Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE INSTRUIR DO TREINADOR ESPORTIVO EM CONTINGÊNCIAS DE COMPETIÇÃO
Autor:
JENSEN, CÍNTIA ALLYSON
Email:
capsiestudos@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Drª. SÉRIO, TEREZA MARIA DE AZEVEDO PIRES
Data de Defesa:
19/02/2009
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
CONTINGÊNCIAS DE COMPETIÇÃO
INSTRUÇÕES
PSICOLOGIA DO ESPORTE
TREINADOR ESPORTIVO
Resumo Original (PT):
NO ÂMBITO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, INSTRUÇÕES SÃO DEFINIDAS COMO ESTÍMULOS VERBAIS QUE DESCREVEM, DE MODO COMPLETO OU FRAGMENTADO, RELAÇÕES DE CONTINGÊNCIA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS, SENDO QUE AS CONSEQÜÊNCIAS EXPLICITADAS OU IMPLICADAS PODERIAM TER MODELADO OS MESMOS REPERTÓRIOS DESCRITOS NA AUSÊNCIA DA INSTRUÇÃO. A IDENTIFICAÇÃO DE RELAÇÕES FUNCIONAIS ENTRE INSTRUÇÕES E DESEMPENHOS OPERANTES CONSTITUI-SE EM RELEVANTE OBJETO DE INVESTIGAÇÃO PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. ESTE ESTUDO PROCUROU AMPLIAR O ALCANCE DE TAL OBJETO CONCENTRANDO ÊNFASE EM CARACTERIZAR O COMPORTAMENTO DO TREINADOR DE FORNECER INSTRUÇÕES NA ROTINA DE TRÊS JOGOS CONSECUTIVOS DA FASE CLASSIFICATÓRIA DE UM TORNEIO DE FUTEBOL JUNIOR. PARTICIPARAM A COMISSÃO TÉCNICA E 25 ATLETAS. AS VERBALIZAÇÕES FORAM GRAVADAS EM VÍDEO NA SALA DE PRELEÇÕES DO HOTEL NA QUAL A DELEGAÇÃO ESTEVE HOSPEDADA, BEM COMO NO CAMPO DE TREINAMENTO. O PROCEDIMENTO CONSISTIU EM DUAS ETAPAS. NA ETAPA 1 OCORREU UM PERÍODO DE AMBIENTAÇÃO DA PESQUISADORA COM A EQUIPE DURANTE AS ATIVIDADES DE PREPARAÇÃO PARA A COMPETIÇÃO. INICIALMENTE SEM A FILMADORA E POSTERIORMENTE COM A MESMA, A PESQUISADORA OBSERVOU E GRAVOU PRELEÇÕES MINISTRADAS EM SITUAÇÕES DE TREINAMENTOS DE CAMPO. A ETAPA 2 CONSISTIU NA GRAVAÇÃO EM VÍDEO DE TRÊS OCORRÊNCIAS CONSECUTIVAS DE TRÊS FASES: FASE 1) PRELEÇÃO EFETUADA ANTES DO ÚLTIMO TREINO DE CAMPO QUE PRECEDEU O JOGO; FASE 2) PRELEÇÃO REALIZADA ANTES DO JOGO NO DIA EM QUE ESTE FOI REALIZADO; FASE 3) PRELEÇÃO EFETUADA NO PRIMEIRO TREINO APÓS O JOGO. TODOS OS REGISTROS EM VÍDEO FORAM TRANSCRITOS. FORAM ADOTADOS TRÊS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS INSTRUÇÕES EMITIDAS PELO TREINADOR: AUDIÊNCIA, TOPOGRAFIA E CARACTERÍSTICAS RELACIONAIS, DEFINIDAS PELOS ELEMENTOS DE CONTINGÊNCIAS PRESENTES NO ENUNCIADO DA INSTRUÇÃO. A CARACTERIZAÇÃO DOS RELATOS FOI EFETUADA SIMULTANEAMENTE POR DOIS PESQUISADORES, COM DESCARTE DAQUELES NOS QUAIS SE REGISTROU DISCORDÂNCIA NA ATRIBUIÇÃO DA CARACTERIZAÇÃO CORRESPONDENTE. A EQUIPE VENCEU OS TRÊS JOGOS DISPUTADOS PELA DIFERENÇA DE UM GOL. NAS TRÊS FASES DE CADA JOGO FORAM REGISTRADAS CARACTERÍSTICAS