Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE PRÉ- ESCOLARES E A SUA RELAÇÃO COM AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS
Autor:
LEME, VANESSA BARBOSA ROMERA
Email:
vanessaromera@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Dr. PRETTE, ALMIR DEL
Data de Defesa:
04/03/2008
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVOS, A PARTIR DO RELATO DE VINTE MÃES DE CRIANÇAS COM INDICATIVOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO (GRUPO CLÍNICO) E DE VINTE MÃES DE CRIANÇAS SEM INDICATIVOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO (GRUPO NÃO CLÍNICO): A) COMPARAR AS AVALIAÇÕES DAS MÃES DOS GRUPOS NÃO CLÍNICO E CLÍNICO QUANTO ÀS FREQÜÊNCIAS DAS HABILIDADES SOCIAIS E DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS; B) DESCREVER AS SITUAÇÕES EM QUE AS HABILIDADES SOCIAIS E OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS OCORREM; C) DESCREVER OS COMPORTAMENTOS DAS MÃES FRENTE ÀS HABILIDADES SOCIAIS E OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS; D) DESCREVER OS COMPORTAMENTOS DOS FILHOS FRENTE AOS COMPORTAMENTOS MATERNOS; E) DESCREVER OS SENTIMENTOS E OS PENSAMENTOS DAS MÃES A RESPEITO DAS HABILIDADES SOCIAIS E DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS. PARA ISSO, PRÉ-ESCOLARES (4-6 ANOS) FORAM SELECIONADOS A PARTIR DA INDICAÇÃO DE DEZENOVE PROFESSORAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE RESPONDERAM A UMA ESCALA COMPORTAMENTAL INFANTIL. OS DADOS FORAM COLETADOS JUNTO ÀS MÃES, NAS SUAS RESIDÊNCIAS E/OU NOS SEUS LOCAIS DE TRABALHO, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO, DE UMA ESCALA COMPORTAMENTAL INFANTIL, DE UM INVENTÁRIO DE AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES E DE UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA. FORAM REALIZADAS ANÁLISES DE CONTEÚDO, ANÁLISES QUANTITATIVAS DESCRITIVAS E ANÁLISES ESTATÍSTICAS (TESTE U DE MANN-WHITNEY E TESTE QUI-QUADRADO) PARA COMPARAR OS GRUPOS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: A) SEGUNDO AS FALAS DAS MÃES, AS CRIANÇAS DO GRUPO NÃO CLÍNICO APRESENTARAM COM MAIS FREQÜÊNCIA, COM DIFERENÇA ESTATÍSTICA, QUE AS CRIANÇAS DO GRUPO CLÍNICO, HABILIDADES SOCIAIS EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E ENFRENTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL POSITIVA; B) AS MÃES DE AMBOS OS GRUPOS RELATARAM SITUAÇÕES DIVERSAS E SEMELHANTES (POR EXEMPLO, MOMENTOS DE EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E ENFRENTAMENTO E NEGOCIAÇÃO) PARA AS HABILIDADES SOCIAIS E SITUAÇÕES SEMELHANTES PARA OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO (TAIS COMO, QUANDO OS FILHOS ERAM CONTRARIADOS E/OU FRUSTRADOS); C) AS MÃES DO GRUPO NÃO CLÍNICO RELATARAM APRESENTAR COM MAIS FREQÜÊNCIA, COM