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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EFEITOS DE CONTINGÊNCIAS DESCRITAS EM HISTÓRIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS
Autor:
ALMEIDA, CHRISTIANA GONÇALVES MEIRA DE
Email:
chris_gma@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Drª. SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS DE
Data de Defesa:
04/03/2009
Palavras-Chave (PT):
COMPORTAMENTO VERBAL
CONTROLE INSTRUCIONAL
LEITURA DE HISTÓRIAS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU VERIFICAR OS EFEITOS DE LEITURA DE CONTINGÊNCIAS DESCRITAS EM UMA HISTÓRIA SOBRE O DESEMPENHO VERBAL E NÃO-VERBAL DE CRIANÇAS. FORAM REALIZADOS TRÊS ESTUDOS COM OBJETIVOS SEMELHANTES E ALGUMAS DIFERENÇAS PROCEDIMENTAIS. PARTICIPARAM ONZE CRIANÇAS ENTRE OITO E DEZ ANOS, QUATRO CRIANÇAS NO PRIMEIRO ESTUDO, TRÊS NO SEGUNDO E QUATRO CRIANÇAS NO TERCEIRO. O PROCEDIMENTO FOI DIVIDO EM TRÊS ETAPAS: (I) APLICAÇÃO DO WISC; (II) ETAPA DE AMBIENTAÇÃO; (III) ETAPA EXPERIMENTAL. NA ÚLTIMA ETAPA, AS CRIANÇAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS CONDIÇÕES. NA CONDIÇÃO 1, A CRIANÇA FOI EXPOSTA À HISTÓRIA A, QUE DESCREVIA O COMPORTAMENTO ALVO DE UM GAROTO DE PEGAR OS DOCES ANTES DA FESTA DE ANIVERSÁRIO. ESSE COMPORTAMENTO SUPOSTAMENTE NÃO ERA SEGUIDO POR CONSEQÜÊNCIA AVERSIVA. PARA AVALIAR A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, O PARTICIPANTE FOI EXPOSTO A TRÊS TESTES DE EMPARELHAMENTO CUJAS PERGUNTAS SE REFERIAM À HISTÓRIA. EM SEGUIDA, A CRIANÇA ERA DEIXADA SOZINHA SOB FILMAGEM. DECORRIDOS CINCO MINUTOS, A EXPERIMENTADORA VOLTAVA PARA A SALA E FAZIA UMA SEQÜÊNCIA DE PERGUNTAS QUE AVALIAVAM QUAIS ERAM AS RELAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA CONTADA E O DESEMPENHO EMITIDO E RELATADO PELOS PARTICIPANTES. APÓS UM PERÍODO DE ATIVIDADES LÚDICAS, CADA PARTICIPANTE ERA EXPOSTO À HISTÓRIA B, QUE DESCREVIA O MESMO COMPORTAMENTO ALVO. DESSA VEZ, O COMPORTAMENTO ERA SEGUIDO POR CONSEQÜÊNCIA AVERSIVA. APÓS ESSA LEITURA, AS CRIANÇAS ERAM EXPOSTAS AOS MESMOS PROCEDIMENTOS SUBSEQÜENTES À LEITURA DA PRIMEIRA HISTÓRIA. A CONDIÇÃO 2 TEVE A MESMA SEQÜÊNCIA DE PASSOS, CONTUDO, PRIMEIRAMENTE FOI LIDA A HISTÓRIA B E DEPOIS A HISTÓRIA A. NA CONDIÇÃO 3 TAMBÉM FOI ADOTADA A MESMA SEQÜÊNCIA, PORÉM OS PARTICIPANTES FORAM EXPOSTOS A OUTRAS DUAS HISTÓRIAS COM TEMÁTICAS SEMELHANTES, MAS SEM MENÇÃO AOS COMPORTAMENTOS DE PEGAR OS DOCES ANTES DA FESTA. ALGUNS RESULTADOS FORAM COMUNS AOS TRÊS EXPERIMENTOS. EM TODAS AS CONDIÇÕES, NENHUMA DAS CRIANÇAS COMEU OS DOCES APÓS A APRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS. CONTUDO, A FREQÜÊNCIA DE COMPORTAMENTOS DIRIGIDOS AOS DOCES FOI MAIOR APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA A DO QUE DA HISTÓRIA B, EM AMBAS AS CONDIÇÕES. ESSES RESULTADOS SUGEREM QUE HISTÓRIAS PODEM TER EFEITO INSTRUCIONAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS. A AMOSTRA PEQUENA NÃO PERMITE FAZER GENERALIZAÇÕES. NOVOS ESTUDOS DEVEM SER CONDUZIDOS BUSCANDO IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DA HISTÓRIA E DO AMBIENTE EXPERIMENTAL QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
