DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS. |
Autor: |
PIZARRO, MARIANA VAITIEKUNAS |
Email: |
marianavpz@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. BAROLLI, ELISABETH
|
Data de Defesa: |
13/02/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ♠ SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Resumo Original (PT): |
|
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO MEIO ESCOLAR E O USO DESTE
RECURSO COMO AUXILIAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA É UMA REALIDADE PARA EDUCADORES DE DIVERSAS
ÁREAS. POR SER UMA LINGUAGEM PRÓXIMA À REALIDADE DOS ALUNOS E SER REPLETA DE SIGNIFICADOS
PARA ELES, A PRESENÇA DOS QUADRINHOS EM SALA DE AULA PERMITE QUE OS FORMALISMOS DO LIVRO
DIDÁTICO SEJAM SUPERADOS POR NOVAS FORMAS DE OLHAR CIÊNCIAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO
OBJETIVO CARACTERIZAR PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO RELEVANTES NA APRENDIZAGEM
DE CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS PRECONIZADOS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES
INICIAIS, MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PUBLICADAS COMERCIALMENTE E QUE
POSSUEM EM SEUS ENREDOS TEMÁTICAS PERTINENTES AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PROPOSTOS
PARA A QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA E ANALISE DE DADOS FOI REALIZADA A LUZ DA
METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA
INTERVENÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO QUE
PERMITAM O USO DO MATERIAL DE FORMA ADEQUADA BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE
PROCEDIMENTOS RELEVANTES PARA O ALUNO A PARTIR DO ESTUDO COM QUADRINHOS NO ENSINO DE
CIÊNCIAS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ COMIC BOOKS ♠ INITIAL SERIES OF BASIC EDUCATION ♠ PROCEDURAL CURRICULAR CONTENTS ♠ SCIENCE EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE LANGUAGE OF COMICS IS EACH MORE PRESENT IN THE HALF PERTAINING TO SCHOOL AND THE USE OF
THIS RESOURCE AS TO ASSIST IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES IT IS A REALITY FOR EDUCATORS OF DIVERSE
AREAS. FOR BEING A LANGUAGE NEXT TO THE REALITY TO THE STUDENTS AND BEING FULL OF MEANINGS FOR
THEM, THE PRESENCE OF THE COMICS IN CLASSROOM ALLOWS THAT THE FORMALISMS OF THE DIDACTIC BOOK
ARE SURPASSED BY NEW FORMS OF LOOKING AT SCIENCE. THE PRESENT STUDY IT HAS AS OBJECTIVE TO
CHARACTERIZE PRACTICAL AND STRATEGIES OF EXCELLENT EDUCATION AND EVALUATION IN THE LEARNING OF
PROCEDURAL CURRICULAR CONTENTS PRAISED FOR THE SCIENTIFIC EDUCATION IN THE INITIAL SERIES, BY
MEANS OF THE USE OF COMIC BOOKS PUBLISHED COMMERCIALLY AND THAT THEY POSSESS IN ITS PERTINENT
THEMATIC PLOT TO THE CONSIDERED CONTENTS OF NATURAL SCIENCE FOR THE FOURTH SERIES OF BASIC
EDUCATION. THE RESEARCH AND ANALYZES OF DATA WAS CARRIED THROUGH THE LIGHT OF THE QUALITATIVE
RESEARCH. THE GOTTEN RESULTS DEMONSTRATE TO THE IMPORTANCE OF THE TEACHING INTERVENTION
THROUGH THE PLANNING OF STRATEGIES AND EVALUATIONS THAT ALLOW THE USE OF THE MATERIAL OF FORM
ADJUSTED AS WELL AS THE DEVELOPMENT OF EXCELLENT PROCEDURES FOR THE STUDENT FROM THE STUDY
WITH COMICS IN THE SCIENCE EDUCATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20090213_PIZARRO MARIANA VAITIEKUNAS.pdf
|
Tamanho: |
14588 Kb (14588840 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
05/06/2009 ÀS 14:30:27 |
Atualizado: |
05/06/2009 ÀS 14:30:27 |
Visitas: |
893 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 01:39:49 |
Downloads: |
41 |
Último Download em : |
18/05/2021 ÀS 18:46:56 |