Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
H. AVALIAÇÃO E TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR
Autor:
GARNICA, KARINA RAMOS HERREIRA
Email:
jgarnica@netsite.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Data de Defesa:
23/01/2009
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
PRÉ-ESCOLARES
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVOS: A) DESCREVER, A PARTIR DE FILMAGENS, O REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DAS CRIANÇAS ANTES DA PARTICIPAÇÃO EM UM TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS; B) IDENTIFICAR A FREQÜÊNCIA DE COMPORTAMENTOS INTERNALIZANTES E EXTERNALIZANTES DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES SOB O PONTO DE VISTA DE SUAS PROFESSORAS; C) AVALIAR O COMPORTAMENTO SOCIALMENTE HABILIDOSO DE CRIANÇAS QUE FREQÜENTAM A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA CRIANÇA SOBRE SEU DESEMPENHO SOCIAL E DA AVALIAÇÃO DA PROFESSORA SOBRE O DESEMPENHO SOCIAL DA CRIANÇA, 0ANTES E DEPOIS DO TREINAMENTO; D) VERIFICAR A EFICÁCIA DO SISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS (SMHS) PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. OS PARTICIPANTES FORAM 18 CRIANÇAS DA ESCOLA 1 (GRUPO EXPERIMENTAL) E 13 CRIANÇAS DA ESCOLA 2 (GRUPO DE ESPERA) COM 5 E 6 ANOS DE IDADE QUE FREQÜENTAVAM AS TURMAS DE JARDIM II E PRÉ E DUAS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE FILMAGENS, DA APLICAÇÃO DA ESCALA COMPORTAMENTAL INFANTIL ECI-A2 DE RUTTER, RESPONDIDO PELAS PROFESSORAS, AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DO SISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS COM AUTO-AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS DESEMPENHOS SOCIAIS E AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE OS DESEMPENHOS SOCIAIS DAS CRIANÇAS. A ESCOLA 1 (GRUPO EXPERIMENTAL), PARTICIPOU DE TRÊS FASES DO ESTUDO: PRIMEIRA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS, TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS (THS) E SEGUNDA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS, APÓS O TREINAMENTO. JÁ A ESCOLA 2 (GRUPO DE ESPERA), PARTICIPOU DE QUATRO FASES DO ESTUDO: PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS, SEGUNDA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS (ANTES DO TREINAMENTO); TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS (THS) E TERCEIRA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS APÓS O TREINAMENTO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: A) NA ANÁLISE DAS FILMAGENS, AS FREQÜÊNCIAS DOS COMPORTAMENTOS HABILIDOSOS DAS CRIANÇAS INDICARAM QUE, TANTO NA ESCOLA 1 QUANTO NA ESCOLA 2, FORAM MAIORES PARA OS MENINOS E MENORES PARA AS MENINAS, AO PASSO QUE, PARA OS COMPORTAMENTOS NÃOHABILIDOSOS, OS MENINOS APRESENTARAM, NA ESCOLA 1, UMA FREQÜÊNCIA MENOR QUE A DAS MENINAS E, APENAS NA ESCOLA 2, UMA FREQÜÊNCIA MAIOR QUE A DAS MENINAS; B) A COMPARAÇÃO ENTRE RESPOSTAS INTERNALIZANTES, EXTERNALIZANTES E OUTRAS RESPOSTAS DA ECI-A2 DE RUTTER, PERMITE CONSIDERAÇÕES ACERCA DO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM UMA FREQÜÊNCIA MAIS ALTA DO QUE A ESPERADA AO ACASO PARA AS RESPOSTAS INTERNALIZANTES NOS DOIS GRUPOS (GRUPO EXPERIMENTAL E GRUPO DE ESPERA); C) O THS PARECE TER APRESENTADO UM EFEITO SOBRE AS RESPOSTAS HABILIDOSAS DAS CRIANÇAS, AUMENTANDO SUA FREQÜÊNCIA, MAS NÃO PARECE TER SURTIDO EFEITO SOBRE AS RESPOSTAS NÃO-HABILIDOSAS ATIVAS E PASSIVAS DAS CRIANÇAS. AO MESMO TEMPO, UM EFEITO DO OBSERVADOR PODE SER RESPONSÁVEL PELAS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DAS PROFESSORAS AO AVALIAR O REPERTÓRIO SOCIAL DAS CRIANÇAS NO QUE DIZ RESPEITO AS RESPOSTAS HABILIDOSAS, NÃOHABILIDOSAS ATIVAS E PASSIVAS; D) DE ACORDO COM OS RESULTADOS, CONSIDERA-SE A RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DO SISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS (SMHS) EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉESCOLAR DEVIDO AS CONDIÇÕES DA APLICAÇÃO INDIVIDUAL SEREM ADEQUADAS PARA CRIANÇAS NESTA FAIXA ETÁRIA. ASSIM, TAIS INFORMAÇÕES PODERÃO SUBSIDIAR PESQUISAS DE OBSERVAÇÃO NATURAL E/OU EXPERIMENTAL, BEM COMO INTERVENÇÕES COM GRUPOS DE CRIANÇAS E PROFESSORES.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
