Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO MÉDIO E INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE EFEITO ESTUFA
Autor:
TYCHANOWICZ, SILMARA DENISE
Email:
tsilmara_denise@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Drª. TOMAZELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO
Data de Defesa:
29/09/2005
Palavras-Chave (PT):
EFEITO ESTUFA
INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo Original (PT):
CONCEITUAR FENÔMENOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA APARENTEMENTE É UM TEMA SIMPLES, MAS AFIRMAR QUE FOI RECONHECIDO OU SE FORAM ESTABELECIDAS RELAÇÕES DESTE FENÔMENO COM O SUJEITO QUE O VIVENCIA, É A PRINCIPAL DISCUSSÃO QUE APRESENTA ESTA PESQUISA. VISAMOS EXAMINAR AS POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO COMO INSTRUMENTO AUXILIAR AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DA NATUREZA. PARA ISSO, SERÃO DESCRITOS OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA SOBRE O TEMA ?EFEITO ESTUFA?, QUE FOI REALIZADA JUNTO A ALUNOS/AS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O MODELO PROPOSTO PROCURA ESTABELECER PATAMARES PEDAGÓGICOS CONCEBIDOS A PARTIR DAS TRÍADES SUCESSIVAS QUE MARCAM A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: PERCEBER/RELACIONAR/CONHECER, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TRABALHO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS MATERIAIS ESCRITOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES AO LONGO DO PROCESSO, NOS LEVA REFLETIR A COMPLEXIDADE DA APRENDIZAGEM HUMANA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
GREENHOUSE EFFECT
MULTIDISCIPLINARITY
Resumo Original (EN):
CONCEPTUALIZING PHENOMENA IN THE CLASS ROOM IS APPARENTLY A SIMPLE MATTER, BUT THE ASSERTION ON WHETHER ITS ACKNOWLEDGEMENT OCCURS AND WHETHER THE RELATIONSHIPS ESTABLISHED BETWEEN THE PHENOMENON AND THE SUBJECT WHO EXPERIENCES IT TAKES PLACE ? THIS IS THE MAIN DISCUSSION OF THIS RESEARCH. HERE WE AIM TO EXAMINE THE POSSIBILITIES AND CONTRIBUTIONS OF A TEACHING METHODOLOGY AS AN AUXILIARY TOOL IN PLANNING AND DEVELOPING THE PROCESS OF UNDERSTANDING NATURE PHENOMENA. THUS, THE TOOLS USED IN METHODOLOGY DEVELOPMENT USING THE THEME ?GREENHOUSE EFFECT? PERFORMED WITH FIRST GRADE STUDENTS OF HIGHSCHOOL LEVEL ARE DESCRIBED. THE PROPOSED MODEL AIMS TO ESTABLISH PEDAGOGICAL PATHS CONCEIVED FROM SUCCESSIVE TRINITIES THAT BENCHMARK KNOWLEDGE EVOLUTION: PERCEPTION/RELATIONSHIP/KNOWLEDGE, FROM A MULTIDISCIPLINARY PERSPECTIVE. RESULT EVALUATION FROM THE ANALYSIS OF WRITTEN MATERIAL PRODUCED BY THE STUDENTS THROUGHOUT THE PROCESS INVITE US TO REFLECT ABOUT THE COMPLEXITY OF THE HUMAN LEARNING PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20050929_TYCHANOWICZ SILMARA DENISE.pdf
Tamanho:
5934 Kb (5934607 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/06/2009 ÀS 15:28:59
Atualizado:
18/06/2009 ÀS 15:28:59
Visitas:
961
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 16:00:57
Downloads:
77
Último Download em :
23/09/2021 ÀS 18:00:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por