Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PSICOTERAPIA ANALÍTICO-FUNCIONAL: EFEITOS DE UM CURSO SOBRE A INTERAÇÃO TERAPÊUTICA
Autor:
PEZZATO, FERNANDO AUGUSTINI
Email:
fepezzato@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Banca Examinadora:
Drª. MEYER, SONIA BEATRIZ
Drª. LOPES, ALESSANDRA DE ANDRADE
Data de Defesa:
25/02/2009
Palavras-Chave (PT):
DEPRESSÃO
FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS
PSICOTERAPIA ANALÍTICO-FUNCIONAL
Resumo Original (PT):
AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PSICOLOGIA, BEM COMO UMA SÉRIE DE PESQUISAS REALIZADAS NO CONTEXTO CLÍNICO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DESCREVEM COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, COMPORTAMENTOS OU CATEGORIAS COMPORTAMENTAIS QUE DEVEM SER APRENDIDAS PELOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÕES TERAPÊUTICAS EFETIVAS. ENTRETANTO A EXPERIÊNCIA PRÁTICA, BEM COMO RELATOS DE ALUNOS E PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO, SUGEREM QUE NÃO BASTA DISPONIBILIZAR AS ATIVIDADES TRADICIONAIS DE ENSINO PARA QUE APRENDIZAGEM OCORRA. PARA A AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES, COMO AS TERAPÊUTICAS, SÃO NECESSÁRIOS, ALÉM DO CONHECIMENTO TEÓRICO, A EXPOSIÇÃO DO APRENDIZ ÀS CONTINGÊNCIAS NATURAIS E A PROCEDIMENTOS DE MODELAGEM E MODELAÇÃO POR PARTE DO EDUCADOR/SUPERVISOR. AS PESQUISAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS VÊM APONTANDO A PSICOTERAPIA ANALÍTICO-FUNCIONAL (FAP) COMO TRATAMENTO EFICAZ E INDICADO A CLIENTES DEPRESSIVOS. A FAP BASEIA-SE NO PRINCÍPIO DE QUE A RELAÇÃO TERAPÊUTICA É UMA INTERAÇÃO REAL CAPAZ DE EVOCAR E MUDAR OS COMPORTAMENTOS-PROBLEMA DO CLIENTE, PROPORCIONANDO A APRENDIZAGEM DE RESPOSTAS MAIS EFETIVAS. MAS, APESAR DO GRANDE NÚMERO DE PUBLICAÇÕES, TERAPEUTAS CONTINUAM EM DÚVIDAS SOBRE COMO UTILIZAR OS PROCEDIMENTOS DA FAP DE FORMA ADEQUADA, BEM COMO NÃO HÁ CLAREZA DE QUE PROCEDIMENTOS, DENTRE OS PROPOSTOS, SÃO EFICAZES PARA A PROMOÇÃO DOS RESULTADOS OBSERVADOS. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS PROPOR E REALIZAR UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA VISANDO: 1) QUE CINCO ESTAGIÁRIAS EM FASE DA CONCLUSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA UTILIZASSEM O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS PARA O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DA DEPRESSÃO; 2) QUE UMA DESTAS ESTAGIÁRIAS PLANEJASSE E UTILIZASSE OS PROCEDIMENTOS DA FAP PARA A DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS PROBLEMA E AUMENTO DOS COMPORTAMENTOS DE MELHORA DA CLIENTE NAS SESSÕES DE ATENDIMENTO; 3) A POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAR MUDANÇAS OCORRIDAS NO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL TERAPÊUTICO DESTA ESTAGIÁRIA E SEUS EFEITOS SOBRE OS COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS E DE MELHORA DA CLIENTE DURANTE AS SESSÕES TERAPÊUTICAS. AS PARTICIPANTES FORAM CINCO ESTAGIÁRIAS E CINCO MULHERES COM SINTOMAS E/OU VIVENDO CONTINGÊNCIAS PROMOTORAS DE QUADROS DEPRESSIVOS. AS ESTAGIÁRIAS INICIARAM OS ATENDIMENTOS, REALIZARAM AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DOS CASOS E, APÓS OITO SEMANAS DEU-SE INÍCIO AO CURSO DE FORMAÇÃO. ESTE FOI DIVIDIDO EM QUATRO TEMAS: I) ANÁLISE FUNCINAL DO COMPORTAMENTO; II) CONTINGÊNCIAS GERADORAS DO QUADRO DEPRESSIVO; III) PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROCEDIMENTOS DA FAP E IV) EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA FAP. OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM UTILIZADOS FORAM: LEITURAS, ESTÍMULOS DISCRIMINATIVOS (DICAS E QUESTIONAMENTOS), MODELAÇÃO E MODELAGEM TANTO DO RELATO QUANTO A PARTIR DAS TRANSCRIÇÕES DAS SESSÕES DE ATENDIMENTO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM EFETIVIDADE DO CURSO NO ENSINO DA REALIZAÇÃO DE ANÁLISES DE CONTINGÊNCIAS, BEM COMO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROCEDIMENTOS DA FAP. A ANÁLISE DA INTERAÇÃO DE UMA DAS TERAPEUTAS COM SUA CLIENTE DEMONSTROU DECLÍNIO DOS COMPORTAMENTOS-PROBLEMA E AUMENTO DOS COMPORTAMENTOS DE MELHORA DA CLIENTE NO DECORRER DAS 19 SESSÕES REALIZADAS; BEM COMO A CATEGORIZAÇÃO DAS FALAS DA TERAPEUTA PERMITIU NOTAR MODIFICAÇÕES EM SEU REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL APÓS O INÍCIO DO CURSO. ENTRETANTO A COMPLEXIDADE DOS DADOS INDICA A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS SOBRE AS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA INTERAÇÃO TERAPEUTA-CLIENTE.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
