DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, QUESTÕES ÉTICAS IMPLICADAS E SUA ABORDAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO |
Autor: |
BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA |
Email: |
taity@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. BASTOS, FERNANDO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO ♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Drª. TRIVELATO, SILVIA LUZIA FRATESCHI
|
Data de Defesa: |
17/02/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA MOLECULAR ♠ ENSINO DE BIOLOGIA ♠ ENSINO DE GENÉTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
O TRABALHO CORRESPONDE A UM ESTUDO DE CASO (BOGDAN & BIKLEN, 1994) EM QUE AULAS DE
BIOLOGIA DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO FORAM SISTEMATICAMENTE
OBSERVADAS COM O INTUITO DE VERIFICAR DE QUE FORMA SURGEM E SÃO TRABALHADAS QUESTÕES
RELATIVAS AOS AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (ORGANISMOS TRANSGÊNICOS,
CLONAGEM, EXPERIÊNCIAS COM CÉLULAS TRONCO, PROJETO GENOMA ETC.). ATENÇÃO ESPECIAL FOI DADA
ÀS DEMANDAS FORMATIVAS QUE ESSE ASPECTO DO ENSINO DE BIOLOGIA SUSCITA JUNTO AOS
PROFESSORES, TANTO EM NÍVEL DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA CELULAR E
MOLECULAR, QUANTO EM NÍVEL DE DECISÕES SOBRE COMO ORGANIZAR A ABORDAGEM E DISCUSSÃO DE
TEMAS POLÊMICOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS SUBJACENTES. O REFERENCIAL TEÓRICO PARA O
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS FOI ESTRUTURADO COM BASE EM LITERATURA
ESPECIALIZADA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SCHÖN & COSTA, 2000; PERRENOUD, 2000;
ZABALLA, A.,1998; CARVALHO E GIL-PÉREZ, 1995; ENTRE OUTROS). |
|
Título (EN): |
RECENT ADVANCES IN MOLECULAR AND CELLULAR BIOLOGY, ETHIC QUESTIONS IMPLICATED AND ITS APPROCH IN BIOLOGY CLASSES IN HIGH SCHOOL: A STUDY OF CASE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ENGLISH
|
Resumo Original (EN): |
|
THE WORK CORRESPONDS TO A STUDY OF CASE (BOGDAN & BIKLEN, 1994) IN WHICH BIOLOGY CLASSES
IN A GROUP O STUDENTS FROM SECOND YEAR IN HIGH SCHOOL WERE SYSTEMATICALLY OBSERVED ON
PROPOSE TO VERIFY HOW THE QUESTIONS RELATING TO THE RECENT ADVANCES IN MOLECULAR AND
CELLULAR BIOLOGY (TRANSGENIC ORGANISMS, CLONATING, EXPERIMENTS WITH STEMCELLS,
GENOME
PROJECT, ETC.) APPEAR AND WORKED. A SPECIAL ATTENTION WAS GIVEN FORMATIVE DEMANDS THAT THIS
ASPECT OF THE TEACHING IN BIOLOGY ROUSE AMONG THE TEACHERS, BOTH MAKING DEEPER IN THE
KNOWLEDGE IN MOLECULAR AND CELLULAR BIOLOGY AND THE DECISIONS ABOUT HOW ORGANIZE THE
APPROACH AND DISCUSSION RELATING TO THE POLEMIC SUBJECTS AND ETHIC IMPLICATIONS UNDERLYING.
THE THEORETIC REFERENCE TO THE DEVELOPMENT OF THE RESEARCH AND DATA ANALYSIS WAS BASED ON
SPECIALIZED LITERATURE ABOUT TEACHERS GRADUATION (SCHÖN & COSTA, 2000; PERRENOUD, 2000;
ZABALLA, A.,1998; CARVALHO E GILPÉREZ,
1995; ET AL.). |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050217_BONZANINI TAITIANY KARITA.pdf
|
Tamanho: |
779 Kb (779686 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
09/05/2007 ÀS 10:48:22 |
Atualizado: |
09/05/2007 ÀS 10:48:22 |
Visitas: |
2844 |
Última Visita em : |
13/07/2024 ÀS 00:53:18 |
Downloads: |
257 |
Último Download em : |
31/10/2023 ÀS 19:13:53 |