Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
HOMO MAGISTER: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELO CAMPO ESCOLAR
Autor:
GENOVEZ, LUIZ GONZAGA ROVERSI
Email:
lgenovez@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. CATANI, DENICE BARBARA
Data de Defesa:
28/02/2008
Palavras-Chave (PT):
CAMPO DA ESCOLA
CAMPO ESCOLAR
CAPITAL CULTURAL ESCOLAR
CAPITAL DOCENTE
CAPITAL SOCIAL
ESTRATÉGIAS HERÉTICAS
HABITUS
PROFESSORA DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
PROCUROU-SE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO CARACTERIZAR E ANALISAR O HABITUS E A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS M, CONSTRUÍDOS E ESTABELECIDOS NAS LUTAS TRAVADAS COM SEUS PARES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR PAULISTA, O CAMPO DA ESCOLA, QUE, POR SUA VEZ, SOFRE INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE PODER DO CONJUNTO DE TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, DENOMINADO DE CAMPO ESCOLAR. DESTA FORMA, PÔDE-SE, COM O BALIZAMENTO OFERECIDO PELO CONSTRUTO TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU, IDENTIFICAR O ?CAPITAL DOCENTE? NAS SUAS DUAS ESPÉCIES: O CAPITAL CULTURAL ESCOLAR, EXISTENTE SOB TRÊS FORMAS, A SABER, O INCORPORADO, O INSTITUCIONALIZADO E O OBJETIVADO, E, O CAPITAL SOCIAL COMO SENDO AS PROPRIEDADES DISTINTIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA CONHECER E RECONHECER AS ESTRATÉGIAS HERÉTICAS DESSA PROFESSORA DE CIÊNCIAS
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CULTURAL SCHOOL CAPITAL
HABITUS
HERETICAL STRATEGIES
SCHOOL FIELD
SCIENCE TEACHER
SOCIAL CAPITAL
TEACHER CAPITAL
Resumo Original (EN):
BY MEANS OF AN ETHNOGRAPHIC CASE STUDY WE AIMED AT ANALYZE AND CHARACTERIZE THE HABITUS AND PROFESSIONAL TRAJECTORY OF A FEMALE SCIENCE TEACHER, NAMED HERE AS M. TRAJECTORY THAT WAS BUILT AND ESTABLISHED IN THE BATTLES SHE FACED AGAINST HER COLLEAGUES, INSIDE THE SCHOOL FIELD TO WHICH THE STATE PUBLIC SCHOOL WHERE SHE WORKS, IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SÃO PAULO, IN BRAZIL, IS LINKED. BASED ON A THEORETICAL FRAMEWORK BUILT FROM PIERRE BOURDIEU?S WORKS, IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THE ?TEACHER?S CAPITAL? IN ITS TWO FORMS: SCHOOL CULTURE CAPITAL AND SOCIAL CAPITAL. BUT, THE CULTURAL CAPITAL, RELATED TO SCHOOL CULTURE, CAN BE CHARACTERIZED IN THREE DIFFERENT WAYS: THE INCORPORATED, THE INSTITUTIONALIZED AND THE OBJECTIFIED FORM. IN CONCLUSION, CULTURAL SCHOOL AND SOCIAL CAPITAL SHOWED THEMSELVES AS DISTINCTIVE PROPERTIES USED BY TEACHERS IN ORDER TO KNOW AND RECOGNIZE THE ?HERETICAL STRATEGIES? SUCH THOSE PRESENTED BY THE TEACHER M
Arquivo:
TES_DOUT20080228_GENOVEZ LUIZ GONZAGA ROVERSI.pdf
Tamanho:
2251 Kb (2251149 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/12/2008 ÀS 11:55:37
Atualizado:
18/12/2008 ÀS 11:55:37
Visitas:
1591
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:07:31
Downloads:
152
Último Download em :
22/01/2024 ÀS 17:34:22
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por