Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TEXTOS PARADIDÁTICOS E O ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA SALA DE AULA
Autor:
BENETI, ALYSSON CRISTIANO
Email:
alysson.beneti@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. MONTEIRO, MARCO AURÉLIO ALVARENGA
Data de Defesa:
04/07/2008
Palavras-Chave (PT):
AÇÕES DO PROFESSOR
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ANÁLISE DA ENUNCIAÇÃO
ENSINO DE FÍSICA
TEXTOS PARADIDÁTICOS
Resumo Original (PT):
ALGUMAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA TÊM APONTADO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS PARADIDÁTICOS, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COMO UM RECURSO QUE PODE CONTRIBUIR PARA VIABILIZAR UM ESPAÇO DE DIÁLOGO EM SALA DE AULA, POSSIBILITANDO INTERAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, CORROBORANDO PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS. NESTA VERTENTE, O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL, TENDO EM VISTA QUE SERÁ POR INTERMÉDIO DA SUA MEDIAÇÃO QUE OS DIFERENTES CONHECIMENTOS, ESTUDADOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, SE DESENCADEARÃO E SE ESTRUTURARÃO. DESTA FORMA, A PRESENTE PESQUISA INVESTIGOU AS CARACTERÍSTICAS DAS AÇÕES MANIFESTADAS POR UM PROFESSOR DE FÍSICA, AO UTILIZAR, PARTICULARMENTE, UM CAPÍTULO DE UM ESPECÍFICO TEXTO PARADIDÁTICO, NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, IDENTIFICANDO POSSÍVEIS AVANÇOS E APROPRIAÇÕES DE CONHECIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO E AS TRANSCRIÇÕES DAS AULAS FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DE GRAVAÇÕES EM VÍDEO. FOI UTILIZADA A CATEGORIZAÇÃO DA ANÁLISE DA ENUNCIAÇÃO, DEFENDIDA POR BARDIN, PARA IDENTIFICAR ELEMENTOS REFERENTES AO PERFIL DO DISCURSO DO PROFESSOR E, DE POSSE DESTE PERFIL, FOI EMPREGADA A CATEGORIZAÇÃO, PROPOSTA POR PENICK, VISANDO A VERIFICAÇÃO RELACIONADA AO NÍVEL HIERÁRQUICO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ASSUMIDA PELOS ALUNOS. OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PARTICULARMENTE PRESENTES DURANTE A UTILIZAÇÃO DO TEXTO, ENVOLVIAM VELOCIDADE, GRAVITAÇÃO, FORÇA, IMPULSO, PRESSÃO, RADIAÇÃO, MASSA E TEORIA DO BIG BANG. VERIFICOU-SE QUE O TEXTO, DA MANEIRA COMO FOI EMPREGADO PELO PROFESSOR, FOI MOTIVADOR PARA O APRENDIZADO E, POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA O AUMENTO DO INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS DE FÍSICA, TENDO SIDO OBSERVADOS CASOS DE AVANÇOS DE NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE CAMPO GRAVITACIONAL, ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL E SUA DEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO ÀS MASSAS DOS CORPOS QUE INTERAGEM, BEM COMO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DE MASSA E PESO. BUSCANDO CARACTERIZAR O DISCURSO DO PROFESSOR, IDENTIFICOU-SE SER PREDOMINANTEMENTE ?CONTROLADO?, SE EMPENHANDO NA CONSTANTE BUSCA EM DIRECIONAR AS DISCUSSÕES DURANTE AS AULAS, MANTENDO EM DISCUSSÃO OS TEMAS PLANEJADOS, PROCURANDO FORMULAR QUESTÕES QUE DESPERTASSEM A CURIOSIDADE, SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO, RESPEITANDO A DIVERSIDADE DE OPINIÕES, RELACIONANDO CONCEITOS FÍSICOS COM O COTIDIANO, RETOMANDO E SISTEMATIZANDO CONCEITOS REINCIDENTES.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ANALYSIS OF THE ENUNCIATION STATEMENTS
