DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA: MARCAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NO DISCURSO DE LICENCIANDOS |
Autor: |
CAMARGO, SÉRGIO |
Email: |
s.camargo@ufpr.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2003 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Drª. ABIB, MARIA LUCIA VITAL DOS SANTOS
|
Data de Defesa: |
15/06/2003 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANÁLISE DO DISCURSO ♠ DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA ♠ PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA ♠ REFLEXÃO NA E SOBRE A AÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
DESCREVE-SE AQUI UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI AVALIAR O IMPACTO DE UM CURSO ESTRUTURADO DE PRÁTICA DE ENSINO NUMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, SUBMETIDOS À SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA. OS DADOS REFERENTES À ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DO PROFESSOR DE PRÁTICA DE ENSINO PELOS LICENCIANDOS, EXTRAÍDOS DA LEITURA DE RELATÓRIOS DE REGÊNCIA ELABORADOS AO FINAL DO ESTÁGIO, MOSTRAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE A IDEOLOGIA IMPLÍCITA NO DISCURSO DOS FUTUROS PROFESSORES REFORÇA, DE UM MODO GERAL, O PARADIGMA DA RACIONALIDADE TÉCNICA, MUITO EMBORA OS ENUNCIADORES DOS DISCURSOS ANALISADOS TENHAM TENTADO APRESENTAR OS CONTEÚDOS DE ACORDO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESTUDADOS. EM VÁRIOS EXCERTOS ANALISADOS, PERSISTE EXPLICITAMENTE UMA DISSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. OS DADOS OBTIDOS PODERÃO SUBSIDIAR DISCUSSÕES PARA REPENSAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ ACTION-REFLECTION ♠ DISCOURSE ANALYSIS ♠ INITIAL AND CONTINUED TEACHERS FORMATION ♠ PHYSICS TEACHING ♠ PHYSICS TEACHING PRACTICE ♠ TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT
|
Resumo Original (EN): |
|
WE REPORT HERE A RESEARCH OF QUALITATIVE NATURE UNDERTAKEN AMONG FUTURE HIGH SCHOOL PHYSICS TEACHERS, WHICH AIMED TO EVALUATE THE EFFECT OF A STRUCTURED TEACHING PRACTICE COURSE IN A SAMPLE OF STUDENTS EXPOSED TO A TEACHING PRACTICE EXPERIENCE. DATA COLLECTED FROM THE READING OF THEIR ACADEMIC REPORTS WRITTEN AFTER FINISHING THE TEACHING EXPERIENCE SHOW, AMONG OTHER ASPECTS, THAT THE IDEOLOGY IMPLICIT IN THE DISCOURSE OF THESE FUTURE TEACHERS REINFORCE THE TECHNICAL RATIONALITY PARADIGM, EVEN THOUGH THE ANALYZED DISCOURSES? ENUNCIATORS HAVE INTENDED TO PRESENT THE CONTENTS ACCORDING TO THEORETICAL REFERENTIAL PREVIOUSLY STUDIED. IN VARIOUS EXCERPTS ANALYZED PERSIST THE DISSOCIATION BETWEEN PRACTICE AND THEORY. THESE DATA COLLECTED, AS WELL AS OTHER OBTAINED DURING THE RESEARCH, CAN HELP DISCUSSIONS TO RETHINK TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20030615_CAMARGO SERGIO.pdf
|
Tamanho: |
3815 Kb (3815645 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
17/04/2009 ÀS 16:10:00 |
Atualizado: |
17/04/2009 ÀS 16:10:00 |
Visitas: |
1348 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 22:21:57 |
Downloads: |
150 |
Último Download em : |
10/06/2024 ÀS 14:59:05 |