DIFERENÇA ESTATÍSTICA, QUE AS MÃES DO GRUPO CLÍNICO, HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E ENFRENTAMENTO E COMUNICAÇÃO, POR SUA VEZ, ESTAS ÚLTIMAS RELATARAM APRESENTAR COM MAIS FREQÜÊNCIA QUE ÀS MÃES DO GRUPO NÃO CLÍNICO, PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO-HABILIDOSAS ATIVAS, PASSIVAS E OUTRAS; D) AS MÃES DAS CRIANÇAS DE AMBOS OS GRUPOS DISSERAM QUE OS FILHOS APRESENTAVAM COM MAIS FREQÜÊNCIA COMPORTAMENTOS HABILIDOSOS FRENTE AOS COMPORTAMENTOS MATERNOS RELACIONADOS ÀS HABILIDADES SOCIAIS; A RESPEITO DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, AS MÃES DAS CRIANÇAS DE AMBOS OS GRUPOS RELATARAM QUE OS FILHOS APRESENTAVAM MAIS FREQÜENTEMENTE COMPORTAMENTOS HABILIDOSOS E COMPORTAMENTOS NÃO-HABILIDOSOS PASSIVOS DIANTE DOS COMPORTAMENTOS DAS MÃES; E) AS MÃES DE AMBOS OS GRUPOS RELATARAM QUE SE SENTIAM FELIZES E QUE GOSTAVAM QUANDO OS FILHOS APRESENTAVAM AS HABILIDADES SOCIAIS, JÁ OS RELATOS RELACIONADOS AOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO CARACTERIZARAM-SE, NA MAIORIA DAS VEZES, POR TRISTEZA E PREOCUPAÇÃO. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL FORMULAR HIPÓTESES PARA ANÁLISES FUNCIONAIS COMPORTAMENTAIS DESCRITIVAS E ANALISAR AS CONTINGÊNCIAS A RESPEITO DO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DAS MÃES E DOS FILHOS. ASSIM, TAIS INFORMAÇÕES PODERÃO SUBSIDIAR PESQUISAS DE OBSERVAÇÃO NATURAL E/OU EXPERIMENTAL, BEM COMO INTERVENÇÕES COM GRUPOS DE PAIS E DE FILHOS.
Título (EN):
SOCIAL SKILLS AND PRE-SCHOOL´ BEHAVIOR PROBLEMS AND HER RELATIONSHIP WITH THE PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR PROBLEMS
PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS
SOCIAL SKILLS
Resumo Original (EN):
TO PRESENT RESEARCH HAD FOR OBJECTIVES, STARTING FROM THE TWENTY MOTHERS' OF CHILDREN REPORT WITH INDICATIVE OF PROBLEMS OF BEHAVIOR (GROUP CLINICAL) AND OF TWENTY MOTHERS OF CHILDREN WITHOUT INDICATIVE OF PROBLEMS OF BEHAVIOR (GROUP NO CLINICAL): A) TO COMPARE THE MOTHERS' OF THE GROUPS EVALUATIONS NO CLINICAL AND CLINICAL AS FOR THE FREQUENCIES OF THE SOCIAL SKILLS AND OF THE PROBLEMS OF THE CHILDREN'S BEHAVIOR; B) TO DESCRIBE THE SITUATIONS IN THAT THE SOCIAL SKILLS AND THE PROBLEMS OF THE CHILDREN'S BEHAVIOR HAPPEN; C) TO DESCRIBE THE BEHAVIORS OF THE MOTHERS FRONT TO THE SOCIAL SKILLS AND THE PROBLEMS OF THE CHILDREN'S BEHAVIOR; D) TO DESCRIBE THE BEHAVIORS OF THE CHILDREN FRONT TO THE MATERNAL BEHAVIORS; E) TO DESCRIBE THE FEELINGS AND THE MOTHERS' THOUGHTS REGARDING THE SOCIAL SKILLS AND OF THE PROBLEMS OF THE CHILDREN'S BEHAVIOR. FOR THAT, PRE-SCHOOL (4-6 YEARS) THEY WERE SELECTED FROM THE INDICATION OF NINETEEN TEACHERS' OF MUNICIPAL SCHOOLS OF INFANTILE EDUCATION THAT RESPONDED TO A SCALE BEHAVIOR INFANTILE. THE DATA