PARADIDACTIC TEXTS
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHER?S ACTIONS
TEACHING PHYSICS
Resumo Original (EN):
SOME RESEARCHES ASSOCIATED WITH DIFFERENT WAYS OF TEACHING PHYSICS HAVE SHOWN THE IMPORTANCE OF USING PARADIDACTIC TEXTS IN THE LEARNING PROCESS. THIS RESOURCE CAN CONTRIBUTE IN CREATING OPPORTUNITIES FOR DISCUSSIONS IN THE CLASSROOM BY MAKING INTERACTIONS POSSIBLE AND, CONSEQUENTLY, MAKING THE COLLECTIVE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE FEASIBLE. IN VIEW OF THAT, THE TEACHER?S ROLE IS CRUCIAL SINCE IT WILL BE THROUGH THE TEACHER THAT MOST KNOWLEDGE PROVIDED IN CLASS WILL BE STRUCTURED AND CONSOLIDATED. THEREFORE, BY IDENTIFYING ANY POSSIBLE PROGRESS AND HOW KNOWLEDGE WAS INCORPORATED THROUGHOUT THE LEARNING PROCESS OF A GROUP OF YOUNG AND ADULT STUDENTS (HEREIN CALLED EJA), THIS RESEARCH HAS ANALYZED A PHYSICS TEACHER?S ACTIONS IN CLASS WHILE TEACHING A PARTICULAR CHAPTER OF A PARADIDACTIC TEXT. THIS RESEARCH IS A CASE STUDY AND TRANSCRIPTS OF THE LESSONS WERE OBTAINED FROM VIDEOTAPES AND THEN CATEGORIZED ACCORDING TO BARDIN?S TEACHINGS ABOUT ANALYSIS OF THE ENUNCIATION STATEMENTS IN ORDER TO IDENTIFY ELEMENTS REGARDING THE PROFILE OF THE TEACHER?S DISCOURSE. AFTER CLASSIFYING SUCH PROFILE, THE CATEGORIZATION PROPOSED BY PENICK WAS THEN APPLIED SO AS TO VERIFY THE LEVEL OF SCIENTIFIC LITERACY OF THE STUDENTS. SPECIFIC KNOWLEDGE, AVAILABLE MAINLY DURING TEXT UTILIZATION, INVOLVED VELOCITY, GRAVITATION, FORCE, IMPULSE, PRESSURE, RADIATION, MASS AND THE BIG BANG THEORY. DUE TO THE WAY IT WAS USED BY THE TEACHER, THE TEXT PROVED EFFICIENT IN MOTIVATING STUDENTS IN THE LEARNING COURSE OF ACTION AND POTENTIALLY SIGNIFICANT TO INCREASE THEIR INTEREST IN PHYSICS LESSONS. AS A MATTER OF FACT, IN SOME CASES THERE WAS SOME ADVANCE IN TERMS OF CONCEPTS SUCH AS GRAVITATIONAL FIELD, GRAVITATIONAL ACCELERATION AND ITS DEPENDENCY IN RELATION TO THE MASS OF INTERACTING BODIES AS WELL AS THE DIFFERENCE BETWEEN MASS AND WEIGHT. THE TEACHER?S VERBAL COMMUNICATION WAS CONSIDERED PREDOMINANTLY ?CONTROLLED? AND IN CONSTANT SEARCH FOR WAYS OF MONITORING DISCUSSIONS IN CLASS, OF FOLLOWING THE LESSON PLANS ACCORDING TO THE SCHEDULE, OF TRYING TO ASK QUESTIONS THAT ENCOURAGE STUDENTS TO BE CURIOUS, OF MAKING KNOWLEDGE SOCIALLY AVAILABLE, OF RESPECTING THE DIVERSITY OF OPINIONS, OF ASSOCIATING CONCEPTS PERTAINING TO PHYSICS WITH DAILY ROUTINE, OF REVIEWING AND SYSTEMATIZING PREVIOUSLY STUDIED CONCEPTS.
Arquivo:
DIS_MEST20080704_BENETI ALYSSON CRISTIANO.pdf
Tamanho:
1774 Kb (1774656 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/04/2009 ÀS 16:44:51
Atualizado:
17/04/2009 ÀS 16:44:51
Visitas:
2024
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 06:26:59
Downloads:
144
Último Download em :
22/10/2019 ÀS 17:21:22
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por