DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS TOMANDO-SE COMO REFERÊNCIA A TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY |
Autor: |
AFFONSO, DALVA MARIANA |
Email: |
dalva.mariana@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. JUNIOR, KLAUS SCHLÜNZEN
|
Data de Defesa: |
29/05/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ OBJETO DE APRENDIZAGEM ♠ TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR SE O USO DE UM OBJETO DE
APRENDIZAGEM (OA) PODERIA AUXILIAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A
DESENVOLVEREM FUNÇÕES COGNITIVAS SOBRE A DIGESTÃO. A ESCOLHA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
COMO CONTEÚDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OA RESIDE NO FATO DE QUE É UM ASSUNTO DE
SALA DE AULA E QUE ENVOLVE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS, ALÉM DOS PRÓPRIOS CONCEITOS
CIENTÍFICOS INERENTES AO ASSUNTO. A TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY ORIENTOU
ESSA PESQUISA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DAS ALUNAS MEDIADO
PELA INTERAÇÃO COM O OA DIGITAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE FOI PERCEBIDO A
INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, CIRCULATÓRIO E RESPIRATÓRIO APÓS O TRABALHO DAS
ALUNAS COM O OA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO FOI A QUALITATIVA, SENDO OS
DADOS COLHIDOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE E APÓS AS AULAS MINISTRADAS A ALUNAS
DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BAURU. DIANTE DOS
RESULTADOS APRESENTADOS CONSIDERA-SE QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MAIS
ESPECIFICAMENTE UM OA DIGITAL, OFERECE UM POTENCIAL A SER EXPLORADO PARA A MELHORIA
DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ LEARNING OBJECT ♠ SOCIAL-CONSTRUCTIVIST THEORY ♠ TEACHING SCIENCE
|
Resumo Original (EN): |
|
A CONTEMPORARY CHALLENGE IS IN FRONT OF SCIENCE EDUCATION: IS IT EDUCATED
STUDENTS ABLE TO REALIZE THE RELATIONSHIP BETWEEN SCIENCE AND TECHNOLOGY? THIS WORK
WILL SHOW HOW COMPUTER TECHNOLOGY CAN BE USED AS A TOOL FOR SCIENCE TEACHING. THE
TECHNOLOGY DISCUSSED HERE IS A DIGITAL LEARNING OBJECT ABOUT THE HUMAN DIGESTIVE
SYSTEM. THE STUDENTS HAVE YOUR OWN IDEAS ABOUT THE DIGESTIVE SYSTEM AND THESE
IDEAS ARE OFTEN DISCUSSED BETWEEN TEACHER AND THE STUDENTS. OUR FINDING HAVE
SUGGESTED THAT COMPUTER TECHNOLOGY CAN CREATE NEW TEACHING POSSIBILITIES. IN
ADDITION THE LEARNING OBJECT HAS A SIGNIFICANT EFFECT ON DEVELOPMENT SCIENTIFIC
CONCEPTS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20080529_AFFONSO DALVA MARIANA22.pdf
|
Tamanho: |
2212 Kb (2212095 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
04/12/2008 ÀS 17:33:07 |
Atualizado: |
04/12/2008 ÀS 17:33:07 |
Visitas: |
3294 |
Última Visita em : |
24/03/2025 ÀS 06:34:15 |
Downloads: |
638 |
Último Download em : |
25/02/2025 ÀS 21:46:37 |