Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES: UM ESTUDO NA PRAINHA BRANCA, GUARUJÁ ? SP
Autor:
FESTOZO, MARINA BATTISTETTI
Email:
marina@festozo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. OLIVEIRA, HAYDEE TORRES DE
Data de Defesa:
19/03/2009
Palavras-Chave (PT):
COMUNIDADES TRADICIONAIS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO
Resumo Original (PT):
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE OS SERES HUMANOS E ENTRE ELES E A NATUREZA SÃO FRUTO DE UM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL EM QUE ESTÃO INSERIDOS. EM NOSSA SOCIEDADE, REGIDA PELA LÓGICA CAPITALISTA (COM BASE NO PARADIGMA MECANICISTA) QUE DITA AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, POSSIBILITANDO QUE O QUE É BOM PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PREVALEÇA SOBRE O QUE É BOM PARA A HUMANIDADE. NESTE CONTEXTO, TANTO A NATUREZA QUANTO O HOMEM SÃO ENCARADOS COMO MERCADORIA E A COMPETIÇÃO E O INDIVIDUALISMO SÃO NATURALMENTE ACEITOS. AS CARACTERÍSTICAS DESTE MODELO DE DESENVOLVIMENTO SÃO DIVERSAS ÀS CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM COMUNIDADES E MUITAS VEZES, OPOSTAS. A DIVERSIDADE, A TRADIÇÃO E O TRABALHO COMUM, MARCAS COMUNITÁRIAS, SÃO AVESSAS AO CAPITAL E À MANUTENÇÃO DO PODER DA CLASSE HEGEMÔNICA E, PORTANTO, DESVALORIZADAS E CONDENADAS POR ESTAS. A NEGAÇÃO DESTES PRINCÍPIOS E A SUPERVALORIZAÇÃO DE OUTROS TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA ADAPTAÇÃO DA POPULAÇÃO À ORDEM ESTABELECIDA. ESTE ESTUDO, A PARTIR DESSE PRESSUPOSTO, FOI DELINEADO PARA REALIZAR-SE EM UMA COMUNIDADE CAIÇARA E BUSCOU INVESTIGAR O ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NAS ATIVIDADES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NA PRAINHA BRANCA: COMO SE DÁ O EXERCÍCIO DA CIDADANIA COMUNITÁRIA, OS FATORES QUE LIMITAM ESTES PROCESSOS, E O QUÃO RESPONSÁVEIS OS MORADORES SE SENTEM PELA CONFIGURAÇÃO DE SUA PRÓPRIA REALIDADE. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A COMUNIDADE, ALÉM DE IMERSA EM CONFLITOS, ENCONTRA-SE FRAGMENTADA, DESORGANIZADA, COM A UNIÃO E IDENTIDADE COLETIVA FRÁGEIS, FAZENDO COM QUE MUITOS DE SEUS MEMBROS NÃO MAIS PARTICIPEM DA VIDA EM COMUNIDADE. NO MOVIMENTO DE DESVALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE COLETIVA COMUNITÁRIA POR PARTE DA SOCIEDADE, MORADORES CEDEM À PRESSÃO DO SISTEMA, ABREM MÃO DE SEUS VALORES E COSTUMES TRADICIONAIS PARA ADAPTAREM-SE À NOVA VIDA DE INCESSANTE ACUMULAÇÃO DE BENS MATERIAIS. A DIVISÃO INTERNA OBSERVADA SUPERA UMA OPOSIÇÃO ENTRE O GRUPO QUE VALORIZA A TRADIÇÃO E O QUE VALORIZA ASPECTOS DA MODERNIDADE, REVELANDO CONCEPÇÕES DE VIDA E DE SOCIEDADE DIVERSOS. AQUI A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É VISTA COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DEMOCRÁTICA ADEQUADA, NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAR OS MORADORES PARA A PARTICIPAÇÃO E PARA RECONQUISTA DA CIDADANIA, A SEREM SENHORES DE SUA PRÓPRIA VIDA, AUTÔNOMOS E CAPAZES DE HISTÓRIA PRÓPRIA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
