Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA: MARCAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NO DISCURSO DE LICENCIANDOS
Autor:
CAMARGO, SÉRGIO
Email:
s.camargo@ufpr.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
Data de Defesa:
15/06/2003
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA
REFLEXÃO NA E SOBRE A AÇÃO
Resumo Original (PT):
DESCREVE-SE AQUI UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI AVALIAR O IMPACTO DE UM CURSO ESTRUTURADO DE PRÁTICA DE ENSINO NUMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, SUBMETIDOS À SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA. OS DADOS REFERENTES À ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DO PROFESSOR DE PRÁTICA DE ENSINO PELOS LICENCIANDOS, EXTRAÍDOS DA LEITURA DE RELATÓRIOS DE REGÊNCIA ELABORADOS AO FINAL DO ESTÁGIO, MOSTRAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE A IDEOLOGIA IMPLÍCITA NO DISCURSO DOS FUTUROS PROFESSORES REFORÇA, DE UM MODO GERAL, O PARADIGMA DA RACIONALIDADE TÉCNICA, MUITO EMBORA OS ENUNCIADORES DOS DISCURSOS ANALISADOS TENHAM TENTADO APRESENTAR OS CONTEÚDOS DE ACORDO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESTUDADOS. EM VÁRIOS EXCERTOS ANALISADOS, PERSISTE EXPLICITAMENTE UMA DISSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. OS DADOS OBTIDOS PODERÃO SUBSIDIAR DISCUSSÕES PARA REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ACTION-REFLECTION
DISCOURSE ANALYSIS
INITIAL AND CONTINUED TEACHERS FORMATION
PHYSICS TEACHING
PHYSICS TEACHING PRACTICE
TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Resumo Original (EN):
WE REPORT HERE A RESEARCH OF QUALITATIVE NATURE UNDERTAKEN AMONG FUTURE HIGH SCHOOL PHYSICS TEACHERS, WHICH AIMED TO EVALUATE THE EFFECT OF A STRUCTURED TEACHING PRACTICE COURSE IN A SAMPLE OF STUDENTS EXPOSED TO A TEACHING PRACTICE EXPERIENCE. DATA COLLECTED FROM THE READING OF THEIR ACADEMIC REPORTS WRITTEN AFTER FINISHING THE TEACHING EXPERIENCE SHOW, AMONG OTHER ASPECTS, THAT THE IDEOLOGY IMPLICIT IN THE DISCOURSE OF THESE FUTURE TEACHERS REINFORCE THE TECHNICAL RATIONALITY PARADIGM, EVEN THOUGH THE ANALYZED DISCOURSES? ENUNCIATORS HAVE INTENDED TO PRESENT THE CONTENTS ACCORDING TO THEORETICAL REFERENTIAL PREVIOUSLY STUDIED. IN VARIOUS EXCERPTS ANALYZED PERSIST THE DISSOCIATION BETWEEN PRACTICE AND THEORY. THESE DATA COLLECTED, AS WELL AS OTHER OBTAINED DURING THE RESEARCH, CAN HELP DISCUSSIONS TO RETHINK TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT.
Arquivo:
DIS_MEST20030615_CAMARGO SERGIO.pdf
Tamanho:
3815 Kb (3815645 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/04/2009 ÀS 16:10:00
Atualizado:
17/04/2009 ÀS 16:10:00
Visitas:
1333
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:40:58
Downloads:
149
Último Download em :
16/02/2024 ÀS 18:54:31
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por