Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO PARA O FAZER DOCENTE
Autor:
VILLAÇA, JACQUELINE DA SILVA
Email:
jackbio_bauru@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Drª. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Drª. MONTRONE, AÍDA VITÓRIA GARCIA
Data de Defesa:
26/03/2007
Palavras-Chave (PT):
CORPOREIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Resumo Original (PT):
COMO PROPOSTA PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA FOI OFERECIDA UMA OFICINA ÀS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA, SEGUIDA DE UM PLANEJAMENTO A PARTIR DO TEMA CORPOREIDADE, O QUAL FOI POSTERIORMENTE DESENVOLVIDO POR ELAS, TAL PROCEDIMENTO FOI REALIZADO COM O INTUITO DE SE AVALIAR SE ELE ERA CAPAZ DE AUXILIAR AS LICENCIANDAS A REDIMENSIONAR SUA PRÁTICA, À MEDIDA QUE BUSCAVA AMPLIAR O CONHECIMENTO E CONSIDERAVA O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, NO FAZER DOCENTE DESTAS ALUNAS. A OFICINA SOBRE CORPOREIDADE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL, FOI INICIADA COM A INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DAS LICENCIANDAS SOBRE CORPOREIDADE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, INCLUINDO O CONHECIMENTO QUE POSSUÍAM EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES DOS RCNEI E PCNS SOBRE O TEMA. A PARTIR DE ENTÃO, SEGUIRAM-SE ENCONTROS SEMANAIS NUM TOTAL DE 14, NOS QUAIS SE REALIZARAM DISCUSSÕES A PARTIR DE TEXTOS, SEMINÁRIOS E AULAS EXPOSITIVAS QUE TRABALHARAM TANTO LINGUAGEM CORPORAL COMO METODOLOGIAS, MEIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AINDA, DINÂMICAS E REPRESENTAÇÕES EM SILHUETAS. SEGUIU-SE ENTÃO, A APRESENTAÇÃO PELAS LICENCIANDAS, DIVIDIDAS EM GRUPOS, DE PROBLEMAS RELACIONADOS AO TEMA CORPOREIDADE, VIVENCIADOS POR ELAS EM SALA DE AULA E DE PLANEJAMENTOS PARA TRABALHÁ-LOS ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES. ESTAS ÚLTIMAS FORAM GRAVADAS EM VÍDEO E APRESENTADAS A TODA TURMA DE LICENCIANDAS, PARA SEREM DISCUTIDAS POR ELAS. PARA FINALIZAR, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM A INTENÇÃO DE SE ESCLARECER DÚVIDAS E COMPLEMENTAR INFORMAÇÕES COLETADAS DURANTE TODO ESSE PROCESSO. OS DADOS MOSTRAM QUE AS IDÉIAS INICIAIS APONTADAS PELAS LICENCIANDAS SOBRE CORPOREIDADE E SUA PRÁTICA SE RELACIONAVAM A TEMAS COMO AUTOCONHECIMENTO, AUTONOMIA, DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL E RELAÇÕES COM O MEIO. AS LICENCIANDAS APONTARAM COMO PONTO IMPORTANTE PARA A INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR, A ABORDAGEM DA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO MÚTUO, RELAÇÕES COTIDIANAS, CUIDADOS CONSIGO E COM OUTROS, RELACIONANDO TAMBÉM, ATRAVÉS DE DEPOIMENTOS, A CORPOREIDADE EM SITUAÇÕES DE SALA DE AULA. DURANTE A OFICINA, AS LICENCIANDAS EM VÁRIOS MOMENTOS FORAM