TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
ESTUDO DOS PROCESSOS INTERATIVOS EM AULAS DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM SEGUNDO A TEORIA DE VIGOTSKI |
Autor: |
MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO |
Email: |
maureliomonteiro@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2006 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. GASPAR, ALBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GASPAR, ALBERTO ♠ Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE ♠ Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA ♠ Dr. SILVA, DIRCEU DA ♠ Dr. VAZ, ARNALDO DE MOURA
|
Data de Defesa: |
09/10/2006 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ MOTIVAÇÃO ♠ TEORIA DE VIGOTSKI
|
Resumo Original (PT): |
|
APRESENTAMOS NESTE TRABALHO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO INTERATIVO EM ATIVIDADES COMUNS ÀS AULAS
DE FÍSICA. O ESTUDO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA É BASTANTE AMPLO, POIS
ABRANGE DIFERENÇAS TANTO NO OBJETO DA PESQUISA - PROFESSOR-ALUNO, GRUPO
DE ALUNOS OU TODA A SALA DE AULA-, COMO EM RELAÇÃO AO REFERENCIAL COM
QUE SE ANALISAM OS DADOS OBSERVADOS. ESCOLHEMOS A TEORIA DE VYGOTSKY,
POR ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO MEIO CULTURAL E SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO
DO COGNITIVO DO HOMEM, E PROCURAMOS INVESTIGAR SUAS INDICAÇÕES E
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO INTERATIVO NA APRENDIZAGEM
ESCOLAR. NESSE INTUITO, CONSULTAMOS INDICAÇÕES FORNECIDAS NESSA TEORIA
SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO ESCOLAR. NOSSA PESQUISA NOS CONDUZIU A
INDÍCIOS DE QUE O PROCESSO INTERATIVO EM SALA DE AULA, RESULTADO DA CULTURA
E DO SOCIAL, PROMOVE-SE MAIS FACILMENTE QUANDO ASSOCIADO A FATORES
EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS INCENTIVADORAS. |
|
Título (EN): |
STUDY OF THE INTERACTIVE PROCESSES IN LESSONS OF PHYSICS EDUCATION |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATION OF PHYSICS ♠ MOTIVATION ♠ VYGOTSKY´S THEORY
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THIS WORK WE PRESENT SOME CONSIDERATIONS CONCERNING THE
DEVELOPMENT OF THE INTERACTIVE PROCESS IN ACTIVITIES COMMON TO THE PHYSICS
LESSONS. THE STUDY OF CLASSROOM INTERACTION IS QUITE EMBRACING AS IT ENCLOSES
DIFFERENCES NOT ONLY REGARDING THE RESEARCH OBJECT - PROFESSOR-PUPIL, GROUP OF
PUPILS OR THE WHOLE CLASSROOM-, BUT ALSO REGARDING THE PARAMETER USED TO
ANALYZE THE DATA OBSERVED. WE CHOOSE VYGOTSKY´S THEORY, AS IT EMPHASIZES
THE IMPORTANCE OF THE CULTURAL AND SOCIAL ENVIRONMENT IN THE HUMAN COGNITIVE
DEVELOPMENT, AND WE AIMED AT INVESTIGATING ITS RELEVANCE AND POSSIBLE
CONTRIBUTIONS TO THE INTERACTIVE PROCESS PERTAINING TO SCHOOL LEARNING. WITH THIS
OBJECTIVE, WE REFERRED TO THE INDICATIONS SUPPLIED BY HIS THEORY CONCERNING THE
LEARNING PROCESS AND SCHOOL TEACHING. OUR RESEARCH LED US TO INDICATIONS THAT
CLASSROOM INTERACTION, RESULTING FROM CULTURAL AND SOCIAL FEATURES, IS MORE
LIKELY TO BE RAISED WHEN ASSOCIATED WITH EMOTIONAL AND MOTIVATIONAL FACTORS
CONNECTED TO PARTICULAR CHARACTERISTICS. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20061009_MONTEIRO ISABEL CRISTINA DE CASTRO.pdf
|
Tamanho: |
932 Kb (932397 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
11/05/2007 ÀS 13:56:52 |
Atualizado: |
11/05/2007 ÀS 13:56:52 |
Visitas: |
2243 |
Última Visita em : |
25/06/2024 ÀS 14:22:54 |
Downloads: |
304 |
Último Download em : |
23/03/2024 ÀS 09:38:19 |