DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ANÁLISE DOS PROJETOS AMBIENTAIS DESENVOLVIDOS EM UM BAIRRO DE BAURU (SP) SOB A PERSPECTIVA EDUCATIVA |
Autor: |
TEIXEIRA, LUCAS ANDRÉ |
Email: |
teixeira_geo@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI |
Co-Orientador: |
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. OLIVEIRA, HAYDEE TORRES DE
|
Data de Defesa: |
17/02/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ♠ ESCOLA E COMUNIDADE ♠ PROCESSO EDUCATIVO
|
Resumo Original (PT): |
|
PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM PROCESSO EDUCATIVO QUE
OBJETIVA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS SUJEITOS PARA O ENFRENTAMENTO DAS VERDADEIRAS
CAUSAS DA CRISE SÓCIO-AMBIENTAL, VISANDO A EMANCIPAÇÃO DAS CONDIÇÕES DETERMINADAS
PELO MODO DE PRODUÇÃO ATUAL, AGENTE DETERMINANTE DA CRISE SÓCIO-AMBIENTAL A QUE
ESTÁ SUBMETIDA A HUMANIDADE, ESTE TRABALHO PROPÕE-SE ANALISAR TRABALHOS QUE FORAM
REALIZADOS EM UM BAIRRO POPULAR, OBJETIVANDO IDENTIFICAR E COMPREENDER AS DIFERENTES
ABORDAGENS FILOSÓFICO-POLÍTICAS QUE SE EXPRESSAM NAS AÇÕES AMBIENTAIS, AO PASSO EM
QUE PRETENDEMOS IDENTIFICAR OS FATORES INDICATIVOS DE IMPACTOS QUALITATIVOS QUE ESSAS
AÇÕES PROPORCIONARAM NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR E NA COMUNIDADE,
ENTENDENDO-AS COMO ESPAÇO EDUCATIVO. POR MEIO DA ANÁLISE DOS PROJETOS AMBIENTAIS
QUE ENVOLVERAM A TEMÁTICA AMBIENTAL E QUE FORAM REALIZADOS POR DIVERSOS SEGMENTOS
DA SOCIEDADE, TAIS COMO: UNIVERSIDADES, PODER PÚBLICO, ORGANIZAÇÕES NÃOGOVERNAMENTAIS
E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, ESTE TRABALHO PRETENDE PRODUZIR
CONHECIMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA O ENFRENTAMENTO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL,
BUSCANDO O APROFUNDAMENTO DA REFLEXÃO DE ALGUNS DE SEUS PRINCÍPIOS NA PERSPECTIVA
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ EDUCATIVE PROCESS ♠ SCHOOL AND COMMUNITY
|
Resumo Original (EN): |
|
ASSUMING THAT ENVIRONMENTAL EDUCATION IS AN EDUCATIONAL PROCESS WHICH AIMS AT
EXPLOITATION OF THE SUBJECTS TO FACING THE REAL CAUSES OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL
CRISIS, TO THE EMANCIPATION OF THE DETERMINED CONDITIONS BY THE CURRENT MODE OF
PRODUCTION, A KEY AGENT OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL CRISIS IN THAT THE HUMANITY IS THE
SUBJECT, THIS WORK PROPOSES TO EXAMINE WORKS HAVE DONE IN A POPULAR DISTRICT. IT AIMS
TO IDENTIFY AND UNDERSTAND THE DIFFERENT PHILOSOPHICAL AND POLITICS APPROACHES, THOSE
ARE EXPRESSED IN ENVIRONMENTAL ACTIONS, WHILE WE INTEND TO IDENTIFY THE QUALITATIVE
IMPACTS THOSE ACTIONS PROVIDED IN THE SCHOLL DAILY AND IN THE COMMUNITY,
UNDERSTANDING THEM AS EDUCATIONAL SPACES. THROUGH THE ANALYSIS OF ENVIRONMENTAL
PROJECTS THOSE INVOLVED THE ENVIRONMENT THEMATIC AND HAVE BEEN DONE BY SOME
SEGMENTS OF SOCIETY, SUCH AS: UNIVERSITIES, PUBLIC AUTHORITIES, NONGOVERNMENTAL
ORGANIZATIONS AND ASSOCIATIONS OF RESIDENTS. THIS WORK INTENDS TO PRODUCE KNOWLEDGE
TO HELP FACING THE ENVIRONMENTAL PROBLEM, SEEKING TO DEEP THE REFLECTION OF SOME OF
ITS PRINCIPLES UNDER THE CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20090217_TEIXEIRA LUCAS ANDRE.pdf
|
Tamanho: |
6427 Kb (6427028 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
18/06/2009 ÀS 15:14:41 |
Atualizado: |
18/06/2009 ÀS 15:14:41 |
Visitas: |
1517 |
Última Visita em : |
04/05/2024 ÀS 03:06:00 |
Downloads: |
124 |
Último Download em : |
28/08/2023 ÀS 15:49:56 |