INCENTIVADAS A REFLETIR SOBRE SUA CORPOREIDADE E A PARTIR DESSA REFLEXÃO DISCUTIR ASPECTOS QUE VÃO ALÉM DO FÍSICO. TAIS QUESTÕES FORAM SE AMPLIANDO NO DECORRER DA OFICINA, DURANTE AS DISCUSSÕES, NAS DINÂMICAS E CONFECÇÃO DE SILHUETAS PELOS GRUPOS DE LICENCIANDAS, QUANDO ENTÃO, PODE SE EVIDENCIAR EM SEUS DESENHOS, CARACTERÍSTICAS SUBJETIVAS DOS PERSONAGENS CRIADOS POR ELAS E TAMBÉM, AMPLIAÇÃO DA VISÃO QUE TRAZIAM SOBRE CORPOREIDADE A PARTIR DE SEU PRÓPRIO CORPO, ASPECTO QUE ACABOU EXPLÍCITO NOS REGISTROS DE SEUS COMENTÁRIOS. QUANTO À PRÁTICA PEDAGÓGICA, APONTARAM GRANDE DIFICULDADE EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE METODOLOGIA, MEIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, FATO QUE SE MOSTROU AINDA MAIS EVIDENTE NO MOMENTO EM QUE AS LICENCIANDAS INICIARAM A CONFECÇÃO DE SEUS PLANEJAMENTOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO. NO ENTANTO, O QUE SE MOSTROU NA ATUAÇÃO DAS LICENCIANDAS, ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS, FOI A PREOCUPAÇÃO COM A ADEQUAÇÃO DO CONHECIMENTO, O REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COM PROPOSTAS DE REPLANEJAMENTO A PARTIR DAS FALHAS OBSERVADAS POR ELAS NO SENTIDO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
Título (EN):
SCIENCE TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION: A REFLECTION ON SCIENTIFIC CONTENT TRANSFORMATION PROCESS FOR THE TEACHING ACT
Palavras-Chave (EN):
BODY-LANGUAGE
DIDACTIC TRANSPOSITION
LICENSED PEDAGOGY TEACHER
PEDAGOGICAL PRACTICE
SCIENCE TEATCHING
TEACHING STRATEGIES
Resumo Original (EN):
CONCERNING THE STUDY OF DIDACTIC TRANSPOSITION, IT WAS OFFERED, IN A TIMETABLE SUBJECT, A WORKSHOP FOR PEDAGOGY LICENSED TEACHERS, WHICH WAS INCLUDED AT ITS END, THE ARRANGEMENT OF AN INTERVENTION WITH NURSERY AND PRIMARY SCHOOL STUDENTS, UNDER THE THEME BODY-LANGUAGE. WITH THE AIM OF EVALUATING IF THIS PROCESS COULD HELP THE TEACHERS ON REMEASUREMENT OF ITS PEDAGOGICAL PRACTICE, THE WORKSHOP INCLUDED TWO PHASES: THE FIRST WAS AIMED ON EXPAND THE TEACHER'S KNOWLEDGE ON BODY-LANGUAGE AND THE SECOND, WHEN THE LEARNING PROCESS WAS DISCUSSED, WITH REFERENCE ON THE ARRANGEMENT AND THE TEACHING ACT, AWARE OF THE SCIENTIFIC CONTENT DIDACTIC TRANSPOSITION DEVELOPED BY THE LICENSED FOR THE SUBJECT TO BE TAUGHT. THE WORKSHOP INITIATED WITH A RESEARCH ON THE LICENSED'S CONCEPTION ABOUT BODY-LANGUAGE AND ITS PRACTICE, INCLUDING THEIR OWN IDEAS ABOUT THE RCN AND PCNS ORIENTATION. THERE WERE WEEKLY MEETINGS (14 IN A TOTAL), WHERE THERE WERE DISCUSSIONS ABOUT TEXTS, LECTURES, EXPOSITIVE CLASSES, BESIDES ACTIVITIES (MIRROR, STATUE, SILHOUETTE) RELATED TO THE BODY IDENTITY, GENDER, IMAGE AND EXPRESSION, BESIDES SYMBOLOGY, FOLLOWED BY REFLECTION AND DISCUSSION THAT WORKED, WITH THE RESEARCHER AND THE DISCIPLINE TEACHER, BOTH THE BODY