HISTORY
PARTICIPATION
SOCIAL ORGANIZATION
TRADITIONAL COMMUNITIES
Resumo Original (EN):
THE RELATIONSHIP BETWEEN HUMAN BEINGS AND BETWEEN THEM AND NATURE ARE THE RESULT OF A HISTORICAL AND SOCIAL CONTEXT IN WHICH THEY ARE INSERTED. IN OUR SOCIETY, GOVERNED BY CAPITALIST LOGIC (BASED ON MECHANISTIC MODEL), THAT ESTABLISHES THE RULES OF COEXISTENCE, ALLOWING THAT WHAT IS GOOD FOR THE DEVELOPMENT OF THE SYSTEM TAKE ADVANTAGE ON WHAT IS GOOD FOR HUMANITY. IN THIS CONTEXT, THE NATURE AND THE MAN ARE SEEN AS A COMMODITY AND COMPETITION AND INDIVIDUALISM IS NATURALLY ACCEPTED. THE CHARACTERISTICS OF THIS TYPE OF DEVELOPMENT ARE DIFFERENT THAT THE ONES FOUND IN COMMUNITIES AND OFTEN, THEY ARE THE OPPOSITE. THE DIVERSITY, TRADITION AND COMMON WORK, COMMUNITIES? TRADE MARKS, ARE ADVERSE TO THE CAPITAL AND TO THE MAINTENANCE OF THE HEGEMONIC CLASS POWER AND THUS DEVALUED AND CONDEMNED BY THEM. THE DENIAL OF THESE PRINCIPLES AND THE OVERVALUATION OF OTHERS HAVE A FUNDAMENTAL ROLE ON THE ADAPTATION OF THE POPULATION TO THE ESTABLISHED ORDER. CONSIDERING THAT, THIS STUDY WAS PLANNED TO BE PERFORMED IN A SEASHORE COMMUNITY AND INVESTIGATED THE INVOLVEMENT ITS POPULATION ON SOCIAL ACTIVITIES ALREADY DEVELOPED ON PRAINHA BRANCA: HOW THEY EXERCISE THEIR COMMUNITY CITIZENSHIP, WHICH FACTORS LIMIT THESE PROCESSES, AND HOW RESPONSIBLE THE RESIDENTS FEEL ABOUT THEIR OWN REALITY. AFTER THE STUDY, WE REALIZED THAT THE COMMUNITY IS IMMERSED IN CONFLICTS, AS WELL AS FRAGMENTED, DISORGANIZED, WITH FRAGILE COLLECTIVE UNION AND IDENTITY, WHAT WEAKEN ITS MEMBER?S PARTICIPATION IN COMMUNITY LIFE. IN THIS COLLECTIVE IDENTITY DEVALUATION BY SOCIETY, THE COMMUNITY RESIDENTS YIELD TO THE PRESSURE OF THE SYSTEM, AND GIVE UP OF THEIR TRADITIONAL VALUES AND CUSTOMS TO ADAPT TO THE NEW WAY OF LIFE OF CEASELESS MATERIAL GOODS ACCUMULATION. THE INTERNAL DIVISION OBSERVED SURPASSES THE OPPOSITION BETWEEN THE GROUP THAT VALUES THE TRADITION AND THE ONE THAT VALUES THE ASPECTS OF MODERNITY, DEMONSTRATING DIFFERENT CONCEPTIONS OF LIFE AND SOCIETY. HERE ENVIRONMENTAL EDUCATION IS SEEN AS AN APPROPRIATE STRATEGY OF DEMOCRATIC INTERVENTION, TO MAKE THE RESIDENTS CONSCIOUS OF THE IMPORTANCE TO PARTICIPATE AND TO RECOVER CITIZENSHIP, TO BE RESPONSIBLE OF THEIR OWN LIFE, INDEPENDENT AND CAPABLE TO MAKE OWN HISTORY.
Arquivo:
DIS_MEST090319_FESTOZO MARINA BATTISTETTI.pdf
Tamanho:
3793 Kb (3793725 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/08/2009 ÀS 15:09:29
Atualizado:
28/08/2009 ÀS 15:09:29
Visitas:
1456
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 01:36:37
Downloads:
83
Último Download em :
22/03/2022 ÀS 17:42:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por