TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Autor: |
ZAMUNARO, ANA NOÊMIA BRAGA ROCCHI |
Email: |
anarocchi@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2006 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Dr. CUNHA, MARCUS VINICIUS DA ♠ Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
|
Data de Defesa: |
20/10/2006 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO REFLEXIVO ♠ JOHN DEWEY ♠ PRÁTICA DE ENSINO
|
Resumo Original (PT): |
|
A TESE ?PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES? RELATA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DE LICENCIANDOS DO 4º ANO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ? UNESP ? CAMPUS DE BAURU QUE CURSAVAM A DISCIPLINA ?PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?.
O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA PRESENTE TESE É A TEORIA PRAGMÁTICA DE JOHN DEWEY (1859-1961) E SEUS CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO REFLEXIVO SUBSIDIARAM A DISCUSSÃO DESSAS ATIVIDADES.
A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA QUALITATIVA. PARA A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM APLICAMOS INSTRUMENTOS INVESTIGATIVOS TAIS COMO: QUESTÃO INICIAL, ANÁLISE DAS AULAS PREPARADAS E DADAS NA UNIVERSIDADE, AVALIAÇÃO DOS GRUPOS SOBRE AS AULAS DADAS, AVALIAÇÃO DAS AULAS LECIONADAS NA ESCOLA PÚBLICA E AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ANO LETIVO.
OS RESULTADOS INDICARAM-NOS QUE O REFERENCIAL TEÓRICO DEWEYANO SUBSIDIOU OS LICENCIANDOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA. |
|
Título (EN): |
SCIENCES AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE AND ITS ROLE IN TEACHER FORMATION |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EXPERIENCE CONCEPTS, EDUCATION AND REFLEXIVE THOUGT ♠ JOHN DEWEY ♠ TEACHING PRACTICE
|
Resumo Original (EN): |
|
THE THESIS ?SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE AND ITS ROLE IN TEACHER FORMATION? RELATES THE THEORETICAL-PRACTICAL EXPERIENCE CONSTRUCTION BY 4TH TERM STUDENTS IN BIOLOGICAL SCIENCES COLLEGE OF UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ? UNESP ? BAURU CAMPUS WHICH WERE STUDYING THE SUBJECT ?SCIENCES AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE?.
THE THEORETICAL REFERENTIAL USED TO THE PROPOSED ACTIVITIES ANALYSIS IN THE PRESENT THESIS IS THE PRAGMATIC THEORY BY JOHN DEWEY (1859 ? 1061) AND HIS EXPERIENCE, EDUCATION AND REFLEXIVE THOUGHT CONCEPT,S WHICH HAVE SUBSIDIZED THE DISCUSSION ABOUT THESE ACTIVITIES.
THE USED METHODOLOGY WAS THE QUALITATIVE RESEARCH. FOR LEARNING VERIFICATION WE HAVE APPLIED INVESTIGATIVE INSTRUMENTS SUCH AS: INITIAL QUESTION, ANALYSIS OF THE PREPARED AND GIVEN CLASSES AT UNIVERSITY, GROUP EVALUATION ABOUT THE GIVEN CLASSES, EVALUATION OF THE GIVEN CLASSES AT A PUBLIC SCHOOL AND FINAL EVALUATION OF THE EXECUTED ACTIVITIES DURING THE COMPLETE TERM.
THE RESULTS INDICATED THAT DEWEYAN THEORETICAL REFERENTIAL SUBSIDIZED THE GRADUATING STUDENTS AT A REFLEXIVE TEACHING PRACTICE FORMATION PROCESS. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20061020_ZAMUNARO ANA NOEMIA BRAGA ROCCHI.pdf
|
Tamanho: |
1336 Kb (1336634 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
11/05/2007 ÀS 16:07:16 |
Atualizado: |
11/05/2007 ÀS 16:07:16 |
Visitas: |
7940 |
Última Visita em : |
08/02/2025 ÀS 11:08:10 |
Downloads: |
1096 |
Último Download em : |
22/12/2024 ÀS 11:20:18 |