Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE MONITORES DE VISITAS ESCOLARES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS: SABERES E PRÁTICA REFLEXIVA
Autor:
SILVA, CAMILA SILVEIRA DA
Email:
camila_iqunesp@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Dr. SILVA, DOUGLAS FALCÃO
Data de Defesa:
18/02/2009
Palavras-Chave (PT):
CENTRO DE CIÊNCIAS
MONITORES
PRÁTICA REFLEXIVA
SABERES
Resumo Original (PT):
ESSA PESQUISA ABORDA O TEMA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE MONITORES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS. ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS. SÃO APRESENTADOS DADOS COLETADOS JUNTO AOS MONITORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE ARARAQUARA (CCA), ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA. APRESENTAMOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A FORMAÇÃO DOS MEDIADORES DE ALGUNS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL E DO EXTERIOR, BEM COMO O PAPEL ATRIBUÍDO A ESSES SUJEITOS NESSAS INSTITUIÇÕES E TAMBÉM AS CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA DO PROFISSIONAL REFLEXIVO PARA A FORMAÇÃO DOS MONITORES. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS MONITORES DO CCA QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE VISITAÇÃO ESCOLAR MONITORADA. OS DADOS NOS MOSTRAM ASPECTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES INICIAIS DOS MONITORES SOBRE O PAPEL DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS NA SOCIEDADE E SOBRE OS SABERES E HABILIDADES NECESSÁRIOS A UM MEDIADOR; SOBRE O COMPORTAMENTO DOS VISITANTES, AS INTERAÇÕES SOCIAIS QUE OCORREM DURANTE AS VISITAS ESCOLARES, A FUNÇÃO DO MONITOR E O SEU PAPEL DURANTE A VISITA, A APRENDIZAGEM DOS VISITANTES, OS QUESTIONAMENTOS DOS VISITANTES, DENTRE OUTROS ELEMENTOS, NA PERSPECTIVA DOS MONITORES. AS ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS SUJEITOS FORNECERAM INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES, AS EXPECTATIVAS CRIADAS POR ELES ANTES DA ATUAÇÃO, OS MOMENTOS MAIS MARCANTES DECORRENTES DAS AÇÕES VIVENCIADAS E SOBRE O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL. UMA DAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS FOI O MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA, COM O USO DE FOTOS DIGITAIS E VÍDEOS DAS VISITAS MONITORADAS REALIZADAS PELOS MONITORES PARTICIPANTES DA PESQUISA. O MÉTODO FAVORECE MOMENTOS DE REFLEXÃO DOS SUJEITOS, O QUE O TORNA MUITO INDICADO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS MONITORES NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL REFLEXIVO. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA E DAS REFERÊNCIAS DA LITERATURA, PUDEMOS CRIAR UM ESQUEMA SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS A UM MONITOR DE CENTROS DE CIÊNCIAS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
KNOWLEDGE
MONITORS
REFLEXIVE PRACTICE
SCIENCE CENTERS
Resumo Original (EN):
THE PRESENT RESEARCH IS RELATED TO THE FORMATION AND PERFORMANCE OF MONITORS OF A SCIENCE CENTER. THE WORK IS INSERTED IN THE CONTEXT OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL DIVULGATION AND EDUCATION IN NON-FORMAL SPACES. DATA COLLECTED AMONG THE MONITORS ACTING ON CENTRO DE CIENCIAS DE ARARAQUARA (CCA), A SPACE OF NON-FORMAL EDUCATION AND SCIENTIFIC DIVULGATION OF A PUBLIC UNIVERSITY OF THE STATE OF SÃO PAULO, ARE PRESENTED. A BIBLIOGRAPHIC SEARCH ABOUT THE FORMATION OF MONITORS IN SOME CENTERS AND MUSEUM OF SCIENCE IN BRAZIL AND ABROAD, AS WELL AS THE ROLE ATTRIBUTED TO THESE MONITORS IN THESE INSTITUTIONS AND THE CONTRIBUTIONS OF THE REFLEXIVE PROFESSION PARADIGM FOR THE FORMATION OF THESE PROFESSIONALS, ARE REPORTED. THE SUBJECT OF THE RESEARCH IS RELATED TO THE CCA MONITORS THAT PARTICIPATE OF A SCHEDULED MONITORED SCHOOL VISITATION PROGRAM. THE DATA SHOW THE ASPECTS OF THE INITIAL CONCEPTS OF THE MONITORS ABOUT THE ROLE OF A SCIENCE CENTER IN THE SOCIETY AND THE KNOWLEDGE AND ABILITIES REQUIRED FOR A MONITOR, ABOUT THE BEHAVIOR OF VISITORS, THE SOCIAL INTERACTIONS THAT OCCUR DURING THE VISIT, THE LEARNING PROCESS AND QUESTIONS OF THE VISITORS, AMONG OTHER SUBJECTS, IN THE MONITORS´ PERSPECTIVE. THE INTERVIEWS CARRIED OUT WITH THE RESEARCH SUBJECTS GAVE RISE TO SIGNIFICANT INFORMATIONS ABOUT THE PROCESS OF MONITOR FORMATION, THEIR EXPECTATIONS BEFORE EACH VISIT, THE MOST REMARKING MOMENTS OF THEIR ACTIONS DURING THE VISITS AND ABOUT THEIR PROFESSIONAL DEVELOPMENT. ONE OF THE METHODOLOGICAL INSTRUMENTS USED DURING THE RESEARCH WAS THE STIMULATED REMEMBRANCE METHOD (SRM), USING DIGITAL PHOTOS AND VIDEO RECORDS OF THE MONITORED VISITS IN WHICH THE RESEARCH SUBJECTS PARTICIPATED. THIS METHOD STIMULATES MOMENTS OF REFLEXION ON THE RESEARCH SUBJECTS ABOUT THEIR ACTIONS DURING THE VISITS, WHICH MAKES IT A POWERFUL INSTRUMENT IN THE PROCESS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE MONITORS, IN THE PERSPECTIVE OF A REFLEXIVE PROFESSIONAL APPROACH. USING THE DATA OBTAINED IN THIS RESEARCH AND INFORMATION FOUND IN THE LITERATURE, A SCHEME OF THE DESIRED KNOWLEDGE TO THE FORMATION OF A SCIENCE CENTER MONITOR IS PROPOSED.
Arquivo:
DIS_MEST20090218_SILVA CAMILA SILVEIRA DA.pdf
Tamanho:
6347 Kb (6347509 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/05/2009 ÀS 16:47:33
Atualizado:
14/05/2009 ÀS 16:47:33
Visitas:
1624
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 17:15:10
Downloads:
147
Último Download em :
22/03/2024 ÀS 00:33:39
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por