Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES E OS EFEITOS NO DESEMPENHO COMPORTAMENTAL E ACADÊMICO DE SEUS ALUNOS
Autor:
CORREIA, MARTA REGINA GONÇALVES
Email:
psico_marta@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Drª. SIGOLO, SILVIA REGINA RICCO LUCATO
Data de Defesa:
13/03/2009
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DESEMPENHO ACADÊMICO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL
Resumo Original (PT):
A ESCOLA DESEMPENHA IMPORTANTE PAPEL NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, PROPORCIONANDO DIVERSAS EXPERIÊNCIAS, COM REPERCUSSÕES DIFERENTES NA VIDA DO INDIVIDUO QUE POR ELA PASSA, SENDO QUE O PERÍODO ESCOLAR PODE INTERFERIR DIRETAMENTE SOBRE OS COMPORTAMENTOS FUTUROS DO INDIVÍDUO E ACOMETENDO OUTRAS INSTÂNCIAS COMO RELACIONAMENTO COM COLEGAS E COM A FAMÍLIA. A LITERATURA APONTA PARA CORRELAÇÕES ENTRE O BAIXO RENDIMENTO ACADÊMICO E A EMISSÃO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, MAS TAMBÉM TRAZ COMO UMA VARIÁVEL IMPORTANTE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PROFESSORES SOBRE OS REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAL E ACADÊMICO DE ALUNOS. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO QUATRO PROFESSORAS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESSAS PROFESSORAS FORAM SOLICITADAS A INDICAR CINCO ALUNOS DE SUA SALA COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO (GI) E TIVERAM OUTROS CINCO SORTEADOS (GS) CADA UMA, TOTALIZANDO 40 ALUNOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA OBTER O RENDIMENTO ACADÊMICO FOI O TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR (TDE) E PARA VERIFICAR O REPERTÓRIO ACADÊMICO AS PROFESSORAS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DE COMPORTAMENTOS SOCIALMENTE ADEQUADOS PARA PROFESSORES (QCSA-PR) E A ESCALA DE COMPORTAMENTOS INFANTIS (ECI). O PROCEDIMENTO CONSTOU DE CINCO ETAPAS: ETAPA PRELIMINAR ? PROCEDIMENTOS ÉTICOS E CARACTERIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES; ETAPA I ? AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO E COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS: ETAPA II ? INTERVENÇÃO ATRAVÉS DO CURSO ?O MANEJO COMPORTAMENTAL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA?; ETAPA III ? REAVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO E COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS E ETAPA IV ? DEVOLUTIVA E AVALIAÇÃO DO PROCESSO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TEMOS QUE A MAIORIA DOS ALUNOS DE GI E DE GS, TANTO NA ETAPA I QUANTO NA ETAPA III TIVERAM DESEMPENHOS ACADÊMICOS CONSIDERADOS INFERIORES À MÉDIA ESPERADA PARA SUA SÉRIE. MAS GS TEVE RENDIMENTO ACADÊMICO SUPERIOR AO DE GI, BEM COMO FOI MELHOR AVALIADO NO QCSA-PR E ECI NA PRIMEIRA ETAPA. PORÉM, NA ETAPA III, TODOS OS GRUPOS AUMENTARAM O DESEMPENHO ACADÊMICO, MAS AS MELHORAS SIGNIFICATIVAS ACONTECERAM EM MAIOR QUANTIDADE PARA GI DO QUE PARA GS. QUANDO SE OBSERVA O DESEMPENHO NOS INSTRUMENTOS POR PROFESSOR, TEMOS QUE AQUELES QUE MELHOR AVALIARAM O REPERTÓRIO DE COMPORTAMENTOS ADEQUADOS DE SEUS ALUNOS NO QCSA-PR, OBTIVERAM UM AUMENTO MAIOR NA MÉDIA DO RENDIMENTO ACADÊMICO, SUGERINDO QUE O CURSO PROMOVEU UMA MELHOR OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ADEQUADO E CONSEQUENTEMENTE PARA DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS INADEQUADOS PARA TRÊS DAS QUATRO PROFESSORAS. CONSIDERANDO QUE PROFESSORES TÊM POUCO ACESSO EM SUA FORMAÇÃO AOS CONTEÚDOS OFERECIDOS PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ALÉM DE POUCAS OPORTUNIDADES DE RECICLAR O CONHECIMENTO JÁ OBTIDO, O PRESENTE ESTUDO PRETENDEU CONTRIBUIR COM A LITERATURA DA ÁREA, REALIZANDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES, PARTINDO DA REALIDADE VIVENCIADA PELOS PROFESSORES E SEUS ALUNOS.
