Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUA FORMAÇÃO: ANÁLISE DE TRÊS DÉCADAS DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Autor:
PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO
Email:
marinezmp@sercomtel.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Drª. BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI
Dr. MORAES, ROQUE
Dr. FIORENTINI, DARIO
Data de Defesa:
13/04/2009
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTEÚDO
ANÁLISE TEXTUAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
REVISTAS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA APRESENTA UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONSTITUÍDA POR ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE ÂMBITO NACIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOS ÚLTIMOS 32 ANOS (1976-2007). CONSIDERANDO OS CINCO PERIÓDICOS ANALISADOS (GEPEM, BOLEMA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, ZETETIKÉ E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA), FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIOR PARTE DOS ARTIGOS SOBRE ESSE TEMA FOI PRODUZIDA NOS ÚLTIMOS 12 ANOS (1996-2007). ESSE LEVANTAMENTO TAMBÉM NOS POSSIBILITOU CONSTITUIR UM CORPUS, OU SEJA, UMA BASE DE DADOS, A PARTIR DA QUAL UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDA. COMO RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO, CONSTRUÍMOS CATEGORIAS DE BUSCA, SEGUIDAS DE UNIDADES DE PESQUISA E DE ANÁLISE, ENTRE ELAS: O PROBLEMA DE PESQUISA OU QUESTÃO EM DISCUSSÃO OU REFLEXÃO NOS ARTIGOS; AS AÇÕES INVESTIGATIVAS OU DESCRITAS; AS CONCLUSÕES, CONSIDERAÇÕES OU PRODUTOS DESSAS PESQUISAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO INICIAL, EM PARTICULAR, E AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM GERAL; AS REFERÊNCIAS TEÓRICAS CITADAS NO DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO; OS PARTICIPANTES DA PESQUISA; OS SENTIDOS SOBRE O PROFESSOR; OS SENTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. EM BUSCA DA COMPREENSÃO DO CAMPO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE SUA CARACTERIZAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS DEBRUÇAMOS NA PROCURA DE RESPOSTAS PARA AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAIS FORAM OS PROBLEMAS DE PESQUISA E/OU AS REFLEXÕES QUE OS ARTIGOS ABORDARAM NO PERÍODO CONSIDERADO PARA ANÁLISE? QUAIS FORAM AS IDEIAS FUNDAMENTAIS QUE ORIENTARAM ESSAS REFLEXÕES E/OU PESQUISAS E/OU PROJETOS NESSE PERÍODO? QUAIS OS SENTIDOS APRESENTADOS POR ESSES AUTORES DE ARTIGOS SOBRE O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO? EM SUMA, DESTACAMOS QUE AS ANÁLISES DESSES ARTIGOS CONTRIBUÍRAM PARA A COMPREENSÃO DO ?SER? E DO ?FAZER? DOS PROFESSORES NELES VEICULADAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MOSTROU-SE CARACTERIZADA POR MEIO: DA DEFINIÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DE SEUS OBJETIVOS E FUNÇÕES; DO QUE SE ESPERA DO PROFESSOR AO FINAL DO PROCESSO FORMATIVO NA ÓTICA DESSES AUTORES; DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E/OU PEDAGÓGICOS PROPOSTOS; DA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS; DA SUGESTÃO DE CURSOS E SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES; DA REFLEXÃO SOBRE SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES INDICADAS E IMPLICADAS NESSES PROCESSOS FORMATIVOS. CONCLUÍMOS ESSA INVESTIGAÇÃO DESTACANDO QUE MUITO SE DISCUTE E SE PESQUISA SOBRE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUA FORMAÇÃO, NO BRASIL, E QUE ESSE ESTUDO NOS POSSIBILITOU OBSERVAR ALGUMAS TENDÊNCIAS REFERENTES A ESSE CAMPO E SEUS POSSÍVEIS DESENVOLVIMENTOS NA ESCOLA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
