DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ENSINO MÉDIO E INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE EFEITO ESTUFA |
Autor: |
TYCHANOWICZ, SILMARA DENISE |
Email: |
tsilmara_denise@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ ♠ Drª. TOMAZELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO
|
Data de Defesa: |
29/09/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EFEITO ESTUFA ♠ INTERDISCIPLINARIDADE
|
Resumo Original (PT): |
|
CONCEITUAR FENÔMENOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA APARENTEMENTE É UM
TEMA SIMPLES, MAS AFIRMAR QUE FOI RECONHECIDO OU SE FORAM ESTABELECIDAS RELAÇÕES
DESTE FENÔMENO COM O SUJEITO QUE O VIVENCIA, É A PRINCIPAL DISCUSSÃO QUE APRESENTA
ESTA PESQUISA. VISAMOS EXAMINAR AS POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DE UMA
METODOLOGIA DE ENSINO COMO INSTRUMENTO AUXILIAR AO PLANEJAMENTO E
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DA NATUREZA. PARA
ISSO, SERÃO DESCRITOS OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA
SOBRE O TEMA ?EFEITO ESTUFA?, QUE FOI REALIZADA JUNTO A ALUNOS/AS DE 1ª SÉRIE DO
ENSINO MÉDIO. O MODELO PROPOSTO PROCURA ESTABELECER PATAMARES PEDAGÓGICOS
CONCEBIDOS A PARTIR DAS TRÍADES SUCESSIVAS QUE MARCAM A EVOLUÇÃO DO
CONHECIMENTO: PERCEBER/RELACIONAR/CONHECER, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA
INTERDISCIPLINAR. A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TRABALHO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS
MATERIAIS ESCRITOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES AO LONGO DO PROCESSO, NOS LEVA
REFLETIR A COMPLEXIDADE DA APRENDIZAGEM HUMANA. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ GREENHOUSE EFFECT ♠ MULTIDISCIPLINARITY
|
Resumo Original (EN): |
|
CONCEPTUALIZING PHENOMENA IN THE CLASS ROOM IS APPARENTLY A SIMPLE MATTER,
BUT THE ASSERTION ON WHETHER ITS ACKNOWLEDGEMENT OCCURS AND WHETHER THE
RELATIONSHIPS ESTABLISHED BETWEEN THE PHENOMENON AND THE SUBJECT WHO EXPERIENCES
IT TAKES PLACE ? THIS IS THE MAIN DISCUSSION OF THIS RESEARCH. HERE WE AIM TO EXAMINE
THE POSSIBILITIES AND CONTRIBUTIONS OF A TEACHING METHODOLOGY AS AN AUXILIARY TOOL IN
PLANNING AND DEVELOPING THE PROCESS OF UNDERSTANDING NATURE PHENOMENA. THUS, THE
TOOLS USED IN METHODOLOGY DEVELOPMENT USING THE THEME ?GREENHOUSE EFFECT?
PERFORMED WITH FIRST GRADE STUDENTS OF HIGHSCHOOL LEVEL ARE DESCRIBED. THE PROPOSED
MODEL AIMS TO ESTABLISH PEDAGOGICAL PATHS CONCEIVED FROM SUCCESSIVE TRINITIES THAT
BENCHMARK KNOWLEDGE EVOLUTION: PERCEPTION/RELATIONSHIP/KNOWLEDGE, FROM A
MULTIDISCIPLINARY PERSPECTIVE. RESULT EVALUATION FROM THE ANALYSIS OF WRITTEN MATERIAL
PRODUCED BY THE STUDENTS THROUGHOUT THE PROCESS INVITE US TO REFLECT ABOUT THE
COMPLEXITY OF THE HUMAN LEARNING PROCESS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050929_TYCHANOWICZ SILMARA DENISE.pdf
|
Tamanho: |
5934 Kb (5934607 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
18/06/2009 ÀS 15:28:59 |
Atualizado: |
18/06/2009 ÀS 15:28:59 |
Visitas: |
975 |
Última Visita em : |
13/07/2024 ÀS 17:30:19 |
Downloads: |
77 |
Último Download em : |
23/09/2021 ÀS 18:00:50 |