WERE COLLECTED THE MOTHERS CLOSE TO, IN THEIR RESIDENCES AND/OR IN THEIR WORK PLACES, THROUGH A QUESTIONNAIRE, OF A SCALE BEHAVIOR INFANTILE, OF AN INVENTORY OF EVALUATION OF CHILDREN'S BEHAVIORS AND OF ADOLESCENTS AND OF A STRUCTURED INTERVIEW. CONTENT ANALYSES, DESCRIPTIVE QUANTITATIVE ANALYSES AND STATISTICAL (TEST U OF MANN-WHITNEY AND TEST QUISQUARE) ANALYSES WERE ACCOMPLISHED TO COMPARE THE GROUPS. THE MAIN RESULTS WERE: A) ACCORDING TO THE MOTHERS' SPEECHES, THE CHILDREN OF THE GROUP NO CLINICAL THEY PRESENTED WITH MORE FREQUENCY, WITH STATISTICAL DIFFERENCE, THAT THE CHILDREN OF THE CLINICAL GROUP, SOCIAL SKILLS EXPRESSION OF FEELINGS AND CONFRONT AND POSITIVE SOCIAL INTERACTION; B) THE MOTHERS OF BOTH GROUPS TOLD SEVERAL AND SIMILAR (FOR INSTANCE, MOMENTS OF EXPRESSION OF FEELINGS AND CONFRONT AND NEGOTIATION) SITUATIONS FOR THE SOCIAL SKILLS AND SIMILAR SITUATIONS FOR THE BEHAVIOR PROBLEMS (SUCH AS, WHEN THE CHILDREN WERE CONTRADICTED AND/OR FRUSTRATED); C) THE MOTHERS OF THE GROUP NO CLINICAL THEY TOLD TO PRESENT WITH MORE FREQUENCY, WITH STATISTICAL DIFFERENCE, THAT THE MOTHERS OF THE CLINICAL GROUP, PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS EXPRESSION OF FEELINGS AND CONFRONT AND COMMUNICATION, FOR HER TIME, THESE LAST ONES TOLD TO PRESENT WITH MORE FREQUENCY THAN TO THE MOTHERS OF THE GROUP NO CLINICAL, PRACTICES NO-SKILLED EDUCATIONAL ACTIVE, PASSIVE AND OTHER; D) THE CHILDREN'S OF BOTH GROUPS MOTHERS SAID THAT THE CHILDREN PRESENTED WITH MORE FREQUENCY BEHAVIORS SKILLED FRONT TO THE MATERNAL BEHAVIORS RELATED TO THE SOCIAL SKILLS; REGARDING THE PROBLEMS OF BEHAVIOR, THE CHILDREN'S OF BOTH GROUPS MOTHERS TOLD THAT THE CHILDREN MORE FREQUENTLY PRESENTED SKILLED BEHAVIORS AND PASSIVE NO-SKILLED BEHAVIORS BEFORE THE MOTHERS' BEHAVIORS; E) THE MOTHERS OF BOTH GROUPS TOLD THAT IF THEY FELT HAPPY AND THAT LIKED WHEN THE CHILDREN PRESENTED THE SOCIAL SKILLS, ALREADY THE REPORTS RELATED TO THE PROBLEMS OF BEHAVIOR WERE CHARACTERIZED, MOST OF THE TIME, FOR SADNESS AND CONCERN. STARTING FROM THE RESULTS IT WAS POSSIBLE TO FORMULATE HYPOTHESES FOR ANALYSES FUNCTIONAL DESCRIPTIVE AND TO ANALYZE THE CONTINGENCIES REGARDING THE MOTHERS' REPERTOIRE AND OF THE CHILDREN. LIKE THIS, SUCH INFORMATION CAN SUBSIDIZE RESEARCHES OF OBSERVATION NATURAL AND/OR EXPERIMENTAL, AS WELL AS INTERVENTIONS WITH PARENTS' GROUPS AND OF CHILDREN.
Arquivo:
DIS_MEST20080304_LEME VANESSA BARBOSA ROMERA.pdf
Tamanho:
1486 Kb (1486522 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/11/2008 ÀS 11:27:14
Atualizado:
19/11/2008 ÀS 11:27:14
Visitas:
1251
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 21:34:16
Downloads:
127
Último Download em :
03/05/2024 ÀS 08:33:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por