Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ALGUNS REFLEXOS DA DIDÁTICA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS QUATRO SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
CAETANO, RICHAEL SILVA
Email:
richael.silva@terra.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. TANCREDI, REGINA MARIA SIMOES PUCCINELLI
Drª. MISKULIN, ROSANA GIARETTA SGUERRA
Data de Defesa:
13/03/2009
Palavras-Chave (PT):
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
ENSINO DE MATEMÁTICA
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PIAGETIANA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA INVESTIGOU A UTILIZAÇÃO DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PIAGETIANA ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS AÇÕES DIDÁTICAS ADOTADAS POR QUATRO PROFESSORES (SENDO CADA UM PERTENCENTE ÀS QUATRO SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL) DURANTE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE COMO OCORREU A APROPRIAÇÃO DO CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO À CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DOS REFERIDOS PROFESSORES. CONFIGURANDO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS SEGUINTES INSTRUMENTOS/MÉTODOS: I ? ENTREVISTAS ESTRUTURADAS, II ? QUESTIONÁRIOS ABERTOS, FECHADOS E MISTOS, III ? OBSERVAÇÃO DE CAMPO. APÓS DOIS MESES DE PESQUISA DE CAMPO, EM DUAS ESCOLAS PERTENCENTES À DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE BAURU, IDENTIFICARAM-SE OS SEGUINTES ASPECTOS COM RELAÇÃO ÀS AÇÕES DIDÁTICAS: AS PROFESSORAS DA 1ª E 2ª SÉRIES UTILIZARAM EXCLUSIVAMENTE O MÉTODO EXPOSITIVO-TRANSMISSIVO (CARACTERISTICAMENTE DO ENSINO TRADICIONAL); A DOCENTE DA 3ª SÉRIE USOU CONJUNTAMENTE COM A EXPOSIÇÃO-TRANSMISSÃO ALGUNS ELEMENTOS CONSTRUTIVISTAS (A OPERAÇÃO SOBRE O MATERIAL CONCRETO, O QUESTIONAMENTO VISANDO À OCORRÊNCIA DO PENSAR SOBRE A AÇÃO, A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORA); O PROFESSOR DA 4ª SÉRIE FOI O QUE MAIS APRESENTOU ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CONSTRUTIVISTAS, TAIS COMO A DINÂMICA DE GRUPO, A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, A PROPOSIÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA E QUESTIONAMENTOS, PERMITINDO AOS ESTUDANTES TOMAREM CONSCIÊNCIA (EM MAIOR PROBABILIDADE) DE SUAS AÇÕES. A RESPEITO DA APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE PIAGET, OBSERVARAM-SE ALGUMAS COMPREENSÕES ?DISTORCIDAS?, SENDO POSSÍVEL AFIRMAR QUE ESTA APROPRIAÇÃO OCORREU DE MODO DIFUSO/FRAGMENTADO E (EM ALGUNS CASOS) CONTRADITÓRIO. POR FIM, AS ?IDÉIAS CONSTRUTIVISTAS? MAIS DISCURSADAS PELOS QUATRO PROFESSORES PARTICIPANTES FORAM: A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DOS CONHECIMENTOS LÓGICO-MATEMÁTICOS E A NECESSIDADE DA MANIPULAÇÃO NO CONCRETO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
MATHEMATIC DIDACTICS
MATHEMATICAL EDUCATION
PIAGET?S GENETIC EPISTEMOLOGY
PROFESSORS? FORMATION
TEACHING KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY INVESTIGATED THE UTILIZATION OF THE PIAGET?S GENETIC EPISTEMOLOGY THROUGH THE ANALYSIS OF THE DIDACTIC ACTIONS ADOPTED BY FOUR PROFESSORS (BEING EACH ONE FROM THE FIRST FOUR GRADES OF THE ELEMENTARY EDUCATION) DURING THE TEACHING OF ELEMENTARY MATHEMATICS. IN ADDITION, IT WAS OBSERVED THE MANNER IN WHICH THE PIAGET'S CONSTRUCTIVIST APPROACH WAS DEVELOPED WITHIN THE TEACHING PRACTICE OF THESE PROFESSORS. THROUGHOUT A QUALITATIVE RESEARCH, SUCH AS CASE STUDY, THE DATA GATHERING WAS REALIZED THROUGH THE FOLLOWING METHODS: I ? STRUCTURED INTERVIEWS, II ? OPENED, CLOSED AND MIXED QUESTIONNAIRES, III ? FIELD OBSERVATION. AFTER TWO MONTHS OF FIELD RESEARCH IN TWO DIFFERENT SCHOOLS THAT BELONG TO THE DEPARTMENT OF EDUCATION OF THE COUNTY OF BAURU, THE FOLLOWING ASPECTS WERE OBSERVED REGARDING THE TEACHING ACTIONS: THE TEACHERS OF THE 1ST AND 2ND GRADES UTILIZED ONLY THE EXPOSING METHOD (CHARACTERISTICALLY TO THE TRADITIONAL TEACHING METHOD); THE TEACHER OF THE 3RD GRADE IN ADDITION TO THE EXPOSING METHOD UTILIZED ALSO A FEW CONSTRUCTIVIST ELEMENTS (THE OPERATION OF THE CONCRETE MATERIAL, THE QUESTIONING UTILIZING THE THOUGHT PROCESSING OVER THE ACTION, AS WELL AS THE INTERRELATIONSHIP BETWEEN THE TEACHER AND STUDENTS); THE 4TH GRADE TEACHER WAS THE PROFESSIONAL WHO MOST PRESENTED CONSTRUCTIVIST DIDACTIC STRATEGIES, SUCH AS THE GROUP DYNAMIC, DIAGNOSTIC EVALUATION, THE PRESENTATION OF PROBLEM-SITUATIONS WITH QUESTIONS THAT PROMOTES STUDENTS? CONSCIENTIZATION (IN HIGHER PROBABILITY) OF THEIR ACTIONS. REGARDING THE PIAGET?S THEORY APPROACH, SOME ?DISTORTED? COMPREHENSIONS WERE OBSERVED, WHICH LEADED US TO CONCLUDE THAT IT OCCURRED IN A DIFFUSED/FRAGMENTED MANNER AND IN SOME CASES CONTRADICTORY. FINALLY, THE ?CONSTRUCTIVIST IDEAS? MOST ADOPTED BY THE FOUR TEACHERS WERE: THE CONTINUE CONSTRUCTION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL KNOWLEDGE AND THE NECESSITY OF CONCRETE MANIPULATION.
Arquivo:
DIS_MEST20090313_CAETANO RICHAEL SILVA.pdf
Tamanho:
6144 Kb (6144168 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/04/2009 ÀS 15:40:38
Atualizado:
17/04/2009 ÀS 15:40:38
Visitas:
1735
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 20:59:18
Downloads:
125
Último Download em :
14/12/2023 ÀS 14:03:11
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por