Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATOS DE MÃES ADOLESCENTES
Autor:
REIS, VERÔNICA LIMA DOS
Email:
veroreis2@bol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Banca Examinadora:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. FIGUEIRÓ, MARY NEIDE DAMICO
Data de Defesa:
02/03/2009
Palavras-Chave (PT):
ADOLESCÊNCIA
GRAVIDEZ
MÉTODO PROJETIVO
SEXUALIDADE
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE EXISTEM MUITOS DISCURSOS EXPLÍCITOS SOBRE SEXUALIDADE NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. AS INFORMAÇÕES SÃO DIVERSAS E OS MEIOS DE ACESSO A ELAS TAMBÉM. OBSERVA-SE A MUDANÇA DE UM DISCURSO REPRESSIVO QUE VISAVA IMPEDIR A MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE PARA UM DISCURSO TAMBÉM REPRESSIVO QUE INCENTIVA AS PRÁTICAS SEXUAIS A PARTIR DE REGRAS DE CONDUTA, SEM QUE O SUJEITO POSSA REFLETIR SOBRE ELAS COM AUTONOMIA. APESAR DO(A) ADOLESCENTE DE HOJE CONVIVER COM UM DISCURSO EXPLÍCITO E FREQUENTE SOBRE AS QUESTÕES SEXUAIS AINDA É PRECÁRIO O ACESSO A INFORMAÇÕES PRECISAS QUE SEJAM INCORPORADAS NA SUA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA; TALVEZ POR ISSO, OS ÍNDICES DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA ADOLESCÊNCIA AINDA SÃO ELEVADOS NO BRASIL. A OCORRÊNCIA DA GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA ADOLESCÊNCIA REFLETE UM CONJUNTO DE VARIÁVEIS INTER-RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE AS DE NATUREZA PSICOSSOCIAL. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR, A PARTIR DO RELATO DE 12 MÃES ADOLESCENTES, ORIUNDAS DE CLASSE ECONÔMICA DESFAVORECIDA, COM IDADE ENTRE 15 E 18 ANOS, OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ENVOLVEM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ENFOCANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL, A VIDA SEXUAL E REPRODUTIVA, BEM COMO AS JUSTIFICATIVAS PARA A OCORRÊNCIA DA GRAVIDEZ. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM UM QUESTIONÁRIO PARA INVESTIGAR DADOS SÓCIODEMOGRÁFICOS E CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E TAMBÉM UMA ENTREVISTA PROJETIVA, COM OITO HISTÓRIAS FICTÍCIAS, PARA INVESTIGAR OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. A ANÁLISE FOI QUALITATIVA PARTINDO DE CATEGORIAS TEMÁTICAS ELABORADAS PELOS RELATOS DAS PARTICIPANTES (ANÁLISE DE CONTEÚDO). A CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA AUXILIOU A COMPREENDER ALGUNS ASPECTOS DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, SEGUNDO O RELATO DAS ADOLESCENTES, 3 CONCLUIRAM O ENSINO MÉDIO, 8 TIVERAM A SUA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL ENTRE 14 E 15 ANOS, ENGRAVIDANDO CERCA DE UM ANO DEPOIS. OS MÉTODOS MAIS CONHECIDOS FORAM A CAMISINHA MASCULINA E A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL DE USO DIÁRIO. A PÍLULA DO DIA SEGUINTE FOI O 3O MÉTODO MAIS UTILIZADO POR ELAS. AS CATEGORIAS ANALISADAS EM RELAÇÃO AOS RELATOS DAS ADOLESCENTES SOBRE AS HISTÓRIAS PROJETIVAS FORAM: A) AVALIAÇÃO DE MODO FAVORÁVEL OU NÃOFAVORÁVEL; B) COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS COMO POSITIVAS, NEGATIVAS OU NEUTRAS; E, C) PROJEÇÃO COM A PERSONAGEM A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DIRETA (ESPONTÂNEA E INDUZIDA) OU INDIRETA. AO FALAREM DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, OS MOTIVOS EXPLICITADOS QUE JUSTIFICAM A GRAVIDEZ FORAM REUNIDOS NOS AGRUPAMENTOS: A) NÃO HOUVE PREVENÇÃO/NÃO USOU NENHUM MÉTODO CONTRACEPTIVO; B) FALHA DO MÉTODO CONTRACEPTIVO; C) USO INCORRETO DO MÉTODO OU PREVENÇÃO INADEQUADA; E, D) PLANEJOU A GRAVIDEZ. A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA AINDA ESTÁ LIGADA A UMA EDUCAÇÃO SEXUAL BASEADA EM MORALISMOS E A UM DISCURSO SOCIAL QUE DESCONSIDERA A AUTONOMIA E MESMO A HISTÓRIA DE CADA ADOLESCENTE E, NESTE SENTIDO, A INTER-RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E ADOLESCENTES É NECESSÁRIA QUANDO SE ALMEJA A EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ADOLESCENCE
