Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: UM ENSAIO A PARTIR DE ALGUMAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ (PR)
Autor:
BERNARDES, MARISA REZENDE
Email:
marisarb@terra.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. VIANNA, CARLOS ROBERTO
Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO
Drª. SILVA, HELOISA DA
Data de Defesa:
26/05/2009
Palavras-Chave (PT):
ARTICULAÇÃO SABER-PODER
CONTROLE
EDUCAÇÃO
HISTÓRIA ORAL
SABERES TÁTICOS E ESTRATÉGICOS
Resumo Original (PT):
A EXPECTATIVA DESTE ESTUDO É EXERCITAR POSSIBILIDADES DE ANÁLISE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE UM DISPOSITIVO ESTRATÉGICO QUE ALÉM DE DESPONTAR COMO UM CAMINHO TEÓRICO POSSÍVEL PARA O ESTUDO SISTEMÁTICO DAS FORMAS DE PODER QUE CONTROLAM, EXPLORAM, DEVASTAM E EXAUREM AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO, AO MESMO TEMPO PERMITE PERCEBER COMO ESTAS FORMAS DE PODER VINCULAM-SE A UMA LÓGICA DE PODER GLOBAL. PARA ISSO, OPTAMOS POR UTILIZAR ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE POSSUEM POSIÇÕES DE COMANDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE MARINGÁ (PR). A HISTÓRIA ORAL, UTILIZADA COMO MÉTODO DESSA NOSSA INVESTIGAÇÃO, POSSIBILITOU A UTILIZAÇÃO DA MEMÓRIA MAIS COMO MEIO PARA A ANÁLISE DAS AÇÕES POR ELA GOVERNADAS E MENOS PELO CONHECIMENTO QUE, PELA MEMÓRIA, FOI POSSÍVEL REGISTRAR. A INTERCONEXÃO ENTRE AS OPÇÕES METODOLÓGICA E TEÓRICA PRESENTES NESTE ESTUDO POSSIBILITARAM A ARTICULAÇÃO DE TRÊS ELEMENTOS QUE JULGAMOS FUNDAMENTAIS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DISTRIBUIÇÃO DE PODERES E SABERES: O CONTROLE DA NATUREZA, O CONTROLE SOCIAL E O AUTOCONTROLE DOS INDIVÍDUOS.
Título (EN):
EDUCATION, CAPITALIST RELATIONS, STRATEGIES, AND TACTICS: AN ESSAY BASED ON SOME INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN MARINGÁ (PR)
Palavras-Chave (EN):
CONTROL
EDUCATION
ORAL HISTORY
POWER-KNOWLEDGE ARTICULATION
STRATEGIC AND TACTICAL KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
THE EXPECTATION OF THIS STUDY IS TO EXERCISE POSSIBILITIES OF ANALYSIS IN THE FIELD OF EDUCATION BASED ON A STRATEGIC APPROACH THAT, IN ADDITION TO POINTING TO A POSSIBLE THEORETICAL PATH FOR THE SYSTEMATIC STUDY OF FORMS OF POWER THAT CONTROL, EXPLOIT, DEVASTATE, AND EXHAUST THE POSSIBILITIES OF EDUCATION, MAKE IT POSSIBLE TO PERCEIVE HOW THESE FORMS OF POWER ARE LINKED TO A LOGIC OF GLOBAL POWER. WE OPTED TO USE INTERVIEWS WITH MATHEMATICS PROFESSORS WHO ARE IN POSITIONS OF AUTHORITY IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS IN THE CITY OF MARINGÁ (PR). THE METHOD USED WAS ORAL HISTORY, WHICH ENABLED US TO USE MEMORY MORE AS A MEANS OF ANALYZING THE ACTIONS GOVERNED BY MEMORY, AND LESS FOR THE KNOWLEDGE IT ALLOWS US TO RECORD. THE INTERCONNECTION BETWEEN THE THEORETICAL AND THE METHODOLOGICAL OPTIONS IN THE STUDY MADE IT POSSIBLE TO ARTICULATE THREE ELEMENTS WE JUDGE TO BE FUNDAMENTAL FOR UNDERSTANDING EDUCATION AS AN INSTRUMENT OF DISTRIBUTING POWER AND KNOWLEDGE: THE CONTROL OF NATURE; SOCIAL CONTROL; AND INDIVIDUAL SELF-CONTROL.
Arquivo:
TES_DOUT20090526_BERNARDES MARISA REZENDE.pdf
Tamanho:
11562 Kb (11562872 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/08/2009 ÀS 17:00:56
Atualizado:
28/08/2009 ÀS 17:00:56
Visitas:
1305
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 03:14:59
Downloads:
54
Último Download em :
20/01/2024 ÀS 08:55:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por