REINCIDENTES. TANTO NO ÚLTIMO TREINO QUE ANTECEDEU CADA JOGO (FASE 1), QUANTO NO PRIMEIRO TREINO APÓS CADA JOGO (FASE 3), PREDOMINARAM INSTRUÇÕES GERAIS E VOCAIS, COM ÊNFASE NA ESPECIFICAÇÃO PARCIAL DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTINGÊNCIA ENTRE CONDIÇÕES ANTECEDENTES E DESEMPENHO ESPERADO OU SOMENTE NA DESCRIÇÃO DE TAL DESEMPENHO. NA PRELEÇÃO EFETUADA NOS MOMENTOS QUE ANTECEDIAM CADA JOGO (FASE 2) PREDOMINARAM AS INSTRUÇÕES INDIVIDUAIS, VOCAIS E COM INDICAÇÕES VISUAIS DE POSICIONAMENTOS EM UM PEQUENO CAMPO IMANTADO, SENDO QUE AS MESMAS, A EXEMPLO DAS FASES 1 E 3, PRIORIZARAM MENÇÃO PARCIAL À POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTINGÊNCIA CORRESPONDENTES COM TAIS INSTRUÇÕES. ESPECIFICAÇÕES PARCIAIS DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTINGÊNCIA PODEM COMPROMETER O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DE CONTROLE ENTRE O COMPORTAMENTO VERBAL DO TREINADOR ANTERIOR E POSTERIOR AOS JOGOS E A ATUAÇÃO DOS ATLETAS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO. A DEMONSTRAÇÃO E A ANÁLISE DE PROPRIEDADES OPERANTES DO COMPORTAMENTO DE FORNECER INSTRUÇÕES PODEM SE CONSTITUIR EM CONTEÚDO RELEVANTE PARA PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TREINADORES ESPORTIVOS NA MEDIAÇÃO TEÓRICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Título (EN):
CHARACTERIZATION OF THE SPORTING COACH INSTRUCTIONAL BEHAVIOR IN THE COMPETITION CONTINGENCIES
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR ANALYSIS
COMPETITION CONTINGENCIES
INSTRUCTIONS
SPORT PSYCHOLOGY
SPORTING COACH
Resumo Original (EN):
IN BEHAVIOR ANALYSIS, INSTRUCTIONS ARE VERBAL STIMULI THAT MAKE ENTIRE OR BREAKING UP DESCRIPTION ABOUT CONTINGENCIES RELATIONS IN SITUATIONAL CONSTRAINTS. THE EXPLICIT OR IMPLIED CONSEQUENCES IN CONTINGENCIES COULD SHAPED THE SAME REPERTOIRES DESCRIBED IN THE INSTRUCTION FAULT. THE IDENTIFICATION OF FUNCTIONAL RELATIONS AMONG INSTRUCTIONS AND OPERANT BEHAVIORS CORRESPONDS TO RELEVANT OBJECT OF INVESTIGATION TO THE BEHAVIOR ANALYSIS. THIS STUDY AIMED TO BROADEN THE EXTENT OF SUCH OBJECT BY EMPHASIZING THE SPORTING COACH?S BEHAVIOR WHEN GIVING INSTRUCTIONS IN THE ROUTINE OF THREE CONSECUTIVE GAMES IN THE CLASSIFICATORY PHASE OF A JUNIOR SOCCER TOURNEY. THE TECHNICAL COMMITTEE AND TWENTY FIVE ATHLETES HAVE PARTICIPATED ON THIS PROJECT. THE VERBALIZATIONS WERE RECORDED ON VIDEO ON THE CONFERENCE ROOM OF THE HOTEL, WHERE THE DELEGATION HAD BEEN ACCOMMODATED, AS WELL AS IN THE TRAINING FIELD. THE PROCEDURE CONSISTED OF TWO STAGES. IN THE FIRST STAGE, AN INVOLVEMENT PERIOD WAS CARRIED OUT AMONG THE RESEARCHER AND THE TEAM DURING THE PREPARATION