PREGNANCY
PROJECTIVE METHOD
SEXUALITY
Resumo Original (EN):
THERE ARE MANY EXPLICIT DISCOURSES ABOUT SEXUALITY IN THE FAMILY, SCHOOL, AND MASS COMMUNICATION NOWADAYS. THE INFORMATION IS DIVERSE AND ALSO IS THE MEANS OF ACCESS TO IT. IT CAN BE OBSERVED A CHANGE IN THE REPRESSIVE DISCOURSE THAT INTENDED TO IMPEDE THE MANIFESTATION OF SEXUALITY TO A DISCOURSE THAT IS ALSO REPRESSIVE THAT INCENTIVES THE SEXUAL PRACTICES FROM RULES OF MORALS, AND THE PERSON CANNOT REFLECT ABOUT THEM WITH AUTONOMY. ALTHOUGH THE ADOLESCENT OF TODAY LIVES WITH AN EXPLICIT AND FREQUENT DISCOURSE ABOUT SEXUAL ISSUES, THE ACCESS TO ACCURATE INFORMATION THAT CAN BE INCORPORATED IN AN EMANCIPATING SEXUAL EDUCATION IS STILL PRECARIOUS: MAYBE BECAUSE OF THIS, THE TEEN PREGNANCY LEVELS ARE SO HIGH IN BRAZIL. THE EVENT OF UNPLANNED PREGNANCY IN THE ADOLESCENCE REFLECTS A WHOLE OF INTER-RELATED VARIETIES, MAINLY THE ONES OF PSYCHOSOCIAL NATURE. IN THIS SENSE, THE OBJECTIVE OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE, STARTING FROM THE ACCOUNT OF 12 ADOLESCENT MOTHERS ORIGINATING FROM OF ECONOMIC CLASS NOT FAVORED, AGED FROM 15 TO 18 YEARS OLD, THE PSYCHOSOCIAL ASPECTS THAT INVOLVE THE TEEN PREGNANCY FOCUSING ON THE SEXUAL EDUCATION, THE SEXUAL AND REPRODUCTIVE LIFE, AS WELL AS, THE JUSTIFICATIONS TO THE PREGNANCY OCCURRENCE. THE APPLIED TOOLS WERE A QUESTIONNAIRE TO INVESTIGATE SOCIO-DEMOGRAPHIC DATA AND KNOWLEDGE ABOUT CONTRACEPTIVE METHODS, AND ALSO A PROJECTIVE RESEARCH, WITH EIGHT FICTIONAL STORIES, TO INVESTIGATE THE PSYCHOSOCIAL ASPECTS RELATED TO TEEN PREGNANCY. THE ANALYSIS WAS QUALITATIVE STARTING FROM THEMATIC CATEGORIES ELABORATED BY THE PARTICIPANTS ACCOUNT (ANALYSIS OF CONTENT). THE SOCIOHISTORICAL CONCEPTION HELPED TO UNDERSTAND SOME ASPECTS OF THIS STUDY. THE RESULTS SHOW THAT, ACCORDING TO THE ADOLESCENTS' REPORT, THREE HAD CONCLUDED THE MEDIUM TEACHING; EIGHT OF THEM HAD THEIR FIRST SEXUAL RELATION BETWEEN 14 AND 15 YEARS OLD, GETTING PREGNANT A YEAR LATER. THE MOST WELL KNOWN METHODS WERE THE CONDOM FOR THE MEN AND THE PILL FOR THE WOMEN. THE MORNING AFTER PILL WAS THE THIRD MOST USED METHOD BY THEM. THE ANALYZED CATEGORIES IN RELATION TO THE ADOLESCENTS ACCOUNT ABOUT THE PROJECTIVE STORIES WERE: A) FAVORABLE OR UNFAVORABLE EVALUATION; B) UNDERSTANDING OF THE CONSEQUENCES AS POSITIVE, NEGATIVE OR NEUTRAL; AND C) PROJECTION WITH THE CHARACTER FROM THE DIRECT (SPONTANEOUS AND INDUCED) OR INDIRECT IDENTIFICATION. WHEN TALKING ABOUT THEIR OWN STORY, THE EXPLICITED REASONS THAT JUSTIFY WHY THEY GOT PREGNANT WERE COMBINED IN THE GROUPS: A) THERE WAS NO PREVENTION / DID NOT USE ANY CONTRACEPTIVE METHOD; B) FAILURE OF THE CONTRACEPTIVE METHOD; C) INCORRECT METHOD USE OR INADEQUATE PREVENTION AND D) PLANNED PREGNANCY. THE UNPLANNED PREGNANCY IS STILL CONNECTED TO A SEXUAL EDUCATION BASED ON MORALISM AND ON A SOCIAL DISCOURSE THAT DOES NOT CONSIDER THE AUTONOMY AND THE STORY OF EACH ADOLESCENT AND, IN THIS SENSE, THE INTERRELATION AMONG SCHOOL, FAMILY AND ADOLESCENTS IS NECESSARY WHEN THE EMANCIPATING EDUCATION SEXUAL IS LONGED FOR.
Arquivo:
DIS_MEST20090302_REIS VERONICA LIMA DOS.pdf
Tamanho:
3634 Kb (3634733 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/04/2009 ÀS 15:06:29
Atualizado:
24/04/2009 ÀS 15:06:29
Visitas:
2256
Última Visita em :
16/05/2024 ÀS 18:18:25
Downloads:
219
Último Download em :
23/04/2024 ÀS 22:08:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por