Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ESTUDO DOS PROCESSOS INTERATIVOS EM AULAS DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM SEGUNDO A TEORIA DE VIGOTSKI
Autor:
MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO
Email:
maureliomonteiro@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GASPAR, ALBERTO
Banca Examinadora:
Dr. GASPAR, ALBERTO
Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Dr. VAZ, ARNALDO DE MOURA
Data de Defesa:
09/10/2006
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
MOTIVAÇÃO
TEORIA DE VIGOTSKI
Resumo Original (PT):
APRESENTAMOS NESTE TRABALHO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO INTERATIVO EM ATIVIDADES COMUNS ÀS AULAS DE FÍSICA. O ESTUDO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA É BASTANTE AMPLO, POIS ABRANGE DIFERENÇAS TANTO NO OBJETO DA PESQUISA - PROFESSOR-ALUNO, GRUPO DE ALUNOS OU TODA A SALA DE AULA-, COMO EM RELAÇÃO AO REFERENCIAL COM QUE SE ANALISAM OS DADOS OBSERVADOS. ESCOLHEMOS A TEORIA DE VYGOTSKY, POR ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO MEIO CULTURAL E SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO COGNITIVO DO HOMEM, E PROCURAMOS INVESTIGAR SUAS INDICAÇÕES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO INTERATIVO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. NESSE INTUITO, CONSULTAMOS INDICAÇÕES FORNECIDAS NESSA TEORIA SOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO ESCOLAR. NOSSA PESQUISA NOS CONDUZIU A INDÍCIOS DE QUE O PROCESSO INTERATIVO EM SALA DE AULA, RESULTADO DA CULTURA E DO SOCIAL, PROMOVE-SE MAIS FACILMENTE QUANDO ASSOCIADO A FATORES EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS INCENTIVADORAS.
Título (EN):
STUDY OF THE INTERACTIVE PROCESSES IN LESSONS OF PHYSICS EDUCATION
Palavras-Chave (EN):
EDUCATION OF PHYSICS
MOTIVATION
VYGOTSKY´S THEORY
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK WE PRESENT SOME CONSIDERATIONS CONCERNING THE DEVELOPMENT OF THE INTERACTIVE PROCESS IN ACTIVITIES COMMON TO THE PHYSICS LESSONS. THE STUDY OF CLASSROOM INTERACTION IS QUITE EMBRACING AS IT ENCLOSES DIFFERENCES NOT ONLY REGARDING THE RESEARCH OBJECT - PROFESSOR-PUPIL, GROUP OF PUPILS OR THE WHOLE CLASSROOM-, BUT ALSO REGARDING THE PARAMETER USED TO ANALYZE THE DATA OBSERVED. WE CHOOSE VYGOTSKY´S THEORY, AS IT EMPHASIZES THE IMPORTANCE OF THE CULTURAL AND SOCIAL ENVIRONMENT IN THE HUMAN COGNITIVE DEVELOPMENT, AND WE AIMED AT INVESTIGATING ITS RELEVANCE AND POSSIBLE CONTRIBUTIONS TO THE INTERACTIVE PROCESS PERTAINING TO SCHOOL LEARNING. WITH THIS OBJECTIVE, WE REFERRED TO THE INDICATIONS SUPPLIED BY HIS THEORY CONCERNING THE LEARNING PROCESS AND SCHOOL TEACHING. OUR RESEARCH LED US TO INDICATIONS THAT CLASSROOM INTERACTION, RESULTING FROM CULTURAL AND SOCIAL FEATURES, IS MORE LIKELY TO BE RAISED WHEN ASSOCIATED WITH EMOTIONAL AND MOTIVATIONAL FACTORS CONNECTED TO PARTICULAR CHARACTERISTICS.
Arquivo:
TES_DOUT20061009_MONTEIRO ISABEL CRISTINA DE CASTRO.pdf
Tamanho:
932 Kb (932397 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/05/2007 ÀS 13:56:52
Atualizado:
11/05/2007 ÀS 13:56:52
Visitas:
2227
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 23:17:58
Downloads:
304
Último Download em :
23/03/2024 ÀS 09:38:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por