FOR THE COMPETITION. INITIALLY, WITHOUT THE CAMERA AND AFTER THAT WITH IT, THE RESEARCHER OBSERVED AND RECORDED PREVIOUS INSTRUCTIONS MINISTERED IN TRAINING SITUATIONS IN THE FIELD. THE SECOND STAGE CONSISTED IN THE VIDEO RECORDING OF THE THREE CONSECUTIVE EVENTS OF THREE PHASES: PHASE 1) PREVIOUS INSTRUCTIONS WHICH HAPPENED BEFORE THE LAST TRAINING FIELD THAT PRECEDED THE GAME; PHASE 2) PREVIOUS INSTRUCTIONS THAT HAPPENED BEFORE THE GAME, ON THE DAY IT WAS ACCOMPLISHED; PHASE 3) PREVIOUS INSTRUCTIONS THAT HAPPENED ON THE FIRST TRAINING AFTER THE GAME. ALL THE VIDEO RECORDS WERE TRANSCRIBED. THREE CRITERIA WERE ADOPTED TO CLASSIFY THE INSTRUCTIONS THAT WERE GIVEN BY THE COACH: AUDIENCE, TOPOGRAPHY AND RELATIONAL CHARACTERISTICS, DEFINING AS CONTINGENCIES ELEMENTS RELATED BY INSTRUCTIONS. THE CHARACTERIZATIONS OF THE INSTRUCTIONS WERE SIMULTANEOUSLY CARRIED OUT BY TWO RESEARCHERS, WITH DISCARD ON THE ONES THAT DISCORDANCE ON THE ASSIGNMENT OF THE CORRESPONDENT CHARACTERIZATION WAS REGISTERED. THE TEAM WON THE THREE COMPETED GAMES BY A ONEDIFFERENCE GOAL. ON THE THREE PHASES OF EACH GAME RELAPSED CHARACTERISTICS WERE REGISTERED. BOTH IN THE LAST TRAINING THAT PRECEDED EACH GAME (PHASE1) AND IN THE FIRST TRAINING AFTER EACH GAME (PHASE 3), GENERAL AND VOCAL INSTRUCTIONS HAVE PREDOMINATED, WITH EMPHASIS ON PARTIAL SIGNIFICATION OF POSSIBLE CONTINGENCY RELATIONS AMONG ANTECEDENT CONDITIONS AND EXPECTED BEHAVIOR OR ONLY ABOUT THE EXPECTED BEHAVIOR. IN THE PREVIOUS INSTRUCTIONS THAT HAPPENED BEFORE EACH GAME (PHASE 2), VOCAL AND INDIVIDUAL INSTRUCTIONS HAVE PREDOMINATED, AND ALSO VISUAL INDICATIONS OF POSITIONING ON A SMALL MAGNETIZED FIELD, AND THESE JUST LIKE PHASE 1 AND 3 HAVE PRIORITIZED PARTIAL REFERENCE TO POSSIBLE CONTINGENCY RELATIONS OF EMITTED INSTRUCTIONS TO THE ATHLETES. PARTIAL SPECIFICATIONS OF POSSIBLE CONTINGENCY RELATION MAY COMPROMISE THE ORGANIZATION OF CONTROL RELATIONS AMONG THE VERBAL BEHAVIOR OF THE COACH THAT PRECEDES THE GAMES AND THE ACTING OF THE ATHLETES IN A SITUATION OF COMPETITION. THE DEMONSTRATION AND THE ANALYSIS OF BEHAVIOR COOPERATIVE PROPERTIES OF PROVIDING INSTRUCTIONS MAY CONSTITUTE A RELEVANT CONTENT TO PROGRAMS OF SPORTING COACHES? PROFESSIONAL FORMATION IN THE THEORETICAL MEDIATION OF BEHAVIOR ANALYSIS.
Arquivo:
DIS_MEST20090219_JENSEN CINTIA ALLYSON.pdf
Tamanho:
486 Kb (486463 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/05/2009 ÀS 14:13:36
Atualizado:
11/05/2009 ÀS 14:13:36
Visitas:
1052
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 17:06:14
Downloads:
50
Último Download em :
14/03/2024 ÀS 07:37:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por