Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS.
Autor:
PIZARRO, MARIANA VAITIEKUNAS
Email:
marianavpz@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. BAROLLI, ELISABETH
Data de Defesa:
13/02/2009
Palavras-Chave (PT):
CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS
ENSINO DE CIÊNCIAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo Original (PT):
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO MEIO ESCOLAR E O USO DESTE RECURSO COMO AUXILIAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA É UMA REALIDADE PARA EDUCADORES DE DIVERSAS ÁREAS. POR SER UMA LINGUAGEM PRÓXIMA À REALIDADE DOS ALUNOS E SER REPLETA DE SIGNIFICADOS PARA ELES, A PRESENÇA DOS QUADRINHOS EM SALA DE AULA PERMITE QUE OS FORMALISMOS DO LIVRO DIDÁTICO SEJAM SUPERADOS POR NOVAS FORMAS DE OLHAR CIÊNCIAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO RELEVANTES NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CURRICULARES PROCEDIMENTAIS PRECONIZADOS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS, MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PUBLICADAS COMERCIALMENTE E QUE POSSUEM EM SEUS ENREDOS TEMÁTICAS PERTINENTES AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PROPOSTOS PARA A QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA E ANALISE DE DADOS FOI REALIZADA A LUZ DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO QUE PERMITAM O USO DO MATERIAL DE FORMA ADEQUADA BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTOS RELEVANTES PARA O ALUNO A PARTIR DO ESTUDO COM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
COMIC BOOKS
INITIAL SERIES OF BASIC EDUCATION
PROCEDURAL CURRICULAR CONTENTS
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE LANGUAGE OF COMICS IS EACH MORE PRESENT IN THE HALF PERTAINING TO SCHOOL AND THE USE OF THIS RESOURCE AS TO ASSIST IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES IT IS A REALITY FOR EDUCATORS OF DIVERSE AREAS. FOR BEING A LANGUAGE NEXT TO THE REALITY TO THE STUDENTS AND BEING FULL OF MEANINGS FOR THEM, THE PRESENCE OF THE COMICS IN CLASSROOM ALLOWS THAT THE FORMALISMS OF THE DIDACTIC BOOK ARE SURPASSED BY NEW FORMS OF LOOKING AT SCIENCE. THE PRESENT STUDY IT HAS AS OBJECTIVE TO CHARACTERIZE PRACTICAL AND STRATEGIES OF EXCELLENT EDUCATION AND EVALUATION IN THE LEARNING OF PROCEDURAL CURRICULAR CONTENTS PRAISED FOR THE SCIENTIFIC EDUCATION IN THE INITIAL SERIES, BY MEANS OF THE USE OF COMIC BOOKS PUBLISHED COMMERCIALLY AND THAT THEY POSSESS IN ITS PERTINENT THEMATIC PLOT TO THE CONSIDERED CONTENTS OF NATURAL SCIENCE FOR THE FOURTH SERIES OF BASIC EDUCATION. THE RESEARCH AND ANALYZES OF DATA WAS CARRIED THROUGH THE LIGHT OF THE QUALITATIVE RESEARCH. THE GOTTEN RESULTS DEMONSTRATE TO THE IMPORTANCE OF THE TEACHING INTERVENTION THROUGH THE PLANNING OF STRATEGIES AND EVALUATIONS THAT ALLOW THE USE OF THE MATERIAL OF FORM ADJUSTED AS WELL AS THE DEVELOPMENT OF EXCELLENT PROCEDURES FOR THE STUDENT FROM THE STUDY WITH COMICS IN THE SCIENCE EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20090213_PIZARRO MARIANA VAITIEKUNAS.pdf
Tamanho:
14588 Kb (14588840 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/06/2009 ÀS 14:29:54
Atualizado:
05/06/2009 ÀS 14:29:54
Visitas:
1447
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:37:58
Downloads:
144
Último Download em :
11/04/2024 ÀS 19:31:11
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por