TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: UM ENSAIO A PARTIR DE ALGUMAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ (PR) |
Autor: |
BERNARDES, MARISA REZENDE |
Email: |
marisarb@terra.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Dr. VIANNA, CARLOS ROBERTO ♠ Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO ♠ Drª. SILVA, HELOISA DA
|
Data de Defesa: |
26/05/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ARTICULAÇÃO SABER-PODER ♠ CONTROLE ♠ EDUCAÇÃO ♠ HISTÓRIA ORAL ♠ SABERES TÁTICOS E ESTRATÉGICOS
|
Resumo Original (PT): |
|
A EXPECTATIVA DESTE ESTUDO É EXERCITAR POSSIBILIDADES DE ANÁLISE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A
PARTIR DE UM DISPOSITIVO ESTRATÉGICO QUE ALÉM DE DESPONTAR COMO UM CAMINHO TEÓRICO POSSÍVEL
PARA O ESTUDO SISTEMÁTICO DAS FORMAS DE PODER QUE CONTROLAM, EXPLORAM, DEVASTAM E EXAUREM
AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO, AO MESMO TEMPO PERMITE PERCEBER COMO ESTAS FORMAS DE
PODER VINCULAM-SE A UMA LÓGICA DE PODER GLOBAL. PARA ISSO, OPTAMOS POR UTILIZAR ENTREVISTAS
COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE POSSUEM POSIÇÕES DE COMANDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
SUPERIOR NA CIDADE DE MARINGÁ (PR). A HISTÓRIA ORAL, UTILIZADA COMO MÉTODO DESSA NOSSA
INVESTIGAÇÃO, POSSIBILITOU A UTILIZAÇÃO DA MEMÓRIA MAIS COMO MEIO PARA A ANÁLISE DAS AÇÕES
POR ELA GOVERNADAS E MENOS PELO CONHECIMENTO QUE, PELA MEMÓRIA, FOI POSSÍVEL REGISTRAR. A
INTERCONEXÃO ENTRE AS OPÇÕES METODOLÓGICA E TEÓRICA PRESENTES NESTE ESTUDO POSSIBILITARAM A
ARTICULAÇÃO DE TRÊS ELEMENTOS QUE JULGAMOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO COMO
INSTRUMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE PODERES E SABERES: O CONTROLE DA NATUREZA, O CONTROLE SOCIAL E O
AUTOCONTROLE DOS INDIVÍDUOS. |
|
Título (EN): |
EDUCATION, CAPITALIST RELATIONS, STRATEGIES, AND TACTICS: AN ESSAY BASED ON SOME INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN MARINGÁ (PR) |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONTROL ♠ EDUCATION ♠ ORAL HISTORY ♠ POWER-KNOWLEDGE ARTICULATION ♠ STRATEGIC AND TACTICAL KNOWLEDGE
|
Resumo Original (EN): |
|
THE EXPECTATION OF THIS STUDY IS TO EXERCISE POSSIBILITIES OF ANALYSIS IN THE FIELD OF EDUCATION
BASED ON A STRATEGIC APPROACH THAT, IN ADDITION TO POINTING TO A POSSIBLE THEORETICAL PATH FOR THE
SYSTEMATIC STUDY OF FORMS OF POWER THAT CONTROL, EXPLOIT, DEVASTATE, AND EXHAUST THE
POSSIBILITIES OF EDUCATION, MAKE IT POSSIBLE TO PERCEIVE HOW THESE FORMS OF POWER ARE LINKED TO
A LOGIC OF GLOBAL POWER. WE OPTED TO USE INTERVIEWS WITH MATHEMATICS PROFESSORS WHO ARE IN
POSITIONS OF AUTHORITY IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS IN THE CITY OF MARINGÁ (PR). THE
METHOD USED WAS ORAL HISTORY, WHICH ENABLED US TO USE MEMORY MORE AS A MEANS OF ANALYZING
THE ACTIONS GOVERNED BY MEMORY, AND LESS FOR THE KNOWLEDGE IT ALLOWS US TO RECORD. THE
INTERCONNECTION BETWEEN THE THEORETICAL AND THE METHODOLOGICAL OPTIONS IN THE STUDY MADE IT
POSSIBLE TO ARTICULATE THREE ELEMENTS WE JUDGE TO BE FUNDAMENTAL FOR UNDERSTANDING EDUCATION
AS AN INSTRUMENT OF DISTRIBUTING POWER AND KNOWLEDGE: THE CONTROL OF NATURE; SOCIAL CONTROL;
AND INDIVIDUAL SELF-CONTROL. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20090526_BERNARDES MARISA REZENDE.pdf
|
Tamanho: |
11562 Kb (11562872 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/08/2009 ÀS 17:00:56 |
Atualizado: |
28/08/2009 ÀS 17:00:56 |
Visitas: |
1336 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 13:19:35 |
Downloads: |
54 |
Último Download em : |
20/01/2024 ÀS 08:55:02 |