INSTRUCTIONAL CONTROL
STORY READING
VERBAL BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THE PRESENT STUDY WAS TO VERIFY THE EFFECTS OF READING CONTINGENCIES, DESCRIBED IN A STORY, ON VERBAL AND NONVERBAL PERFORMANCE OF CHILDREN. THREE STUDIES WITH SIMILAR OBJECTIVES AND A FEW PROCEDURAL DIFFERENCES WERE CARRIED OUT. ELEVEN CHILDREN BETWEEN THE AGES OF EIGHT AND TEN PARTICIPATED IN THE STUDIES: FOUR CHILDREN IN THE FIRST STUDY, THREE CHILDREN IN THE SECOND STUDY, AND FOUR IN THE THIRD. THE PROCEDURE WAS DIVIDED INTO THREE STAGES: (I) STAGE IN WHICH THE CHILDREN WERE SUBMITTED TO WISC-TESTS; (II) STAGE IN WHICH THE CHILDREN WERE ADAPTING THEMSELVES TO THE NEW ENVIRONMENT; AND (III) THE EXPERIMENTAL STAGE. DURING THE LAST STAGE THE CHILDREN WERE DIVIDED INTO THREE CONDITIONS. IN CONDITION 1, THE CHILDREN WERE EXPOSED TO STORY A, WHICH DESCRIBED THE TARGET BEHAVIOR OF A BOY WHO GRABBED THE SWEETS INTENDED FOR A BIRTHDAY PARTY BEFORE THE PARTY BEGAN. SUCH BEHAVIOR WAS SUPPOSEDLY NOT FOLLOWED BY AN AVERSIVE CONSEQUENCE. SO AS TO ASSESS THE SUBJECTS? COMPREHENSION OF THE STORY, THEY WERE EXPOSED TO THREE MATCHING TESTS, THE QUESTIONS OF WHICH REFERRED TO THE STORY. THEN, THE CHILDREN WERE LEFT ALONE AND FILMED. AFTER FIVE MINUTES, THE PERSON CONDUCTING THE EXPERIMENT WENT BACK INTO THE ROOM AND ASKED A SEQUENCE OF QUESTIONS THAT ASSESSED WHICH WERE THE RELATIONSHIPS BETWEEN THE STORY TOLD AND THE PERFORMANCE EXECUTED AND REPORTED BY THE SUBJECTS. AFTER A PERIOD OF LUDIC ACTIVITIES, EACH SUBJECT WAS EXPOSED TO STORY B, WHICH DESCRIBED THE SAME TARGET BEHAVIOR. ONLY THIS TIME, THE BEHAVIOR WAS FOLLOWED BY AN AVERSIVE CONSEQUENCE. AFTER STORY B WAS READ TO THE SUBJECTS, THEY WERE EXPOSED TO THE SAME PROCEDURES FOLLOWING THE READING OF THE FIRST STORY. CONDITION 2 HAD THE SAME SEQUENCE OF STEPS; HOWEVER, STORY B WAS READ FIRST, FOLLOWED BY STORY A. THE SAME SEQUENCE WAS ALSO ADOPTED FOR CONDITION 3; YET, THE SUBJECTS WERE EXPOSED TO TWO OTHER STORIES WITH THEMES THAT WERE SIMILAR TO THOSE OF STORY A AND STORY B BUT WITHOUT MENTIONING THE BEHAVIOR OF GRABBING THE SWEETS BEFORE THE PARTY. SOME OF THE RESULTS WERE COMMON TO ALL THREE EXPERIMENTS. NONE OF THE CHILDREN ATE THE SWEETS AFTER THE STORIES WERE READ UNDER ALL THREE CONDITIONS. NEVERTHELESS, THE FREQUENCY OF BEHAVIOR TOWARDS THE SWEETS WAS HIGHER AFTER STORY A WAS READ, AS COMPARED TO WHEN STORY B WAS READ, BOTH UNDER CONDITION 1 AND CONDITION 2. SUCH RESULTS SUGGEST THAT STORIES MAY HAVE AN INSTRUCTIONAL EFFECT ON THE BEHAVIOR OF CHILDREN. BECAUSE THE SIZE OF THE SAMPLE DOES NOT ALLOW GENERALIZATION, NEW STUDIES SHOULD BE CONDUCTED, AIMING AT IDENTIFYING THE CHARACTERISTICS OF THE STORY AND OF THE EXPERIMENTAL ENVIRONMENT THAT INFLUENCE THE PERFORMANCE OF THE SUBJECTS.
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Criado:
29/04/2009 ÀS 14:18:16
Atualizado:
29/04/2009 ÀS 14:18:16
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29/04/2024 ÀS 05:00:30
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