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TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: MANUTENÇÃO DE UM MITO?
Autor:
DIAS, VALÉRIA SILVA
Email:
mfedias@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. MEGID NETO, JORGE
Drª. BAROLLI, ELISABETH
Drª. DION, SONIA MARIA
Data de Defesa:
23/12/2008
Palavras-Chave (PT):
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
MITO
PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS
PSICANÁLISE
Resumo Original (PT):
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS (EC) TEVE INÍCIO NO BRASIL NO FINAL DA DÉCADA DE 1960 E APENAS RECENTEMENTE, NO ANO 2000, FOI RECONHECIDA COMO ÁREA PELA CAPES. DURANTE ESSE TEMPO, TIVEMOS A PRODUÇÃO DE VÁRIOS TRABALHOS QUE BUSCARAM ANALISAR SUA HISTÓRIA, DESCREVENDO OS FATORES DETERMINANTES DE SUA CONSTITUIÇÃO E SUSTENTAÇÃO. EM NOSSA PESQUISA RESGATAMOS ALGUNS DESSES TRABALHOS, FOCANDO O OLHAR SOBRE OS ASPECTOS SUBJETIVOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA SEU DESENVOLVIMENTO. ELEGEMOS COMO REFERÊNCIAS OS TRABALHOS DE NARDI (2005) E VILLANI, PACCA E FREITAS (2002), BEM COMO ALGUNS CONCEITOS PSICANALÍTICOS DESENVOLVIDOS POR RENÉ KAËS SOBRE A VIDA PSÍQUICA DE GRUPOS E INSTITUIÇÕES. ESSES ELEMENTOS PERMITIRAM INTERPRETAR OS EVENTOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA ÁREA DE EC, CONSIDERANDO QUE TODO GRUPO SE CONSTITUI, SE ORGANIZA E EVOLUI DE ACORDO COM A CONFIGURAÇÃO QUE REVESTE O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO DE SEUS MEMBROS, DA TAREFA PROPOSTA, DO GRUPO EM SI MESMO E DO CONTEXTO SOCIAL. APÓS IDENTIFICARMOS OS QUATRO MOMENTOS ORGANIZADORES NO DESENVOLVIMENTO DOS VÍNCULOS INTERSUBJETIVOS ESTABELECIDOS NA INSTITUIÇÃO - O MOMENTO ORIGINÁRIO, O PRIMEIRO, O SEGUNDO E O TERCEIRO ORGANIZADOR GRUPAL - BUSCAMOS PELOS INTERMEDIÁRIOS QUE MARCARAM OS INTERCÂMBIOS, OS LUGARES, AS ATRIBUIÇÕES, A ATIVIDADE REPRESENTACIONAL E OS AFETOS. RECONHECEMOS NA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) INTERMEDIÁRIOS FUNDAMENTAIS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO DA ÁREA E BUSCAMOS ELEMENTOS PARA ENTENDER MELHOR OS PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA HFC NA PESQUISA, PRINCIPALMENTE, SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DA ÁREA. PARA OBTERMOS INFORMAÇÕES COM POTENCIAL MAIS SUBJETIVO FIZEMOS ENTREVISTAS COM PESQUISADORES DA ÁREA, CUJAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS REVELARAM APROXIMAÇÃO COM A HFC. A NOSSA INTERPRETAÇÃO AVANÇOU QUANDO INTEGRAMOS UM NOVO CONCEITO NO SUPORTE DAS ANÁLISES: O MITO. NOSSOS RESULTADOS REVELARAM QUE, EMBORA MANIFESTADA DE DIFERENTES FORMAS, A EXPLORAÇÃO DA HFC NA PESQUISA EM EC PARECE CUMPRIR A MISSÃO FUNDAMENTAL DE MANUTENÇÃO DO MITO DA CIÊNCIA, OU SEJA, DE TRANSMITIR ATRAVÉS DAS GERAÇÕES A NARRATIVA DA CIÊNCIA COMO UM MITO DE ORIGEM E DE VERDADE.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE
