DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE MONITORES DE VISITAS ESCOLARES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS: SABERES E PRÁTICA REFLEXIVA |
Autor: |
SILVA, CAMILA SILVEIRA DA |
Email: |
camila_iqunesp@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ ♠ Dr. SILVA, DOUGLAS FALCÃO
|
Data de Defesa: |
18/02/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CENTRO DE CIÊNCIAS ♠ MONITORES ♠ PRÁTICA REFLEXIVA ♠ SABERES
|
Resumo Original (PT): |
|
ESSA PESQUISA ABORDA O TEMA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE MONITORES DE UM CENTRO DE
CIÊNCIAS. ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM
ESPAÇOS NÃO-FORMAIS. SÃO APRESENTADOS DADOS COLETADOS JUNTO AOS MONITORES DO CENTRO DE
CIÊNCIAS DE ARARAQUARA (CCA), ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE
UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA. APRESENTAMOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A
FORMAÇÃO DOS MEDIADORES DE ALGUNS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL E DO EXTERIOR, BEM
COMO O PAPEL ATRIBUÍDO A ESSES SUJEITOS NESSAS INSTITUIÇÕES E TAMBÉM AS CONTRIBUIÇÕES DO
PARADIGMA DO PROFISSIONAL REFLEXIVO PARA A FORMAÇÃO DOS MONITORES. OS SUJEITOS DA PESQUISA
SÃO OS MONITORES DO CCA QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE VISITAÇÃO ESCOLAR MONITORADA. OS
DADOS NOS MOSTRAM ASPECTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES INICIAIS DOS MONITORES SOBRE O PAPEL DE UM
CENTRO DE CIÊNCIAS NA SOCIEDADE E SOBRE OS SABERES E HABILIDADES NECESSÁRIOS A UM MEDIADOR;
SOBRE O COMPORTAMENTO DOS VISITANTES, AS INTERAÇÕES SOCIAIS QUE OCORREM DURANTE AS VISITAS
ESCOLARES, A FUNÇÃO DO MONITOR E O SEU PAPEL DURANTE A VISITA, A APRENDIZAGEM DOS VISITANTES,
OS QUESTIONAMENTOS DOS VISITANTES, DENTRE OUTROS ELEMENTOS, NA PERSPECTIVA DOS MONITORES. AS
ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS SUJEITOS FORNECERAM INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS SOBRE O PROCESSO
DE FORMAÇÃO DE MONITORES, AS EXPECTATIVAS CRIADAS POR ELES ANTES DA ATUAÇÃO, OS MOMENTOS
MAIS MARCANTES DECORRENTES DAS AÇÕES VIVENCIADAS E SOBRE O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL. UMA
DAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS FOI O MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA, COM O USO
DE FOTOS DIGITAIS E VÍDEOS DAS VISITAS MONITORADAS REALIZADAS PELOS MONITORES PARTICIPANTES DA
PESQUISA. O MÉTODO FAVORECE MOMENTOS DE REFLEXÃO DOS SUJEITOS, O QUE O TORNA MUITO
INDICADO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOS MONITORES NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL REFLEXIVO. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA E
DAS REFERÊNCIAS DA LITERATURA, PUDEMOS CRIAR UM ESQUEMA SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS A UM
MONITOR DE CENTROS DE CIÊNCIAS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ KNOWLEDGE ♠ MONITORS ♠ REFLEXIVE PRACTICE ♠ SCIENCE CENTERS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH IS RELATED TO THE FORMATION AND PERFORMANCE OF MONITORS OF A
SCIENCE CENTER. THE WORK IS INSERTED IN THE CONTEXT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL DIVULGATION
AND EDUCATION IN NON-FORMAL SPACES. DATA COLLECTED AMONG THE MONITORS ACTING ON CENTRO DE
CIENCIAS DE ARARAQUARA (CCA), A SPACE OF NON-FORMAL EDUCATION AND SCIENTIFIC DIVULGATION OF
A PUBLIC UNIVERSITY OF THE STATE OF SÃO PAULO, ARE PRESENTED. A BIBLIOGRAPHIC SEARCH ABOUT THE
FORMATION OF MONITORS IN SOME CENTERS AND MUSEUM OF SCIENCE IN BRAZIL AND ABROAD, AS WELL AS
THE ROLE ATTRIBUTED TO THESE MONITORS IN THESE INSTITUTIONS AND THE CONTRIBUTIONS OF THE REFLEXIVE
PROFESSION PARADIGM FOR THE FORMATION OF THESE PROFESSIONALS, ARE REPORTED. THE SUBJECT OF THE
RESEARCH IS RELATED TO THE CCA MONITORS THAT PARTICIPATE OF A SCHEDULED MONITORED SCHOOL
VISITATION PROGRAM. THE DATA SHOW THE ASPECTS OF THE INITIAL CONCEPTS OF THE MONITORS ABOUT THE
ROLE OF A SCIENCE CENTER IN THE SOCIETY AND THE KNOWLEDGE AND ABILITIES REQUIRED FOR A MONITOR,
ABOUT THE BEHAVIOR OF VISITORS, THE SOCIAL INTERACTIONS THAT OCCUR DURING THE VISIT, THE LEARNING
PROCESS AND QUESTIONS OF THE VISITORS, AMONG OTHER SUBJECTS, IN THE MONITORS´ PERSPECTIVE. THE
INTERVIEWS CARRIED OUT WITH THE RESEARCH SUBJECTS GAVE RISE TO SIGNIFICANT INFORMATIONS ABOUT
THE PROCESS OF MONITOR FORMATION, THEIR EXPECTATIONS BEFORE EACH VISIT, THE MOST REMARKING
MOMENTS OF THEIR ACTIONS DURING THE VISITS AND ABOUT THEIR PROFESSIONAL DEVELOPMENT. ONE OF
THE METHODOLOGICAL INSTRUMENTS USED DURING THE RESEARCH WAS THE STIMULATED REMEMBRANCE
METHOD (SRM), USING DIGITAL PHOTOS AND VIDEO RECORDS OF THE MONITORED VISITS IN WHICH THE
RESEARCH SUBJECTS PARTICIPATED. THIS METHOD STIMULATES MOMENTS OF REFLEXION ON THE RESEARCH
SUBJECTS ABOUT THEIR ACTIONS DURING THE VISITS, WHICH MAKES IT A POWERFUL INSTRUMENT IN THE
PROCESS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE MONITORS, IN THE PERSPECTIVE OF A REFLEXIVE
PROFESSIONAL APPROACH. USING THE DATA OBTAINED IN THIS RESEARCH AND INFORMATION FOUND IN THE
LITERATURE, A SCHEME OF THE DESIRED KNOWLEDGE TO THE FORMATION OF A SCIENCE CENTER MONITOR IS
PROPOSED. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20090218_SILVA CAMILA SILVEIRA DA.pdf
|
Tamanho: |
6347 Kb (6347509 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
14/05/2009 ÀS 16:47:33 |
Atualizado: |
14/05/2009 ÀS 16:47:33 |
Visitas: |
1639 |
Última Visita em : |
08/07/2024 ÀS 08:57:52 |
Downloads: |
147 |
Último Download em : |
22/03/2024 ÀS 00:33:39 |