Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ATIVIDADES DE CAMPO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DIRETRIZES METODOLÓGICAS
Autor:
BALDANI, ROSANA CAETANO
Email:
rcb1106@zipmail.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Drª. RUIZ, SONIA SILVEIRA
Data de Defesa:
29/09/2006
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES DE CAMPO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISA-AÇÃO
Resumo Original (PT):
A ATIVIDADE DE CAMPO, RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), TEM SIDO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASTANTE EXPLORADA PELA ESCOLA E PODE CONTRIBUIR PARA A OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA COMO DOS FATORES INTEGRANTES DO AMBIENTE, INCLUSIVE OS DE CARÁTER SÓCIO-AMBIENTAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE ESSA TEMÁTICA, FORMULANDO COMO PROBLEMA DE PESQUISA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE CAMPO EM EA, QUE POSSAM GARANTIR SEUS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PRÁXIS EDUCATIVA CULTURAL, INFORMATIVA, FUNDAMENTALMENTE POLÍTICA, FORMATIVA, EMANCIPATÓRIA, CRÍTICA E TRANSFORMADORA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO, COM UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS DE UMA CLASSE DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, E NORTEADO PELOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA. O PROCESSO PEDAGÓGICO, A CONCRETIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA, A VIVÊNCIA GRUPAL E AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM AS CATEGORIAS DE ANÁLISES, NAS QUAIS, A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ATIVIDADE DE CAMPO CARACTERIZOU-SE COMO IMPORTANTE ELEMENTO NO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICOMETODOLÓGICO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO POR PESQUISA.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
ACTION RESEARCH
ENVIRONMENTAL EDUCATION
FIELD ACTIVITY
Resumo Original (EN):
THE FIELD ACTIVE, RELATED TO ENVIRONMENTAL EDUCATION (EE), HAS BEEN A TEACHING STRATEGY, EXPLORED BY THE SCHOOL AND IT MIGHT CONTRIBUTE TO THE OBSERVATION OF NATURE PHENOMENA AS ONE OF THE CONSTITUENT FACTORS OF THE ENVIRONMENT, INCLUDING THE SOCIAL ENVIRONMENTAL CHARACTER. THE AIM OF THIS STUDY IS REFLECTING ABOUT THIS SUBJECT, FORMULATING AS A RESEARCH PROBLEM THE COLLECTIVE CONSTRUCTION OF THE METHODOLOGICAL DIRECTIVES TO THE DEVELOPMENT OF FIELD CLASSES IN EE, THAT CAN ASSURE IT BASIC PRINCIPLES OF TRANSFORMING, CRITICAL, EMANCIPATORY, FORMATIVE, POLITICAL, FUNDAMENTALLY, INFORMATIVE AND CULTURAL EDUCATIONAL PRAXIS. THE STUDY WAS DEVELOPED, WITH A TEACHER AND HIS 5TH GRADE CLASS OF ELEMENTARY SCHOOL IN A PUBLIC SCHOOL, AND DIRECTED BY PRESUMED OF THE PARTICIPATIVE ACTION RESEARCH. THE PEDAGOGICAL PROCEDURE, THE CONCRETIZING OF THE PARTICIPATIVE ACTION RESEARCH METHODOLOGY, THE GROUP HABITS AND THE PERFORMED ACTIVITIES WERE THE ANALYSIS CATEGORIES, IN WHICH, THE PEDAGOGICAL STRATEGIES OF FIELD ACTIVITY DEFINED AS AN IMPORTANT ELEMENT IN THE DIDACTICAL METHODOLOGICAL DEVELOPMENT TO THE CONCRETIZING OF THE TEACHING BY RESEARCHING.
Arquivo:
DIS_MEST20060929_BALDANI ROSANA CAETANO.pdf
Tamanho:
9380 Kb (9380557 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/05/2007 ÀS 13:33:08
Atualizado:
11/05/2007 ÀS 13:33:08
Visitas:
2381
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 00:31:07
Downloads:
338
Último Download em :
01/11/2023 ÀS 07:10:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por