA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA, BASEADA EM ATIVIDADES PRÁTICAS E CONTEXTUALIZADAS, VERIFICAR QUAIS HABILIDADES COGNITIVAS, OU DO PENSAMENTO, FORAM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS CONCLUIR QUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS E CONTEXTUALIZADAS CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DAS HABILIDADES COGNITIVAS DOS ALUNOS, ASSIM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS LINGUAGENS E FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS. PARTINDO DAS POTENCIALIDADES DESSAS ATIVIDADES E DOS OBSTÁCULOS QUE O PROFESSOR ENFRENTA PARA REALIZÁ-LAS, EM BUSCA POR MELHORES CONDIÇÕES PARA OS TRABALHOS PRÁTICOS E CONTEXTUALIZADOS, ESTE DEVE ULTRAPASSAR VÁRIAS BARREIRAS, QUE VÃO DESDE A ORGANIZAÇÃO FÍSICA DE UM LABORATÓRIO E A COMPRA DE MATERIAL NECESSÁRIO À REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ATÉ O ENVOLVIMENTO DE COLEGAS DE OUTRAS ÁREAS E A LUTA POR CONQUISTAS POLÍTICAS QUE LHE PERMITAM TRABALHAR MELHOR.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ACTIVITIES PRACTICES
COGNITIVE SKILLS
CONTEXT
TEACHING OF BIOLOGY
Resumo Original (EN):
EDUCATION IS ALWAYS A CONCERN IN OUR SOCIETY. REGARDING SCIENCE EDUCATION, CONCERN INCLUDES THE NEED TO PROMOTE SCIENCE COGNITIVE SKILLS THAT ALLOW MORE DURABLE LEARNIGS. OUR RESEARCH IS PART OF A LARGER PROJECT, WHICH AIMS TO IMPROVE THE QUALITY OF EDUCATION OFFERED BY A BRAZILIAN PUBLIC HIGH SCHOOL AND CONSEQUENTLY A MORE SIGNIFICANT AND INTEGRAL FORMATION OF STUDENTS. DURING RESEARCH, WE PROPOSE AND CONDUCT A DIDACTIC SEQUENCE FOR IMPLEMENTING THE ENERGY THEME IN THE DISCIPLINE OF BIOLOGY IN A GROUP OF 21 STUDENTS FROM 1ST YEAR OF HIGH SCHOOL. FROM THAT DIDACTIC SEQUENCE, BASED ON PRACTICAL AND CONTEXTUALIZED ACTIVITIES, OUR GOAL WAS TO VERIFY WHICH COGNITIVE OR THOUGHT SKILLS THE STUDENTS DEVELOPED DURING THE PROCESS OF TEACHING/LEARNING. ACCORDING TO THE RESEARCH RESULTS, WE CAN CONCLUDE THAT THE PRACTICE AND CONTEXTUALIZED ACTIVITIES CONTRIBUTED TO THE IMPROVEMENT OF COGNITIVE SKILLS OF STUDENTS AS WELL AS FOR DEVELOPING NEW LANGUAGES AND FORMALIZATION OF CONCEPTS. USING THE POTENTIAL OF THESE ACTIVITIES AND THE OBSTACLES FACED TO TEACH THEM, TEACHER MUST IN HIS SEARCH FOR BETTER CONDITIONS FOR THE PRACTICAL AND CONTEXTUALIZED WORK TO OVERCOME SEVERAL OBSTACLES, RANGING FROM THE PHYSICAL ORGANIZATION OF A LABORATORY, THE PURCHASE OF EQUIPMENT NECESSARY TO PERFORM ACTIVITIES, UNTIL THE INVOLVEMENT OF COLLEAGUES FROM OTHER AREAS AND THE STRUGGLE FOR POLITICAL VICTORIES, ENABLING HIM TO WORK BETTER.
Arquivo:
DIS_MEST20090213_LABARCE ELIANE CERDAS.pdf
Tamanho:
2827 Kb (2827037 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/08/2009 ÀS 17:10:21
Atualizado:
28/08/2009 ÀS 17:10:21
Visitas:
1563
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 16:23:38
Downloads:
137
Último Download em :
23/04/2024 ÀS 15:50:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por