TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
HOMO MAGISTER: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELO CAMPO ESCOLAR |
Autor: |
GENOVEZ, LUIZ GONZAGA ROVERSI |
Email: |
lgenovez@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. VILLANI, ALBERTO ♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO ♠ Drª. CATANI, DENICE BARBARA
|
Data de Defesa: |
28/02/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CAMPO DA ESCOLA ♠ CAMPO ESCOLAR ♠ CAPITAL CULTURAL ESCOLAR ♠ CAPITAL DOCENTE ♠ CAPITAL SOCIAL ♠ ESTRATÉGIAS HERÉTICAS ♠ HABITUS ♠ PROFESSORA DE CIÊNCIAS
|
Resumo Original (PT): |
|
PROCUROU-SE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO CARACTERIZAR E ANALISAR O HABITUS E A
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS M, CONSTRUÍDOS E ESTABELECIDOS NAS LUTAS
TRAVADAS COM SEUS PARES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, NUMA
ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR PAULISTA, O CAMPO DA ESCOLA, QUE, POR SUA VEZ, SOFRE
INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE PODER DO CONJUNTO DE TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO,
DENOMINADO DE CAMPO ESCOLAR. DESTA FORMA, PÔDE-SE, COM O BALIZAMENTO OFERECIDO PELO
CONSTRUTO TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU, IDENTIFICAR O ?CAPITAL DOCENTE? NAS SUAS DUAS ESPÉCIES: O
CAPITAL CULTURAL ESCOLAR, EXISTENTE SOB TRÊS FORMAS, A SABER, O INCORPORADO, O INSTITUCIONALIZADO
E O OBJETIVADO, E, O CAPITAL SOCIAL COMO SENDO AS PROPRIEDADES DISTINTIVAS UTILIZADAS PELOS
PROFESSORES PARA CONHECER E RECONHECER AS ESTRATÉGIAS HERÉTICAS DESSA PROFESSORA DE CIÊNCIAS |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ CULTURAL SCHOOL CAPITAL ♠ HABITUS ♠ HERETICAL STRATEGIES ♠ SCHOOL FIELD ♠ SCIENCE TEACHER ♠ SOCIAL CAPITAL ♠ TEACHER CAPITAL
|
Resumo Original (EN): |
|
BY MEANS OF AN ETHNOGRAPHIC CASE STUDY WE AIMED AT ANALYZE AND CHARACTERIZE
THE HABITUS AND PROFESSIONAL TRAJECTORY OF A FEMALE SCIENCE TEACHER,
NAMED HERE AS M. TRAJECTORY THAT WAS BUILT AND ESTABLISHED IN THE BATTLES SHE FACED AGAINST HER
COLLEAGUES, INSIDE THE SCHOOL FIELD TO WHICH THE STATE PUBLIC
SCHOOL WHERE SHE WORKS, IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SÃO PAULO, IN
BRAZIL, IS LINKED. BASED ON A THEORETICAL FRAMEWORK BUILT FROM PIERRE
BOURDIEU?S WORKS, IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THE ?TEACHER?S CAPITAL? IN ITS TWO FORMS: SCHOOL
CULTURE CAPITAL AND SOCIAL CAPITAL. BUT, THE CULTURAL CAPITAL, RELATED TO SCHOOL CULTURE, CAN BE
CHARACTERIZED IN THREE DIFFERENT WAYS: THE INCORPORATED, THE INSTITUTIONALIZED AND THE OBJECTIFIED
FORM. IN CONCLUSION, CULTURAL SCHOOL AND SOCIAL CAPITAL SHOWED THEMSELVES AS DISTINCTIVE
PROPERTIES USED BY TEACHERS IN ORDER TO KNOW AND RECOGNIZE THE
?HERETICAL STRATEGIES? SUCH THOSE PRESENTED BY THE TEACHER M |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20080228_GENOVEZ LUIZ GONZAGA ROVERSI.pdf
|
Tamanho: |
2251 Kb (2251149 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
18/12/2008 ÀS 11:55:37 |
Atualizado: |
18/12/2008 ÀS 11:55:37 |
Visitas: |
1591 |
Última Visita em : |
25/04/2024 ÀS 17:07:31 |
Downloads: |
152 |
Último Download em : |
22/01/2024 ÀS 17:34:22 |