Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INFÂNCIA, GÊNERO E ESTEREÓTIPOS SEXUAIS: ANÁLISE DO RELATO DE MÃES DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
Autor:
REIS, KELLEN CRISTINA FLORENTINO
Email:
kellreisdmuse@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Dr. CORRER, RINALDO
Data de Defesa:
29/09/2008
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO SEXUAL
ESTEREÓTIPOS SEXUAIS
GÊNERO
INFÂNCIA
PAPÉIS SEXUAIS
Resumo Original (PT):
QUESTÕES DE GÊNERO SÃO DEFINIDAS POR ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS E SE CONFIGURAM CULTURALMENTE, DE DIFERENTES MODOS, EM DIFERENTES PERÍODOS HISTÓRICOS. PARTINDO DA PREMISSA QUE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE GÊNERO É INFLUENCIADA PELA EDUCAÇÃO SEXUAL FAMILIAR, ESTA PESQUISA, QUALITATIVA-DESCRITIVA, TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO A PARTIR DO RELATO DE 25 MÃES DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO E AS RESPOSTAS FORAM AGRUPADAS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM TRÊS CATEGORIAS: 1) CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS AO GÊNERO, 2) VANTAGENS E DESVANTAGENS E 3) CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE MENINOS E MENINAS. NOS RELATOS, VÁRIOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO FORAM IDENTIFICADOS COMO CARACTERÍSTICAS FEMININAS: PASSIVIDADE, SENSIBILIDADE E EMOÇÃO; E MASCULINAS: RAZÃO, FORÇA, E OBJETIVIDADE. AS VANTAGENS ATRIBUÍDAS AO GÊNERO FORAM, SOBRETUDO, RELACIONADAS AOS ASPECTOS SOCIAIS DA VIDA PRIVADA E PÚBLICA: AO FEMININO O CUIDADO DE FILHOS E AO MASCULINO, O MUNDO DO TRABALHO. CONCLUÍ-SE QUE OS ESTEREÓTIPOS SEXUAIS SÃO REPRODUZIDOS NAS FALAS DESTAS MÃES, SEJA PELAS CONCEPÇÕES PESSOAIS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO, SEJA PELAS ATRIBUIÇÕES DE VANTAGENS E DESVANTAGENS QUE RELACIONAM AO GÊNERO. ALÉM DISSO, AS MÃES, TENDO POR BASE O PADRÃO SEXISTA, DIRECIONAM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS EM FUNÇÃO DOS PADRÕES DE GÊNERO, EMBORA ESSA DIFERENCIAÇÃO NÃO APAREÇA, PELO PRÓPRIO RELATO DAS MÃES, QUANDO RELATAM AS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE QUE SEUS FILHOS GOSTAM. NOVOS ESTUDOS PODERÃO APROFUNDAR A QUESTÃO, OUVINDO PAIS E OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA, ALÉM DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS, NA IDADE PRÉ-ESCOLAR OU MAIS AVANÇADA
Título (EN):
CHILDHOOD, GENDER AND SEXUAL STEREOTYPES: REPORT ANALYSIS OF MOTHERS OF 4 TO 6 YEAR-OLD CHILDREN
Palavras-Chave (EN):
CHILDHOOD
GENDER
SEXUAL EDUCATION
SEXUAL ROLES
SEXUAL STEREOTYPES
Resumo Original (EN):
GENDER MATTERS ARE DEFINED BY BIOLOGICAL, PSYCHOLOGICAL AND SOCIAL ASPECTS AND THEY ARE SET CULTURALLY, FROM DIFFERENT WAYS, IN DIFFERENT HISTORICAL PERIODS. FROM THE PREMISE THAT THE SOCIAL CONSTRUCTION OF GENDER IS INFLUENCED BY THE FAMILIAR SEXUAL EDUCATION, THIS RESEARCH, QUALITATIVE-DESCRIPTIVE, HAS AS A GOAL TO INVESTIGATE THE GENDER STEREOTYPES FROM 25 MOTHERS OF 4 TO 6 YEAR-OLD CHILDREN. FOR THE DATA COLLECTION IT WAS USED A QUESTIONNAIRE AND THE ANSWERS WERE GROUPED FROM THE CONTENT ANALYSIS IN THREE CATEGORIES: 1) CHARACTERISTICS ATTRIBUTED TO GENDER, 2) ADVANTAGES AND DISADVANTAGES AND 3) CONCEPTIONS ABOUT THE BOYS?S AND GIRLS?S EDUCATION. IN THE REPORTS, SEVERAL GENDER STEREOTYPES WERE IDENTIFIED AS FEMALE CHARACTERISTICS (PASSIVITY, SENSIBILITY AND EMOTION) AND MALE CHARACTERISTICS (REASON, STRENGTH, OBJECTIVITY). THE ADVANTAGES ATTRIBUTED TO GENDER WERE, MOSTLY, RELATED TO THE SOCIAL ASPECTS OF PRIVATE AND PUBLIC LIFE: TO THE FEMALE THE CARE OF CHILDREN AND TO THE MALE, THE WORK WORLD. WE CONCLUDE THAT: THE SEXUAL STEREOTYPES ARE REPRODUCED IN THESE MOTHERS?S SPEECH, WHETHER BY THE PERSONAL CONCEPTIONS ABOUT THE FEMALE AND THE MALE, BY THE ATTRIBUTIONS OF ADVANTAGES AND DISADVANTAGES THAT ARE RELATED TO THE GENDER. BESIDES, THE MOTHERS, BASING ON THE SEXIST PATTERN, DIRECT THE CHILDREN?S EDUCATION IN FUNCTION OF THE GENDER PATTERNS, ALTHOUGH THIS DIFFERENTIATION DOESN?T APPEAR, BY THE OWN MOTHERS?S REPORT, WHEN THEY REPORT THE GAMES AND TOYS THAT THEIR CHILDREN LIKE. NEW STUDIES CAN DEEPEN THE MATTER, LISTENING TO THE PARENTS AND OTHER MEMBERS OF THE FAMILY, BESIDES THE OWN CHILDREN IN THE KINDERGARTEN AGE OR MORE ADVANCED
Arquivo:
DIS_MEST20080929_REIS KELLEN CRISTINA FLORENTINO.pdf
Tamanho:
1876 Kb (1876788 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/12/2008 ÀS 10:10:49
Atualizado:
17/12/2008 ÀS 10:10:49
Visitas:
1810
Última Visita em :
08/07/2024 ÀS 10:05:19
Downloads:
80
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:35:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por