PRE-SCHOLLARS
SOCIAL SKILLS
SOCIAL SKILLS TRAINING
Resumo Original (EN):
THE PRESENT RESEARCH AIMS: A) DESCRIBING, FROM FILMING, THE BEHAVIOR REPERTORY OF CHILDREN BEFORE BEING PART OF A SOCIAL SKILL TRAINING; B) IDENTIFYING THE FREQUENCY OF INNER AND OUTER BEHAVIORS OF PRE SCHOLAR CHILDREN UNDER THEIR TEACHERS´ POINT OF VIEW; C) EVALUATING THE BEHAVIOR SOCIALLY SKILLED OF CHILDREN WHO ATTEND KINDERGARTEN BY MEANS OF SELF EVALUATION OF CHILDREN ABOUT THEIR SOCIAL PERFORMANCE AND THE TEACHER´S EVALUATION OF CHILDREN ABOUT THEIR SOCIAL PERFORMANCE AND AFTER THE TRAINING; D) VERIFYING THE FIT OF MULTIMEDIA SYSTEM FOR SOCIAL SKILL (SMHS) FOR CHILDREN IN PRE SCHOLAR AGE. THE PARTICIPANTS WERE EIGHTEEN CHILDREN OF THE SCHOLL 1 (EXPERIMENTAL GROUPS) AND THIRTEEN CHILDREN OF THE SCHOOL 2 (AWAITING GROUP) OF FIVE AND SIX YEARS OLD WHO ATTEND THE GROUPS OF KINDERGARTEN 2 AND PRIMARY AND TWO TEACHERS OF THE RESPECTIVE GROUPS. DATA WERE COLLECTED BY FILMING, BY APPLYING THE CHILD BEHAVIORAL SKALE ECI-A2 OF RUTTER, RESPONDED BY THE TEACHERS, SOCIAL SKILL EVALUATION THROUGH SOCIAL SKILL MULTIMEDIA SYSTEM WITH SELF EVALUATION OF CHILDREN ABOUT THEIR SOCIAL PERFORMANCE AND THE SAME FROM THE TEACHERS ABOUT THE CHILDREN. SCHOOL 1 (EXPERIMENTAL GROUP), PARTICIPATED THREE PHASIS OF THE STUDY: FIRST SOCIAL SKILL EVALUATION, SOCIAL SKILL TRAINING (THS) AND SECOND EVALUATION OF SOCIAL SKILLS, AFTER TRAINING. WHEREAS SCHOOL 2 (AWAITING GROUP), PARTICIPATED FOUR PHASIS OF STUDYING: FIRST SOCIAL SKILL EVALUATION, SECOND SOCIAL SKILL EVALUATION (BEFORE TRAINING); SOCIAL SKILL TRAINING (THS) AND THIRD SOCIAL SKILL EVALUATION AFTER TRAINING. THE MAIN RESULTS WERE: A) ANALYZING THE FILMINGS, THE FREQUENCIES OF SKILLED BEHAVIOR OF CHILDREN DISPLAY THAT, EITHER SCHOOL 1 OR SCHOOL 2, IT WAS MORE FOR BOYS AND LESS FOR GIRLS, WHEREAS FOR NON SKILLED BEHAVIORS, BOYS DISPLAYED IN SCHOOL 1 A LOWER FREQUENCY THAN THE GIRLS AND ONLY IN SCHOOL 2 A HIGHER FREQUENCY THAN THE GIRLS; B) A COMPARISON BETWEEN THE INNER AND OUTTER AND OTHER ANSWERS OF ECI-A2 DE RUTTER, ALLOWS CONCLUSIONS ABOUT THE BEHAVIOR OF CHILDREN WHO DISPLAYED A HIGHER FREQUENCY THAN EXPECTED BY A CHANCE FOR THE INNER ANSWERS IN THE TWO GROUPS (EXPERIMENTAL AND AWAITING); C) THS SEEMS TO DISPLAY AN EFFECT UPON THE SKILL ANSWER OF THE CHILDREN, INCREASING THEIR FREQUENCY BUT IT DOESN´T SEEM HAVING ANY EFFECT UPON THE NON SKILLED ANSWER ACTIVE AND PASSIVE OF CHILDREN. AT THE SAME TIME AN EFFECT OF THE OBSERVER COULD BE RESPONSIBLE BY TEACHER´S BEHAVIORS CHANGINGS BY EVALUATING THE SOCIAL REPERTORY OF CHILDREN CONCERNING THE SKILLED ANSWERS, NON SKILLED ACTIVE AND PASSIVE; D) ACCORDING TO THE RESULTS, WE CONSIDER THE PREVALENCE OF THE APPLICATION OF MULTIMEDIA SYSTEM OF SOCIAL SKILL (SMHS) TO PRE SCHOLAR AGED CHILDREN DUE TO THE CONDITIONS OF INDIVIDUAL APPLICATION BEING RIGHT TO CHILDREN WITHIN THIS AGE.THUS, SUCH INFORMATION CAN HELP RESEARCHS OF NATURAL OBSERVATION AND/OR EXPERIMENTAL, AS WELL AS INTERVENTIONS INTO GROUPS OF CHILDREN AND TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20090123_GARNICA KARINA RAMOS HERREIRA.pdf
Tamanho:
1110 Kb (1110685 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/05/2009 ÀS 15:02:17
Atualizado:
27/05/2009 ÀS 15:02:17
Visitas:
2389
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 22:57:58
Downloads:
201
Último Download em :
26/04/2024 ÀS 17:13:58
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por