MYTH
PSYCHOANALYSIS
RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE ESTABLISHMENT OF RESEARCH INTO SCIENCE EDUCATION BEGAN IN BRAZIL IN THE END OF THE DECADE OF THE 1960?S AND ONLY RECENTLY, IN THE YEAR 2000, WAS IT RECOGNIZED AS A FIELD BY CAPES. DURING THIS TIME, MANY WORKS TRIED TO ANALYSE ITS HISTORY, DESCRIBING THE DETERMINANT FACTORS OF ITS CONSTITUTION AND UPHOLDING. IN OUR RESEARCH WE LOOK BACK ON SOME OF THESE WORKS, FOCUSING ON SUBJECTIVE ASPECTS THAT CONTRIBUTED TO ITS DEVELOPMENT. WE CHOSE AS REFERENCE THE WORKS OF NARDI (2005) AND VILLANI, PACCA & FREITAS (2002), AND SOME OTHER PSYCHOANALYTIC CONCEPTS DEVELOPED BY RENÉ KAËS REFERRING TO PSYCHIC LIFE OF GROUPS AND INSTITUTIONS. THESE ELEMENTS ALLOWED US TO INTERPRET THE EVENTS THAT HIGHLIGHTED THE HISTORY IN THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION, TAKING INTO CONSIDERATION THAT ANY GROUP IS MADE UP OF, ORGANIZES ITSELF AND DEVELOPS ITSELF ACCORDING TO THE CONFIGURATION THAT OVERLAYS THE REPRESENTATION SYSTEM OF ITS MEMBERS, OF THE TASK PROPOSED, THE GROUP ITSELF AND THE SOCIAL CONTEXT. AFTER WE WERE ABLE TO IDENTIFY THE FOUR ORGANIZATIONAL MOMENTS IN THE DEVELOPMENT OF THE INTERSUBJECTIVE LINKS EXISTING IN AN INSTITUTION WHICH ARE - THE ARISING MOMENT, THE FIRST, THE SECOND AND THE THIRD GROUP ORGANIZER, WE SEARCHED FOR THE INTERMEDIATES THAT HIGHLIGHTED THE INTERCHANGES, THE PLACES, THE ATTRIBUTIONS, THE REPRESENTATIONAL ACTIVITIES AND THE AFFECTION. ONE CAN RECOGNIZE IN THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE (HPS) THE FUNDAMENTAL INTERMEDIARY IN EACH DEVELOPING PHASE OF THE FIELD AND SEARCH FOR ELEMENTS TO BETTER UNDERSTAND THE ROLES PLAYED BY THE HPS IN RESEARCH, ESPECIALLY ITS CONTRIBUTIONS TO THE FOUNDATION AND ESTABLISHMENT IN THE FIELD. TO OBTAIN MORE POTENTIAL AND SUBJECTIVE INFORMATION, MANY RESEARCHERS IN THIS FIELD WERE INTERVIEWED WHOSE SCIENTIFIC WORKS SHOWED SOME PROXIMITY WITH THE HPS. OUR INTERPRETATION TOOK A HEAD START WHEN WE INTEGRATED A NEW CONCEPT TO SUPPORT OUR ANALYSIS: THE MYTH. OUR RESULTS REVEALED THAT, ALTHOUGH MANIFESTED IN MANY DIFFERENT WAYS, EXPLORING THE HPS IN THE SCIENCE EDUCATION RESEARCH SEEMS TO FULFILL THE FUNDAMENTAL MISSION IN MAINTAINING THE SCIENCE OF MYTH, OR RATHER, TRANSMITTING FROM GENERATION TO GENERATION THE SCIENCE NARRATIVE AS A MYTH OF ORIGIN AND TRUTH.
Arquivo:
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Tamanho:
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1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/04/2009 ÀS 16:56:21
Atualizado:
17/04/2009 ÀS 16:56:21
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Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 18:25:09
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