Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA
Autor:
MACHADO, DANIEL IRIA
Email:
daniel@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. OSTERMANN, FERNANDA
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. FORESTÍ, MIRIAM CELÍ PIMENTEL PORTO
Data de Defesa:
13/04/2006
Palavras-Chave (PT):
AUSUBEL
CONSTRUTIVISMO
ENSINO CTS
ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA MODERNA
HIPERMÍDIA
Resumo Original (PT):
APRESENTAM-SE OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA COM O APOIO DA HIPERMÍDIA, QUE ENVOLVEU A PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PROPOSTA DIDÁTICA FUNDAMENTOU-SE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, EM ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS HIPERMÍDIA EDUCACIONAIS E EM ABORDAGENS DERIVADAS DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, DENTRE AS QUAIS O ENFOQUE CIÊNCIA- -TECNOLOGIA-SOCIEDADE, PONDERAÇÕES QUANTO À IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO. O PROGRAMA FOI AVALIADO POR PESQUISADORES DE ENSINO DE FÍSICA E LICENCIANDOS DE FÍSICA E, APÓS A INCORPORAÇÃO DE ALGUMAS SUGESTÕES REALIZADAS, FOI TESTADO POR ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. FORAM OBTIDOS INDÍCIOS DE QUE O USO DO COMPUTADOR FOI FATOR DE MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES; A DIVERSIDADE DE ELEMENTOS DE MÍDIA AUXILIOU-OS A FIXAR A ATENÇÃO SOBRE O CONTEÚDO E FAVORECEU A VISUALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS, FACILITANDO AINDA O RACIOCÍNIO; O HIPERTEXTO ESTRUTURADO EM CONFORMIDADE COM PRINCÍPIOS AUSUBELIANOS CONTRIBUIU PARA A PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS E AJUDOU NO DESENVOLVIMENTO DE SUBSUNÇORES PARA APOIAR A APRENDIZAGEM SUBSEQÜENTE. CONSTATOU-SE QUE A PROPOSTA DIDÁTICA AVALIADA FAVORECEU A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DA MAIOR PARTE DOS ESTUDANTES QUANTO AO CONCEITO DE EQUIVALÊNCIA MASSA-ENERGIA E SUAS IMPLICAÇÕES; ÀS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, INCLUINDO ASPECTOS AMBIENTAIS E POLÍTICOS; AO PAPEL DA ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS; AO PROGRESSO DA CIÊNCIA AO LONGO DO TEMPO.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
AUSUBEL
CONSTRUTIVISM
HYPERMEDIA
MODERN PHYSICS
PHYSICS TEACHING
STS TEACHING
Resumo Original (EN):
THE RESULTS OF A RESEARCH ON THE CONSTRUCTION OF CONCEPTS OF MODERN PHYSICS AND ON THE NATURE OF SCIENCE WITH THE SUPPORT OF HYPERMEDIA, THAT INVOLVED THE PRODUCTION AND EVALUATION OF AN EDUCACIONAL SOFTWARE, ARE PRESENTED. THE DIDACTIC PROPOSAL WAS BASED ON THE LEARNING THEORY OF AUSUBEL, ON ORIENTATIONS FOR THE IMPLEMENTATION OF EDUCATIONAL HYPERMEDIA SYSTEMS AND ON APPROACHES DERIVED FROM THE RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, AMONG WHICH ARE THE SCIENCE- -TECHNOLOGY-SOCIETY FOCUS, THE REFLECTIONS ON THE PEDAGOGICAL IMPORTANCE OF THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE, AND THE CONSIDERATIONS ABOUT MODERN PHYSICS INSERTION IN THE HIGH SCHOOL. THE PROGRAM WAS EVALUATED BY RESEARCHERS OF THE AREA OF PHYSICS TEACHING AND UNDERGRADUATE STUDENTS IN PHYSICS TEACHING AND, AFTER THE INCORPORATION OF SOME OF THE SUGGESTIONS DONE, IT WAS TESTED BY STUDENTS OF THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL OF A PUBLIC SCHOOL. INDICATIONS WERE OBTAINED THAT THE USE OF THE COMPUTER WAS A FACTOR OF STUDENTS? MOTIVATION; THE DIVERSITY OF MEDIA ELEMENTS HELPED THEM TO SET ATTENTION TO THE CONTENT AND CONTRIBUTED TO PHENOMENA VISUALIZATION AND INTERPRETATION, ALSO FACILITATING REASONING; THE HYPERTEXT STRUCTURED IN ACCORDANCE WITH THE AUSUBELIAN PRINCIPLES CONTRIBUTED TO THE PERCEPTION OF THE RELATIONSHIP AMONG THE CONCEPTS AND HELPED WITH THE DEVELOPMENT OF SUBSUMERS TO SUPPORT SUBSEQUENT LEARNING. IT WAS VERIFIED THAT THE EVALUATED DIDACTIC PROPOSAL FACILITATED THE EVOLUTION OF THE CONCEPTIONS OF MOST OF THE STUDENTS REGARDING THE CONCEPT OF MASS-ENERGY EQUIVALENCE AND ITS IMPLICATIONS; THE RELATIONSHIPS AMONG SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY, INCLUDING ENVIRONMENTAL AND POLITICAL ASPECTS; THE ROLE OF ETHICS IN THE DEVELOPMENT AND APPLICATION OF THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE; THE PROGRESS OF THE SCIENCE ALONG THE TIME.
Arquivo:
TES_DOUT20060413_MACHADO DANIEL IRIA.pdf
Tamanho:
1906 Kb (1906901 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/02/2007 ÀS 11:34:46
Atualizado:
15/02/2007 ÀS 11:34:46
Visitas:
9867
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 13:50:47
Downloads:
1145
Último Download em :
01/11/2023 ÀS 21:52:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por