MAGAZINES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH PRESENTS A STUDY ON MATHEMATICS TEACHER EDUCATION, ANALYZING 32 YEARS (1976-2007) OF PAPERS PUBLISHED IN BRAZILIAN JOURNALS OF MATHEMATICS EDUCATION. CONSIDERING THE FIVE JOURNALS ANALYZED (GEPEM, BOLEMA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, ZETETIKÉ E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA), IT WAS POSSIBLE TO OBSERVE THAT MOST OF THE PAPERS ON THIS SUBJECT WERE PRODUCED IN THE LAST 12 YEARS (1996-2007). THIS SURVEY ALSO ALLOWED US TO CONSTITUTE A CORPUS, THAT IS, A DATABASE, FROM WHICH A QUALITATIVE RESEARCH WAS CARRIED OUT. AS A RESULT OF THIS PHASE OF RESEARCH, WE BUILT CATEGORIES AND UNITS OF RESEARCH AND ANALYSIS, INCLUDING: THE PROBLEM OF RESEARCH OR QUESTION UNDER DISCUSSION OR CONSIDERATION IN THE PAPERS; THE INVESTIGATIVE OR DESCRIBED ACTIONS; THE CONCLUSIONS, CONSIDERATIONS OR PRODUCTS OF THESE RESEARCHES RELATED TO THE INITIAL TEACHER EDUCATION, IN PARTICULAR, AND TO THE PROCESS OF TEACHER?S EDUCATION, IN GENERAL; THE THEORETICAL REFERENCES USED IN THE DEVELOPMENT OF THE PAPER; THE RESEARCH PARTICIPANTS; THE MEANINGS ABOUT THE TEACHER; THE SENSES ABOUT TEACHER?S EDUCATION. SEARCHING TO UNDERSTAND THE FIELD OF TEACHER?S EDUCATION AND THEIR CHARACTERIZATION IN THE AREA OF MATHEMATICS EDUCATION, THE FOLLOWING QUESTIONS WERE ADDRESSED: WHAT WERE THE PROBLEMS OF RESEARCH AND/OR REFLECTIONS THAT THE PAPERS ADDRESSED IN THE PERIOD CONSIDERED FOR ANALYSIS? WHAT WERE THE BASIC IDEAS THAT GUIDED THESE THOUGHTS AND/OR RESEARCHES AND/OR PROJECTS IN THAT PERIOD? WHAT WERE THE SENSES ABOUT TEACHERS AND ITS EDUCATION GIVEN BY THE AUTHORS OF THESE PAPERS? IN SHORT, WE HIGHLIGHT THAT THE ANALYSIS OF THESE PAPERS CONTRIBUTED TO THE UNDERSTANDING OF WHAT TEACHERS ?ARE? AND WHAT THEY ?OUGHT TO DO IN? ON ITS CLASSES AND IN ITS PROFESSIONAL LIFE; MOREOVER, IT WAS POSSIBLE TO CHARACTERIZE TEACHER?S EDUCATION BY: THE DEFINITION OF TEACHER EDUCATION, ITS OBJECTIVES AND FUNCTIONS; WHAT ONE MUST EXPECT FROM THE TEACHER AT THE END OF THE TEACHER?S EDUCATION PROCESS; THE MATHEMATICAL AND/OR EDUCATIONAL CONTENT PROPOSED; THE PRACTICAL ACTIVITIES PROPOSED; THE SUGGESTION OF COURSES AND THEIR CURRICULUM STRUCTURES; THE THOUGHTS ABOUT THE LIMITATIONS AND POSSIBILITIES OF TEACHER?S EDUCATION INDICATED IN THE FORMATIVE PROCESSES. WE CONCLUDE THIS RESEARCH HIGHLIGHTING THAT MUCH HAS BEEN DISCUSSED AND RESEARCHED ON THE TEACHER AND HIS EDUCATION IN BRAZIL, AND THAT THIS STUDY ALLOWED US TO OBSERVE SOME TRENDS IN THAT FIELD AND POSSIBLE DEVELOPMENT IN THE SCHOOL.
Arquivo:
TES_DOUT20090413_PASSOS MARINEZ MENEGHELLO.pdf
Tamanho:
1899 Kb (1899965 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/05/2009 ÀS 16:02:47
Atualizado:
13/05/2009 ÀS 16:02:47
Visitas:
1577
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 00:39:16
Downloads:
159
Último Download em :
13/11/2022 ÀS 21:50:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por