Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, QUESTÕES ÉTICAS IMPLICADAS E SUA ABORDAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Autor:
BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA
Email:
taity@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. TRIVELATO, SILVIA LUZIA FRATESCHI
Data de Defesa:
17/02/2005
Palavras-Chave (PT):
AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA MOLECULAR
ENSINO DE BIOLOGIA
ENSINO DE GENÉTICA
Resumo Original (PT):
O TRABALHO CORRESPONDE A UM ESTUDO DE CASO (BOGDAN & BIKLEN, 1994) EM QUE AULAS DE BIOLOGIA DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO FORAM SISTEMATICAMENTE OBSERVADAS COM O INTUITO DE VERIFICAR DE QUE FORMA SURGEM E SÃO TRABALHADAS QUESTÕES RELATIVAS AOS AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM, EXPERIÊNCIAS COM CÉLULAS TRONCO, PROJETO GENOMA ETC.). ATENÇÃO ESPECIAL FOI DADA ÀS DEMANDAS FORMATIVAS QUE ESSE ASPECTO DO ENSINO DE BIOLOGIA SUSCITA JUNTO AOS PROFESSORES, TANTO EM NÍVEL DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, QUANTO EM NÍVEL DE DECISÕES SOBRE COMO ORGANIZAR A ABORDAGEM E DISCUSSÃO DE TEMAS POLÊMICOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS SUBJACENTES. O REFERENCIAL TEÓRICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS FOI ESTRUTURADO COM BASE EM LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SCHÖN & COSTA, 2000; PERRENOUD, 2000; ZABALLA, A.,1998; CARVALHO E GIL-PÉREZ, 1995; ENTRE OUTROS).
Título (EN):
RECENT ADVANCES IN MOLECULAR AND CELLULAR BIOLOGY, ETHIC QUESTIONS IMPLICATED AND ITS APPROCH IN BIOLOGY CLASSES IN HIGH SCHOOL: A STUDY OF CASE
Palavras-Chave (EN):
ENGLISH
Resumo Original (EN):
THE WORK CORRESPONDS TO A STUDY OF CASE (BOGDAN & BIKLEN, 1994) IN WHICH BIOLOGY CLASSES IN A GROUP O STUDENTS FROM SECOND YEAR IN HIGH SCHOOL WERE SYSTEMATICALLY OBSERVED ON PROPOSE TO VERIFY HOW THE QUESTIONS RELATING TO THE RECENT ADVANCES IN MOLECULAR AND CELLULAR BIOLOGY (TRANSGENIC ORGANISMS, CLONATING, EXPERIMENTS WITH STEMCELLS, GENOME PROJECT, ETC.) APPEAR AND WORKED. A SPECIAL ATTENTION WAS GIVEN FORMATIVE DEMANDS THAT THIS ASPECT OF THE TEACHING IN BIOLOGY ROUSE AMONG THE TEACHERS, BOTH MAKING DEEPER IN THE KNOWLEDGE IN MOLECULAR AND CELLULAR BIOLOGY AND THE DECISIONS ABOUT HOW ORGANIZE THE APPROACH AND DISCUSSION RELATING TO THE POLEMIC SUBJECTS AND ETHIC IMPLICATIONS UNDERLYING. THE THEORETIC REFERENCE TO THE DEVELOPMENT OF THE RESEARCH AND DATA ANALYSIS WAS BASED ON SPECIALIZED LITERATURE ABOUT TEACHERS GRADUATION (SCHÖN & COSTA, 2000; PERRENOUD, 2000; ZABALLA, A.,1998; CARVALHO E GILPÉREZ, 1995; ET AL.).
Arquivo:
DIS_MEST20050217_BONZANINI TAITIANY KARITA.pdf
Tamanho:
779 Kb (779686 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/05/2007 ÀS 10:48:22
Atualizado:
09/05/2007 ÀS 10:48:22
Visitas:
2830
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 20:16:52
Downloads:
257
Último Download em :
31/10/2023 ÀS 19:13:53
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por