DEPRESSION
FORMATION OF BEHAVIOR-ANALYTICAL THERAPISTS
FUNCTIONAL ANALYTIC PSYCHOTHERAPY
Resumo Original (EN):
THE CURRICULUM GUIDELINES OF THE PSYCHOLOGY COURSE, AS WELL AS MANY RESEARCHES CARRIED OUT IN THE BEHAVIOR-ANALYSIS CLINICAL CONTEXT DESCRIBE COMPETENCIES, SKILLS, BEHAVIORS OR BEHAVIORAL CATEGORIES THAT MUST BE LEARNED TO ACHIEVE EFFECTIVE THERAPEUTIC PERFORMANCES. HOWEVER, PRACTICAL EXPERIENCE TOGETHER WITH REPORTS BY STUDENTS AND TRAINING SUPERVISORS, SUGGEST THAT THE TRADITIONAL TEACHING ACTIVITIES ARE NOT ENOUGH TO MAKE LEARNING HAPPEN. KNOWLEDGE FROM BEHAVIOR EXPERIMENTAL ANALYSIS IS THE FOUNDATION FOR PLANNING TEACHING/LEARNING PROCEDURES. IN ORDER TO ACQUIRE NEW SKILLS, SUCH AS THE THERAPEUTIC ONES, IT IS NECESSARY, BESIDES THE THEORETICAL KNOWLEDGE, THE LEARNER EXPOSURE TO NATURAL CONTINGENCIES AND THE USE OF SHAPING AND MODELLING PROCEDURES BY THE EDUCATOR/SUPERVISOR. NATIONAL AND INTERNATIONAL RESEARCHES HAVE SHOWN FUNCTIONAL ANALYTIC PSYCHOTHERAPY (FAP) AS AN EFFECTIVE TREATMENT FOR DEPRESSIVE PATIENTS. FAP IS BASED ON THE PRINCIPLE THAT THERAPEUTIC RELATION IS AN INTERACTION CAPABLE OF PROVOKING AND CHANGING THE PATIENT´S PROBLEMATIC BEHAVIORS, LEADING TO MORE EFFECTIVE ANSWERS. IN SPITE OF THE GREAT NUMBER OF PAPERS, THERAPISTS ARE STILL IN DOUBT ON HOW TO USE FAP PROCEDURES APPROPRIATELY AND EFFECTIVELY. THIS RESEARCH AIMED AT SUGGESTING AND CARRYING OUT A COURSE FOR PSYCHOLOGY TRAINEES FOCUSING: 1) FIVE FIFTH YEAR PSYCHOLOGY STUDENTS WOULD USE CONTINGENCY ANALYSIS PROCEDURES TO DIAGNOSE CLINICAL DEPRESSION; 2) ONE OF THE STUDENTS WOULD PLAN AND USE FAP PROCEDURES IN ORDER TO DIMINISH THE PROBLEMATIC BEHAVIORS AND INCREASE THE IMPROVEMENTS DURING ASSISTANCE; 3) IDENTIFYING CHANGES OCCURRED IN THE THERAPEUTIC BEHAVIORAL REPERTOIRE OF THIS STUDENT AND ITS EFFECTS ON THE PATIENT´S PROBLEMATIC BEHAVIORS AND IMPROVEMENTS DURING THE SESSIONS. THE PARTICIPANTS WERE FIVE TRAINEES AND FIVE WOMEN WITH DEPRESSIVE SYMPTOMS AND/OR EXPERIENCING CIRCUMSTANCES THAT MIGHT LEAD TO DEPRESSIVE PICTURES. THE STUDENTS STARTED THE ASSISTANCE, APPLYING CASE DIAGNOSIS ASSESSMENTS AND AFTER 8 WEEKS THE COURSE STARTED COMPRISING 4 THEMES: I) BEHAVIOR FUNCTIONAL ANALYSIS II) CONTINGENCIES LEADING TO DEPRESSIVE PICTURES III) FAP THEORY AND PROCEDURES IV) FAP PROCEDURE APPLICATIONS. THE APPLIED TEACHING/LEARNING PROCEDURES WERE: READINGS, DISCRIMINATIVE STIMULI (HINTS AND APPLICATIONS), SHAPING AND MODELING OF THE REPORT AND ALSO OF THE ASSISTANCE TRANSCRIPTIONS. THE RESULTS SHOWED THE COURSE EFFECTIVENESS TO TEACH CONTINGENCY ANALYSIS AND FAP THEORY AND PROCEDURES. THE ANALYSIS OF THE INTERACTION OF ONE OF THE THERAPIST WITH HER PATIENT SHOWED THE DECREASE OF THE PROBLEMATIC BEHAVIORS AND AN INCREASE OF IMPROVEMENTS ALONG THE NINETEEN SESSIONS. THE CATEGORIZATION OF THE THERAPIST?S SPEECH SHOWED CHANGES IN HER BEHAVIORAL REPERTOIRE. HOWEVER, THE COMPLEXITY OF THESE DATA DEMANDS MORE RESEARCH ABOUT THE VARIABLES IN THE PATIENT-THERAPIST INTERACTION.
Arquivo:
DIS_MEST20090225_PEZZATO FERNANDO AUGUSTINI.pdf
Tamanho:
527 Kb (527557 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/04/2009 ÀS 15:56:10
Atualizado:
23/04/2009 ÀS 15:56:10
Visitas:
1196
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:06:56
Downloads:
107
Último Download em :
06/07/2021 ÀS 15:56:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por