Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS TOMANDO-SE COMO REFERÊNCIA A TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY
Autor:
AFFONSO, DALVA MARIANA
Email:
dalva.mariana@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. JUNIOR, KLAUS SCHLÜNZEN
Data de Defesa:
29/05/2008
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
OBJETO DE APRENDIZAGEM
TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR SE O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM (OA) PODERIA AUXILIAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DESENVOLVEREM FUNÇÕES COGNITIVAS SOBRE A DIGESTÃO. A ESCOLHA DO SISTEMA DIGESTÓRIO COMO CONTEÚDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OA RESIDE NO FATO DE QUE É UM ASSUNTO DE SALA DE AULA E QUE ENVOLVE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS, ALÉM DOS PRÓPRIOS CONCEITOS CIENTÍFICOS INERENTES AO ASSUNTO. A TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY ORIENTOU ESSA PESQUISA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DAS ALUNAS MEDIADO PELA INTERAÇÃO COM O OA DIGITAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE FOI PERCEBIDO A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, CIRCULATÓRIO E RESPIRATÓRIO APÓS O TRABALHO DAS ALUNAS COM O OA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO FOI A QUALITATIVA, SENDO OS DADOS COLHIDOS A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DURANTE E APÓS AS AULAS MINISTRADAS A ALUNAS DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BAURU. DIANTE DOS RESULTADOS APRESENTADOS CONSIDERA-SE QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE UM OA DIGITAL, OFERECE UM POTENCIAL A SER EXPLORADO PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
LEARNING OBJECT
SOCIAL-CONSTRUCTIVIST THEORY
TEACHING SCIENCE
Resumo Original (EN):
A CONTEMPORARY CHALLENGE IS IN FRONT OF SCIENCE EDUCATION: IS IT EDUCATED STUDENTS ABLE TO REALIZE THE RELATIONSHIP BETWEEN SCIENCE AND TECHNOLOGY? THIS WORK WILL SHOW HOW COMPUTER TECHNOLOGY CAN BE USED AS A TOOL FOR SCIENCE TEACHING. THE TECHNOLOGY DISCUSSED HERE IS A DIGITAL LEARNING OBJECT ABOUT THE HUMAN DIGESTIVE SYSTEM. THE STUDENTS HAVE YOUR OWN IDEAS ABOUT THE DIGESTIVE SYSTEM AND THESE IDEAS ARE OFTEN DISCUSSED BETWEEN TEACHER AND THE STUDENTS. OUR FINDING HAVE SUGGESTED THAT COMPUTER TECHNOLOGY CAN CREATE NEW TEACHING POSSIBILITIES. IN ADDITION THE LEARNING OBJECT HAS A SIGNIFICANT EFFECT ON DEVELOPMENT SCIENTIFIC CONCEPTS.
Arquivo:
DIS_MEST20080529_AFFONSO DALVA MARIANA22.pdf
Tamanho:
2212 Kb (2212095 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/12/2008 ÀS 17:33:07
Atualizado:
04/12/2008 ÀS 17:33:07
Visitas:
3185
Última Visita em :
04/04/2024 ÀS 11:35:05
Downloads:
635
Último Download em :
11/12/2023 ÀS 10:03:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por