LANGUAGE AND THE TEACHING METHODOLOGIES , MEANS AND STRATEGIES. TO THIS STEP, IT WAS FOLLOWED THE PRESENTATION, BY THE LICENSED ORGANIZED IN GROUPS, OF PROBLEMS RELATED TO THE THEME BODY-LANGUAGE, EXPERIENCED BY THEM IN CLASS, AND THE ARRANGEMENT TO WORK THEM THROUGH INTERVENTIONS. THESE LAST ONES WERE RECORDED IN VIDEO AND PRESENTED TO ALL THE LICENSED FOR DISCUSSION AND EVALUATION ABOUT THE PEDAGOGICAL PRACTICE. FINALLY, THERE WERE SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS WITH THE AIM OF PROVIDE TO THE LICENSED THE OPPORTUNITY OF SOLVING DOUBTS, EXPRESSING THEIR DIFFICULT POINTS AND MOREOVER, COMPLEMENT THE COLLECTED INFORMATION DURING THE WHOLE PROCESS, UNDER THE GOAL OF REMEASURE THEIR PRACTICE SKILLS. THE DATA SHOWED US, INITIALLY, THAT THE MAIN IDEAS POINTED BY THE LICENSED ABOUT BODY-LANGUAGE AND ITS PRACTICE WERE RELATED TO THEMES LIKE SELF-AWARENESS, AUTONOMY, BIO-PSYCHO-SOCIAL DEVELOPMENT AND RELATION WITH THE ENVIRONMENT. INSIDE THE INTERDISCIPLINARY INTERACTION, THEY POINTED THE IMPORTANCE OF SOCIALIZATION APPROACH, RESPECTING EACH OTHER, DAILY ROUTINE RELATIONSHIPS AND LOOKING AFTER OTHER PEOPLE AND THEMSELVES. THE LICENSED FOCUSED IN THEIR SPEECHES, EXPERIENCES IN CLASS, SUCH AS POSSIBLE SITUATIONS FOR WORKING THE BODY-LANGUAGE WITH THEIR STUDENTS. DURING THE DEVELOPED ACTIVITIES IN THE WORKSHOP, THE LICENSED WERE ENCOURAGED IN SEVERAL MOMENTS TO REFLECT ABOUT THEIR OWN BODY, OPPORTUNITY IN WHICH THEY EXPANDED THEIR IDEAS, DISCUSSING ASPECTS THAT GO BEYOND THE PHYSICAL. SUCH QUESTIONS HAD GOTTEN EXTENDED ON THE ELAPSING OF THE WORKSHOP, DURING DISCUSSIONS, DYNAMICS AND CONFECTION OF SILHOUETTES BY THE PERMITTED GROUP, WHEN THEN; IT COULD BE PROVED IN THEIR DRAWS, SUBJECTIVE CHARACTERISTICS OF PERSONAGES CREATED BY THEM. AND ALSO, AMPLIFICATION OF THE VISION BROUGHT BY THEIR OWN BODY-LANGUAGE. THESE ASPECTS WERE EXPLICIT ON THEIR COMMENTARY REGISTER. WHEN IT COMES TO PEDAGOGICAL PRACTICING, THEY HAVE SHOWED GREAT DIFFICULTIES IN METHODOLOGY CONCEPTION, MEANS AND STRATEGIES OF LEARNING, FACT THAT HAS SHOWN MORE EVIDENCE IN THE MOMENT IN WHICH THE PERMITTED BEGAN THE CONFECTION OF THEIR PLANNING AND PROJECTS OF INTERVENTION. HOWEVER, IT WAS SHOWN BY THE PERMITTED THROUGH THEIR PRACTICING, THE CONCERNS WITH THE PROPER KNOWLEDGE, REDIRECTING THE PEDAGOGICAL PRACTICING, WITH PROPOSALS OF REPLANING THE FAILS OBSERVED BY THEM IN ORDER TO IMPROVE THE CHILDREN LEARNING
Arquivo:
DIS_MEST20070326_VILLACA JACQUELINE DA SILVA.pdf
Tamanho:
8819 Kb (8819157 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/12/2008 ÀS 12:28:45
Atualizado:
18/12/2008 ÀS 12:28:45
Visitas:
2007
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 02:18:19
Downloads:
144
Último Download em :
28/03/2018 ÀS 16:59:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por