Título (EN):
A PROPOSAL OF INTERVENTION WITH TEACHERS AND THE EFFECTS ON THE BEHAVIORAL AND ACADEMIC OUTPUT OF THEIRS STUDENTS
Palavras-Chave (EN):
ACADEMIC DEVELOPMENT
CONDUCT ANALISYS
CONDUCT REPERTOIRE
TEACHER-STUDENT INTERACTION
TEACHERS FORMATION
Resumo Original (EN):
THE SCHOOL HAS A MAJOR ROLE ON THE CHILD?S SOCIALIZATION, PROVIDING VARIOUS EXPERIENCES, WITH DIFFERENT REPERCUSSIONS ON THE INDIVIDUAL?S LIFE, WHEREAS THE SCHOOL PERIOD CAN HAVE A DIRECT IMPACT ON THE INDIVIDUAL?S FUTURE BEHAVIOR AND RELATING TO OTHER AREAS SUCH AS THE RELATIONSHIP WITH COLLEAGUES AND FAMILY. THE LITERATURE POINTS OUT TO CORRELATIONS BETWEEN LOW ACADEMIC DEVELOPMENT AND THE EMISSION ON BEHAVIOR PROBLEMS, BUT ALSO BRINGS AN IMPORTANT VARIABLE ON THE RELATIONS ESTABLISHED BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS. THE OBJECTIVE OF THIS WORK WAS TO VERIFY THE EFFECTS OF AN INTERVENTION WITH TEACHER, ABOUT THE REPERTOIRE OF BEHAVIORAL AND ACADEMIC STUDENTS. FOR THIS REASON, FOUR TEACHERS OF THE FIRST CYCLE OF BASIC SCHOOLING HAVE PARTICIPATED, FROM A SMALL CITY STATE SCHOOL IN SÃO PAULO. THESE TEACHERS WERE ASKED TO INDICATE FIVE STUDENTS FROM THEIR CLASSROOM, WITH BEHAVIOR PROBLEMS (GI), AND OTHER FIVE STUDENTS RANDOMLY SELECTED, EACH ONE, WITH THE TOTAL OF 40 STUDENTS. THE INSTRUMENT USED TO OBTAIN ACADEMIC OUTPUT WAS THE SCHOOL OUTPUT TEST (TDE), AND TO VERIFY ACADEMIC REPERTORY, THE TEACHERS ANSWERED TO A QUESTIONNAIRE OF SOCIALLY ADEQUATE BEHAVIOR FOR TEACHERS (QSCA-PR), AND THE SCALE OF INFANTILE BEHAVIOR (ECI). THE PROCEDURE WAS COMPOSED OF FIVE STAGES : PRELIMINARY STAGE ? ETHICAL PROCEDURES AND CHARACTERIZATION OF PARTICIPANTS ; STAGE I ?EVALUATION OF ACADEMIC OUTPUT AND BEHAVIOR: STAGE II - INTERVENTION THROUGH THE COURSE ?THE CONDUCT MANAGE OF THE TEACHER IN THE CLASSROOM: ; STAGE III ? REEVALUATION OF ACADEMIC OUTPUT AND BEHAVIOR OF STUDENTS AND STAGE IV ? DELIVERY AND PROCESS EVALUATION. THE MAIN RESULTS SHOW THAT MOST OF THE GI AND GS STUDENTS, BOTH IN THE STAGE I AND STAGE III HAD ACADEMIC OUTPUT CONSIDERED INFERIOR TO THE THEIR EXPECTED AVERAGE LEVEL. BUT GS HAD SUPERIOR ACADEMIC OUTPUT COMPARED TO GI, AS WELL AS BEING BETTER EVALUATED ON THE QSCA-PR AND ECI ON THE FIRST STAGE. HOWEVER, ON THE III STAGE, ALL THE GROUPS INCREASED THE ACADEMIC OUTPUT, BUT THE SIGNIFICANT IMPROVEMENTS HAPPENED IN A HIGHER QUANTITY FOR GI, INSTEAD OF GS. WHEN THE PERFORMANCE ON THE INSTRUMENTS PER TEACHER IS OBSERVED, WE HAVE THAT THOSE WHO BETTER EVALUATED THE REPERTOIRE OF ADEQUATE BEHAVIOR OF THEIR STUDENTS ON THE QSCA-PR, HAVE OBTAINED A HIGHER INCREASE ON THE AVERAGE ACADEMIC OUTPUT, SUGGESTING THAT THE COURSE PROMOTED A BETTER OBSERVATION OF ADEQUATE BEHAVIOR AND CONSEQUENTLY A DECREASE OF INADEQUATE BEHAVIOR FOR THREE OF THE FOUR TEACHERS. CONSIDERING THAT TEACHERS, ON THEIR SCHOOLING, HAVE LITTLE ACCESS TO CONDUCT ANALISYS CONTENTS, AND ALSO FEW OPPORTUNITIES OF RECYCLING THEIR KNOWLEDGE, THE PRESENT STUDY HAS CONTRIBUTED WITH THE AREA?S LITERATURE, BECAUSE IT WAS REALIZED THROUGH THE CONTINUED EDUCATION, WITH CONTENTS APPLIED FROM THE EXPERIENCED REALITY OF TEACHERS AND STUDENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20090313_CORREIA MARTA REGINA GONCALVES.pdf
Tamanho:
657 Kb (657199 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/05/2009 ÀS 10:10:34
Atualizado:
05/05/2009 ÀS 10:10:34
Visitas:
1734
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 19:13:38
Downloads:
192
Último Download em :
11/10/2023 ÀS 10:32:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por